sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Sistemas urbanos



No ritmo dos grandes ônibus


Por Antonio Ferro


O transporte urbano realizado por ônibus com maior capacidade tem sido uma das grandes virtudes em proporcionar melhores condições aos usuários do sistema. Claro que somente os veículos não são suficientes para agregar valores a um transporte eficiente, mas já auxiliam no cada vez mais sobrecarregado serviço urbano de deslocamento de passageiros das médias e grandes cidades brasileiras. São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, é mais um exemplo em utilizar um tipo de ônibus urbano que ganha vitrine nestes últimos tempos. O modelo de chassi K270 com 15 m de comprimento, produzido pela Scania do Brasil, pode ser chamado como o intermediário que cumpre uma função diferencial, onde a demanda de usuários não exige uma versão articulada, mas que também não comporta os tipos convencionais.


Cada novo veículo é capaz de transportar 100 passageiros


É por isso que a operadora SBCTrans, que possui uma frota com 350 ônibus e com projeto para renova-la com veículos 100 % acessíveis dentro dos próximos anos, adquiriu 25 chassis K270 (6x2) com piso baixo e sistema de ajoelhamento, sob carroçarias Millennium da Caio Induscar. Segundo a Scania, cada novo ônibus com 15 metros pode transportar 25% mais passageiros em relação aos modelos convencionais de 12 ou 13 metros. A capacidade é para 100 passageiros. Os novos veículos beneficiarão cerca de 20 mil pessoas por dia. “A venda dos chassis de 15 metros para a SBCTrans consolida o modelo como solução eficiente para o transporte urbano de passageiros nos grandes centros e mostra que os gestores do transporte público começam, efetivamente, a valorizar veículos que apresentam mais tecnologia, conforto e capacidade para o transporte de passageiros”, disse Wilson Pereira, gerente executivo de Vendas de Ônibus da Scania.

Wilson - Qualidade da marca Scania foi o diferencial

Para a direção da SBCTrans, a qualidade da marca Scania foi a principal motivação para a compra desses novos ônibus. “Esta é a primeira vez que adquirimos veículos da marca. Esperamos que nossas expectativas sejam atendidas, traduzindo ótimos resultados em economia, confiabilidade e conforto para os passageiros”, revelou José Romano Neto, diretor da operadora.



Fotos - Scania

6 comentários:

  1. Eles não vão se arrepender da aquisição. Os motoristas terão mais trabalho nas manobras, mas isso eles tiram de letra.

    ResponderExcluir
  2. Postei um comentário criticando o texto. Sumiram com ele.

    ResponderExcluir
  3. As cidades precisam ter maior fluxo de transporte coletivo, ao invés de 1 veículo de 15m, 2 de 10 metros fazem maior oferta ("acabei de perder o ônibus, mas sei que o próximo chega logo") e num tradicional engarrafamento, vai ter menos chance de ficar parado justo no meio do cruzamento. Deixaria os grandes só para corredores exclusivos tipo BRT.

    ResponderExcluir
  4. eu presiso de augumas explicaçoes sobre para que serve o diferencial si possivel motor ecaixa e para que serve

    ResponderExcluir
  5. Pra quem quiser fazer críticas, há a opção do e-mail, que se encontra acima a direita.

    O editor.

    ResponderExcluir
  6. Olá visite meu Blog www.onibusdeblumenau.blogspot.com

    ResponderExcluir