quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Exclusiva
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SOB A TUTELA DA SEGURANÇA (parte 2)



Por Antonio Ferro


Eleger a segurança como forma de sucesso nas operações. Para as empresas de ônibus, pauta obrigatória em suas rotinas.

Foi-se o tempo em que uma viagem de ônibus era só lotar o veículo de passageiros e botar o pé na estrada rumo ao destino escrito na caixa do itinerário. A primazia de hoje é estabelecer métodos operacionais onde a segurança também ocupa espaço em suas viagens, sendo uma questão de extrema importância para as empresas do setor. A busca pela qualidade é a essência para que o negócio transporte não perca seu foco, como o leitor poderá ver nas próximas linhas. Nesta continuação da matéria “Sob a tutela da segurança”, vamos mostrar o que algumas das principais empresas de ônibus rodoviários realizam para assegurar o embarque e o desembarque de seus clientes sem incertezas ou riscos.


CUIDANDO DA SAÚDE DOS MOTORISTAS E DOS ÔNIBUS


Umas das pioneiras em viagens rodoviárias de longas distâncias em nosso país e que hoje atinge uma grande extensão do território nacional, a Viação Itapemirim possui um amplo programa que nivela o profissional da direção e manutenção em um patamar padronizado na questão do desenvolvimento continuo em suas funções. De acordo com a filosofia da empresa, ela emprega o seu Programa de Qualidade de Vida aos motoristas e respectivas famílias. São muitas as ações promovidas ao bem estar dos motoristas: oferta de academias de ginástica espalhadas nos pontos de apoio e no Hotel dos Motoristas, em Guarulhos (espaço integrado para descanso e lazer, com cerca de 500 vagas em quartos especialmente ambientados para descanso dos motoristas em trânsito). Ao todo são 19 academias, contando ainda com o auxílio de fisioterapeutas para tratamento de problemas relativos à postura e ergonomia; Treinamento para desenvolvimento pessoal e profissional (extensivos também à família). Apoio às famílias dos motoristas, por meio de assistentes sociais, com reuniões periódicas com as esposas dos motoristas, em que são passadas orientações familiares, sobre educação dos filhos, planejamento familiar; Programa de Aperfeiçoamento de Motoristas em que todos eles são treinados e reciclados anualmente em tudo de novo que existe na empresa e no mercado, na área mecânica e operacional; Programa de Humanização de Alojamentos, no qual os motoristas dormem nos períodos de trocas, ou seja, contamos com alojamentos humanizados, com ambiente familiar, acolhedor, silencioso, quartos com ar condicionado e luz enfraquecida para evitar o desconforto na hora de um colega entrar ou sair do quarto. “Os resultados de todo esse trabalho são motoristas mais seguros, confiantes na preocupação da empresa com ele, e acima de tudo mais saudáveis”, enfatizou Delamar Cruz, assessor de imprensa da Itapemirim.

Ônibus novos para garantir a melhor qualidade

A saúde de seus funcionários é outra questão tratada de modo muito cuidadoso pela empresa de origem capixaba. Pelo Programa de Higiene do Sono são identificados e tratados os fatores que podem prejudicar o sono e o repouso normal do motorista, permitindo o bom exercício de suas funções dentro da empresa e mais saúde e bem-estar nas atividades cotidianas. Segundo a Itapemirim, cada condutor é acompanhado pela área médica da empresa e RH, através de avaliações por meio de questionários, que possibilitam identificar possíveis distúrbios relacionados ao sono. Havendo essa identificação, eles são encaminhados para o Instituto do Sono, em São Paulo, onde passam pelo exame de polissonografia para confirmar ou não o que se foi constatado pelo questionário. Confirmando, há um trabalho com o motorista que vai desde a alimentação balanceada até a utilização de equipamento como o CPAP (Continuous Positive Airways Press – equipamento incorporado à mascara de oxigênio que auxilia a desobstruir as vias respiratórias durante o sono, corrigindo a respiração e tratando casos como apneia obstrutiva do sono). A empresa também conta com dois ônibus adaptados, denominados Relax Studio, especificamente projetados para monitorar e apoiar os motoristas nas estradas, onde o motorista fica exposto a um tipo de luz cuja intensidade, determinada e orientada por médicos especializados, revitaliza o estado de alerta do profissional. “Ainda temos a orientação de nutricionista com dicas de alimentação e cardápios planejados, com controle de Índice de Massa Corporal (IMC) e de obesidade. Quando se detecta aumento acima dos padrões normais no IMC os motoristas são orientados pela área médica, sendo acompanhados e monitorados”, lembrou Delamar.


