sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Segurança



De Atibaia até São Paulo pelos caminhos da segurança.


Por Antonio Ferro

Transportando pessoas entre Atibaia e São Paulo desde 1956, a Viação Atibaia São Paulo traz em seu histórico a preocupação em realizar esse serviço com o mais alto grau de segurança entre as duas cidades. Segundo a administração da empresa, sua filosofia é oferecer um transporte de qualidade e principalmente de respeito aos seus clientes. Além disso, procura se aliar a fornecedores que tenham preocupação com a qualidade dos produtos e serviços e com a preservação ambiental. Hoje ela possui uma frota com 158 ônibus, com idade média de cinco anos, atendendo a 13 cidades e rodando mensalmente 950.000 km. Seu quadro de funcionários é composto por 520 colaboradores.


Investir em frota nova, uma questão de vital importância na empresa

Quanto ao quesito segurança, seus empreendedores se preocupam em proporcionar uma satisfação positiva aos seus agentes profissionais e a quem utiliza de seus serviços. “Nossos funcionários estão em constante sintonia em termos de conhecimento técnico dos veículos e instruídos a promover um atendimento personalizado aos nossos passageiros”, disse o gerente geral da Viação Atibaia São Paulo Walter Luiz Filardo. A estrutura da empresa atende as normas e especificações técnicas dos maiores fabricantes do Brasil, com criteriosos programas de manutenção preventiva e corretiva. Lá, para ser um motorista é necessário o atendimento de uma série de pré-requisitos iniciais que ordenarão seus primeiros passos interno. “Para ser admitido como motorista, exigimos que o profissional tenha sua habilitação D ou E, no mínimo dois anos de experiência em veículos comerciais e tenha realizado o curso sobre transporte coletivo de passageiros. Na área psicológica são realizados testes para se conhecer o perfil do candidato de modo a satisfazer nossas solicitações”, revelou Karina Silva Sarraf, psicóloga da empresa de Atibaia. Antes mesmo desse processo, é analisado o currículo do candidato onde é examinado todos os seus conhecimentos pela gerência operacional e uma entrevista técnica. Na terceira fase, os testes práticos com instrutores comprovarão se o candidato tem ou não condições de ser admitido pela empresa. Um exame médico finaliza a seleção.

Cuidados permanentes para os ônibus rodarem com segurança

A empresa assegura ao funcionário já estabelecido um constante aprimoramento do desempenho e de motivação, que periodicamente, é reciclado e avaliado através de cursos de direção defensiva, econômica e legislação de trânsito, conscientização ambiental, palestras com a Policia Rodoviária Federal sobre diversos temas, como o alcoolismo e as leis de trânsito e de treinamento na área de relações humanas. Assistência médica e odontológica e exames anuais, como o eletrocardiograma, também estão ao alcance de cada funcionário da Viação Atibaia São Paulo. Desde outubro do ano passado, cada ônibus urbano que sai de fábrica tem que atender a lei de acessibilidade e com isso ele virá com elevador ou então sara produzido com piso baixo. E nessa área os motoristas e cobradores da empresa estão recebendo o treinamento em como operar de maneira satisfatória o elevador, de modo a oferecer comodidade no momento de embarque ou desembarque daquela pessoa com mobilidade reduzida.
Manutenção preventiva e corretiva para se conseguir sucesso em suas operações

De acordo com informações da empresa atibaiana, os funcionários dos setores de mecânica e elétrica são capacitados e treinados pela própria montadora. Na manutenção dos ônibus são usadas somente peças de primeira linha, garantindo assim, melhor desempenho e maior segurança aos passageiros. E os motoristas ainda recebem noções mínimas em mecânica para que possam averiguar problemas, em caso de panes dos veículos, e orientar o setor de manutenção para que este possa solucionar o mais rápido possível qualquer imprevisto. E quanto ao uso do cinto de segurança por parte de seus passageiros? Segundo Walter Filardo, antes do embarque, cada motorista tem a orientação de colocar um aviso no sistema de som do ônibus esclarecendo a obrigatoriedade e os benefícios de se utilizar corretamente o equipamento de segurança. Também são oferecidas informações de procedimento da viagem e de segurança através de folhetos explicativos colocados em cada espaldar das poltronas. “É nossa obrigação zelar pela boa viagem de nossos passageiros”, concluiu Filardo.


Fotos Antonio Ferro

Nenhum comentário:

Postar um comentário