quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Rápida


São Paulo terá corredor de ônibus para chegar à Guarulhos


Por Antonio Ferro


A EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – anunciou recentemente o vencedor da concorrência para o desenvolvimento do projeto do novo corredor de ônibus que ligará São Paulo a Guarulhos. Segundo o órgão gerencial, a concepção desse novo corredor metropolitano, que terá 34 km de extensão, privilegia a via totalmente exclusiva para ônibus (sem a interferência do tráfego geral). A empresa responsável pelos projetos (consolidação do projeto funcional, levantamentos preliminares, cadastramento de propriedades para desapropriação, desapropriações e detalhamento executivo) será o Consórcio Projeto Corredor Guarulhos. O novo sistema de ônibus terá três seções: Trecho 1: Taboão (Guarulhos) a Tucuruvi (São Paulo), de 22,5 km de extensão; Trecho 2: Taboão a São João (Guarulhos), de 5,3 km; Trecho 3: Vila Endres (Guarulhos) a Penha (São Paulo), de 6,5 km.



Foto ilustrativa

A estimativa de demanda inicial é de 140.000 passageiros a serem transportados por dia, mas pode ser revista por avaliações que serão realizadas ao longo de sua construção e operação. O valor total para esta primeira etapa será de R$ 5 milhões e o novo corredor atenderá principalmente o município de Guarulhos, a segunda maior concentração populacional do Estado de São Paulo, com mais de um milhão de habitantes e que, atualmente, não conta com sistema estruturado de transporte. A licitação para a execução da obra está marcada para o segundo semestre deste ano, informou a EMTU. Há uma expectativa de que o novo corredor expresso metropolitano seja implantado de acordo com os mais modernos conceitos em sistemas BRT, como vias pra ultrapassagem, tecnologia de informações, interação entre os semáforos nos cruzamentos e no uso de veículos articulados ou bi articulados dotados com tração com baixo ou nenhum impacto ambiental.

Um comentário:

  1. infelizmente não acredito na implantação de corredores decentes. Veja os exemplos: corredor da EMTU Diadema/Berrini, faz mais de 20 anos que está em obras, e o Tirandentes, mais de 10 anos.

    ResponderExcluir