Manutenção preventiva


Quanto à saúde de seus ônibus, a Itapemirim revela que dedica especial atenção à manutenção de sua frota. A cada viagem e com base em relatórios técnicos, os ônibus passam por checagem completa. E poder ter em sua frota veículos avançados tecnologicamente, representa à empresa o quão essencial é dispor de ônibus com toda a segurança embarcada. “Em setembro do ano passado, por exemplo, um grupo de motoristas participou de uma temporada de treinamento na fábrica da Volvo, em Curitiba para conhecer o chassi B12R. Um dos recursos que chamou a atenção das comissões de análise técnica de nossa empresa foi o ESP, programa de estabilidade que evita situações de risco como derrapagens e capotagens. Além disso, existe toda a assistência técnica e manutenção dos veículos, em um pacote de soluções que dá atenção específica para o treinamento dos motoristas. Foi o conjunto da proposta Volvo que agradou, por apresentar soluções adequadas para que se pudesse apostar na introdução de uma nova marca na frota”, argumentou o executivo da Itapemirim. E quanto ao uso do cinto de segurança por parte de seus usuários? Delamar respondeu que a operadora incentiva e orienta todos os clientes sobre a obrigatoriedade e vantagens de usarem o cinto de segurança, equipamento que está instalado em todos os ônibus fabricados a partir de 1999. A revista de bordo da empresa (Na Poltrona) traz em todas as edições um anúncio com o título “Use o Cinto de Segurança: É seu Direito e Dever”.


Relax Stúdio
Fotos Itapemirim

CAUTELA, A PALAVRA CHAVE NA CATARINENSE


Operando em rotas que ligam Santa Catarina à São Paulo e ao Paraná, a Auto Viação Catarinense é outro exemplo de como a segurança se faz presente em todos os momentos de uma longa viagem de ônibus. Valorizar o profissional e se preocupar com a segurança de passageiros, funcionários e de todos que trafegam pelas estradas são aspectos presentes na cultura da empresa desde os mais remotos tempos em sua vida. As práticas utilizadas pela empresa catarinense, que conta com 1.200 colaboradores, mostram que a prudência é antes de tudo uma forma de poder oferecer satisfação plena aos seus clientes e colaboradores. Lá, os motoristas recebem informações periódicas através de cursos de reciclagem e de capacitação em transporte de passageiros, exigidos na contratação. Também são aperfeiçoados internamente com testes regulares sobre os conhecimentos profissionais, sendo avaliados pelo RH (recursos humanos). Caso se detecte qualquer fator de instabilidade operacional, o profissional passa por novo acompanhamento prático até a total reordenação da conduta.


Treinamento é a melhor maneira de prevenção.
Fotos Catarinense

“Temos uma preocupação inicial já no processo seletivo, onde o candidato só participa do processo quando já tem sua carteira do curso de Capacitação (Resolução 168). Anualmente nossos motoristas participam na matriz de cursos de atualização da empresa para que rapidamente estejam informados e capacitados a operar as novas tecnologias incorporadas aos veículos. Estes treinamentos são realizados em parcerias com instrutores das montadoras, no tocante as novas tecnologias e com parceria com a PRF (Policia Rodoviária Federal) no aspecto da direção defensiva. Nesses treinamentos são abordados temas variados, como previsibilidade de ações defensivas na condução práticas operacionais com veículos em simulação de situações reais, condições adversas existentes na condução e utilização correta de equipamentos de segurança dos veículos”, disse Anuar Helayel, Diretor Executivo da Catarinense.



Para a transportadora, o período de admissão de um motorista denota uma importância para a trajetória desse profissional. De acordo com seus procedimentos, após o processo de seleção e aprovação pelo RH, o novo motorista é encaminhado ao departamento de tráfego onde receberá dos instrutores um período de integração contendo informações necessárias para se adaptarem às normas da Auto Viação Catarinense e desta forma evitar procedimentos errados. Desse modo, com etapas teóricas e práticas, a função é apresentar os veículos utilizados pela empresa ao profissional para que possa então opera-lo dentro de um padrão seguro. “Somente após a integração o motorista é encaminhado para seu setor e por um período de no mínimo oito viagens será acompanhado por um motorista instrutor, para conhecer melhor as linhas, carros e procedimentos”, lembrou Anuar.



Já cumprindo todas as suas atividades rotineiras, o colaborador da Catarinense tem a sua disposição um médico do trabalho, convênio com algumas clínicas, plano saúde e plano odontológico. Na filosofia gerencial da empresa a prevenção é sempre o melhor caminho, por isso ela investe em campanhas anti-tabagismo e também sobre alimentação saudável, dispondo também de ginástica laboral e prática de atividades físicas. Dentro de breve será inaugurada uma academia de musculação na garagem matriz, com acompanhamento de profissionais capacitados.

Rodando mais de 3.600.000 km por mês, a Catarinense investe constantemente na atualização quanto a tecnologia empregada em novos ônibus. Todo veículo agregado à frota da empresa passa por apresentação técnica por instrutores das montadoras, oferecida ao corpo de instrutores da transportadora, que repassam toda e qualquer informação referente ao modo de operar de cada marca. “A cada momento surgem novos equipamentos que tornam o trabalho diário mais prático e seguro e desta forma todos os nossos motoristas precisam saber como funcionam estas tecnologias. Para isso mantemos um relacionamento muito próximo com as produtoras de chassis com o intuito de deixar os funcionários cada vez mais capacitados com o advento de novas tecnologias”, enfatizou Anuar. Para o executivo da Catarinense, mais segurança é um fator decisivo ao passageiro no momento de escolha por serviços de qualidade. E isso a empresa divulga, além dos treinamentos, através de seu site, de e-mail marketing e de algumas ações específicas que podem ser conferidas em feiras e eventos relacionados ao transporte de passageiros.

Exercícios físicos para o melhor condicionamento do profissional

Nas palavras de Anuar Helayel, utilizar ônibus tão avançados tecnologicamente significa estar cada vez mais preparado para proporcionar conforto e segurança aos passageiros. “Antes do início das viagens os passageiros são orientados pelos funcionários da empresa que apresentam e orientam sobre os itens de segurança e sua importância para uma viagem tranqüila e segura, além de informações adicionais junto aos equipamentos”, concluiu ele. A frota da empresa possui 400 ônibus, com idade média de 4 anos e que realizam os serviços convencional, executivo e leito ao atendimento de 115 cidades. Anualmente são renovados 10% de seus veículos. Suas principais linhas são: Florianópolis x Curitiba, Florianópolis x São Paulo; Florianópolis x Campinas, Curitiba x Foz do Iguaçu, Curitiba x São Caetano do Sul; Lages x São Paulo; Criciúma x Foz do Iguaçu; Blumenau x São Paulo e Rio do Sul x São Paulo.

TRANSPONDO FRONTEIRAS - VELOCIDADE CONTROLADA

Não limitando o tema segurança somente ao Brasil, pelos lados do Pacífico a peruana Excluciva atenta pelo fato que sem precaução não é possível se fazer uma viagem rodoviária. Segundo José Juan Ciccia Carpena, diretor administrativo da transportadora, para ser motorista na Excluciva o candidato deve ter no mínimo 5 anos de habilitação profissional em ônibus. “Nossa empresa também conta com uma área de psicologia que avalia constantemente o estado de ânimo dos motoristas, ajudando-os a resolver seus problemas. A prevenção é um tema abordado com freqüência nos cursos de aprimoramento, tratando de motivação e nas questões técnicas do serviço. Além disso, o ministério do transporte peruano nos envia técnicos para capacitarem nossos motoristas em relação a regulamentos da profissão”, destacou ele. De acordo com executivo peruano, a Excluciva oferece em sua sede uma área de descanso para os condutores, equipada com sauna a vapor. “Com essa finalidade, queremos que nossos motoristas trabalhem 100 % relaxados”, disse.


Cada veículo possui GPS e a sua velocidade máxima é de 90 km/h. Se o motorista ultrapassar esta marca, o passageiro poderá exigir a redução da velocidade, pois no salão há um velocímetro digital mostrando o deslocamento do ônibus. “Viajar com segurança faz com que nossos clientes confiem cada vez mais em nós. Cada condutor utiliza um dispositivo anti-sono. Caso ele incline demais a cabeça, o equipamento sonoro avisa-o da desatenção”, declarou José Juan. No setor de manutenção, seus 24 ônibus passam por uma completa revisão assim que retornam de suas viagens, garantindo as ideais condições de operações pelas estradas peruanas. A empresa também informou que inaugurará uma nova área de manutenção (taller), mais moderna e com benefícios para que todos os veículos sofram a correta manutenção.



Para a Excluciva, possuir ônibus com avançada tecnologia é um ponto a favor não só para a empresa, mas também ao transporte peruano. Oferecer um melhor serviço, com qualidade, a seus clientes representa um crescimento sustentável que se busca nestes anos todos na empresa. No quesito cinto de segurança, o executivo da Excluciva informa que o assunto é delicado, pois depende de cada passageiro tomar medidas que assegurem sua segurança. “Nossas rodomoças (auxiliares) se encarregam de solicitar sempre o uso do cinto. Isso tem aumentado a consciência de nossos clientes quanto ao equipamento”, finalizou José Juan.
Fotos e vídeo Excluciva

8 comentários:

  1. Vejam só, temos focos de primeiromundismo no Brasil. Essas empresas deveriam divulgar isto em comerciais, faria muitíssimo bem tanto como exemplo, quanto para o amor próprio da população.

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  2. A grande mídia só quer transmitir notícia ruim, nossa sorte que temos a internet e blogs como esse que vão além da mesmice e mostram boas informações de interesse público. Bom trabalho. Sempre recomendo essa leitura para os meus alunos.

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  3. Caro, Ferro, esse seu artigo vem num momento bem polêmico. A Itaperimirim comentou algo sobre o acidente ocorrido no final de dezembro? É uma pena ver tanto esforço deles para oferecer boas condições de trabalho e de repente receber essa notícia de que um õnibus saiu da pista, que pessoas morreram. A empresa treina os motoristas para falar para os passageiros usarem cinto de segurança? Você tem essa informação?

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  4. Prezado Marinelson, quando levantei informaçoes sobre esta matéria, minha preocupação era reforçar o que de mais importante as empresas fazem para a segurança. A direção da Itapemirim me respondeu de uma forma bem completa sobre todos os precedimentos aplicados para promover uma viagem segura e sem riscos. Acidentes infelizmente acontecem, não são privilégios de ninguém. Mas o que importa são as ações desenvolvidas dentro do conceito da empresa para reduzir os sinistros. Obrigado por acessar ao blog.

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  5. Agradeço a resposta, mas vc nao acha que deveria ter fiscalizaçao sobre o uso do cinto? Vc que entende bem do assunto, pode falar mais a respeito. Valeu, amigao.

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  6. Olha Marinelson, a própria fiscalização quem deve fazer é o motorista, pois o responsável por uma vistória da PRF será ele em caso de parada nas estradas. Uma campanha educativa também é muito bem-vinda como forma de conscientizar o passageiro. Mas ele precisa ter o pensamento que o cinto não é um adorno na poltrona e sim um elemento de segurança. Obrigado por questionar. Volte sempre.

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  7. Fiscalizar é difícil em um carro de passeio, imaginem em um veículo com mais de quarenta passageiros. A única maneira eficiente seria um dispositivo na poltrona que disparasse um alarme sonoro, em caso de o cinto ser desatado.

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  8. Olha eu vijei com a Viação Catarinense no ano passado final de Abril e feriado do dia do trabalho...tanto eu quanto outros passageiros não fomos informados com relação a segurança. Portanto as palavras ficaram apenas na teoria conforme a frase a seguir (copiada de um trecho acima."Nas palavras de Anuar Helayel, utilizar ônibus tão avançados tecnologicamente significa estar cada vez mais preparado para proporcionar conforto e segurança aos passageiros. “Antes do início das viagens os passageiros são orientados pelos funcionários da empresa que apresentam e orientam sobre os itens de segurança e sua importância para uma viagem tranqüila e segura, além de informações adicionais junto aos equipamentos”. Enfim... mais uma só pra inglês ver.
    Agora a novidade, nesta noite entrei no site da viação pra ver preços de tarifas...o site apresenta um link de trajétos promocionais, que interessante o atendente da agência não sabia do que se tratava e tampouco o SAC 0800470470, a funcionária Edna me atendeu e não soube esclarecer a minha duvida porque disse não ter acesso a interner para ver a divulgação da Promoção... depois questionando-a muito, a linha caiu (eu acredito) e depois retornei e uma funcionária com o nome de Jenifer me atendeu e disse a mesma resposta dada pela sua colega de trabalho que só com insistência consegui falar com ela novamente... daí a linha caiu. Tentei várias vezes e após o atendimento eletrônico o setor de reclamações e informações atendiam e deixavam mudo, apenas falatórios ao fundo.
    Bom, de respeito passaram longe esse SAC, talvez devessem aplicar a tecnoligia dita em robôs e não em pessoas mal-educadas para atendimento áo cliente.
    Ah, e tem mais... há várias reclamações dessa empresa inclusive pelo mal atendimento. Veja o link... http://www.reclameaqui.com.br/reclamacoes/?tp=9403f4c8cd5af61c485541e9444950c069c79ffa&subtp=c92a9bc341d739044ff5400661d44a60a808be22&id=070712c23d5a7197bce22cc097c928860c96187b.
    Obrigado.

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