quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

segurança



JEITO CAPIXABA EM PROMOVER SEGURANÇA



Por Antonio Ferro



Do Espírito Santo, a empresa de ônibus Viação Águia Branca e sua coligada Viação Salutaris e Turismo, as duas totalizando uma frota de 773 veículos, mostra que o seu perfil no transporte de passageiros em longas distâncias exige total comprometimento com a segurança de seus motoristas e passageiros. Oferecer treinamentos e aperfeiçoar continuamente o profissional de maneira a promover, sem riscos, o deslocamento de milhares de vidas é prova de como realizar um negócio em que o sucesso depende da qualidade operacional. Dentre as ações das empresas está um programa em que para se ter saúde, tem que haver educação, como o Programa Medicina do Sono, iniciativa que busca melhorar a qualidade de vida dos motoristas do Grupo Águia Branca e reduzir os riscos de acidentes causados por sono nas estradas. Os motoristas são estimulados a adotarem hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos, para combater problemas como pressão alta, obesidade e índices elevados de colesterol no sangue. Para a direção das empresas, os fatores negativos quando não tratados interferem na qualidade do sono e comprometem o desempenho dos profissionais nas estradas, aumentando os riscos de acidentes causados por sono ao volante, responsável por 25% dos sinistros. A medicina do sono é tratada me três laboratórios localizados em Vitória, Salvador e Três Rios, onde são realizados diagnósticos por meio de exames de polissonografia completa – avaliação do sono. Outra forma de prevenção é que a empresa aplica o uso do etilômetro (bafômetro) e o teste de análise do nível de alerta dos motoristas antes de suas viagens. A Revista AutoBus entrevistou Mauro Melo, diretor da Viação Águia Branca – regional Espírito Santo.




Revista Autobus - Sabemos que hoje o tema segurança é um imperativo nas áreas operacionais das empresas de ônibus. Além disso, os veículos mais modernos já saem de fábrica incorporados de tecnologias que promovem total comodidade a passageiros e motoristas em suas viagens. Mas isso tudo não tem razão se um profissional do volante ou da área de manutenção não receber contínuas instruções em como lidar com determinadas situações. O que a Unidade de Passageiros do Grupo Águia Branca promove no item segurança para obter uma condução defensiva e com qualidade?

Mauro Melo - Além do alto padrão técnico dos equipamentos e ônibus que disponibilizamos para uso dos clientes, investimos continuamente em segurança, um dos principais indicadores da gestão operacional.

As ações, nesse aspecto, começam na contratação do profissional. O primeiro passo é avaliar se o candidato atende ao perfil descrito para trabalhar na empresa. Em seguida, são realizadas avaliações técnicas, psicológicas e médicas e por fim, os futuros motoristas participam de um treinamento introdutório com o objetivo de conhecer a cultura e valores da organização.

Entendemos que dessa forma, começamos a mostrar ao candidato qual a nossa missão: prestar um serviço com qualidade e segurança, o que deve ser entendido perfeitamente por todos que atuam na empresa.

Uma vez admitido, o profissional tem um acompanhamento sistemático em sua rotina de trabalho, realizado por outro profissional, especialmente qualificado para essa missão.

Durante o tempo em que o motorista permanece na empresa, ele participa do Programa Medicina do Sono, pioneiro no setor de empresas de transporte de passageiros e que trata distúrbios relacionados ao sono, com a função de incentivar hábitos relacionados à qualidade de vida para melhorar o desempenho nas viagens. Todo esse processo leva, consequentemente, à redução de acidentes. Além disso, são realizadas campanhas preventivas de conscientização; treinamentos técnicos, reuniões e debates; tudo para reforçar a importância da segurança para os profissionais e garantir aos clientes o melhor serviço.

Todas essas ações realizadas com os motoristas são acompanhadas e avaliadas mensalmente por uma Comissão Interna de Segurança, que é presidida pelo Diretor Regional, fato que demonstra a seriedade com que tratamos o assunto SEGURANÇA.

Em resumo, buscamos investir ao máximo em segurança e temos excelentes índices nesse quesito. Um exemplo é que desde o ano de 2000, quando implantamos o Programa Medicina do Sono, que trata os distúrbios do sono e incentiva a qualidade de vida, nenhum acidente causado por sono foi registrado nas empresas da Unidade de Passageiros (Viação Águia Branca e Salutaris).





RAB - Como é a formação do novo motorista?

MM – Damos preferência por candidatos com o 1º Grau completo; experiência mínima de 4 anos com veículos de grande porte (ônibus, caminhão, carreta) em rodovias com alto tráfego e carteira de habilitação D ou E com tempo mínimo de 5 anos. A empresa também realiza um treinamento de ambientação com o objetivo do motorista conhecer a cultura da empresa e aprimorar seus conhecimentos dentro do padrão da empresa, esse treinamento tem duração de 14 dias.

RAB - No caso de profissionais já estabelecidos, eles recebem treinamentos e cursos de reciclagem operacional constantemente?

MM - Sim. O Treinamento de Aperfeiçoamento (Reciclagem), por exemplo, é realizado mensalmente com os motoristas com mais de um ano de empresa, abordando assuntos de acordo com a necessidade do profissional. Dentre os temas trabalhados estão as mudanças na legislação, mudanças na frota, sempre com abordagem e foco em segurança, atendimento ao cliente e a diminuição nos impactos ao meio ambiente por meio da economia de óleo diesel. Outros treinamentos de aperfeiçoamento são definidos de acordo com a necessidade dos profissionais.

Motoristas em treinamento


RAB - Como a empresa encara a saúde do profissional, o que é oferecido a ele?

MM - A empresa encara como um fator fundamental, uma vez que o bem estar dos funcionários está diretamente relacionado à produtividade dos profissionais e, consequentemente, impacta na segurança dos passageiros. Para isso, oferecemos variados programas internos:

- Programa Medicina do Sono, que trata e previne distúrbios do sono e incentiva a adoção de hábitos saudáveis, dentre elas a prática de exercícios físicos dos motoristas por meio da sala de estimulação – local adaptado com aparelhos de ginástica e pista de caminhada;
- Exames Periódicos;
- Plano de saúde;
- Eventos para conscientização como o Semana da Saúde, entre outros;

RAB - Está em constante atualização quanto à tecnologia empregada nos novos ônibus?

MM - Sim, a empresa está em sintonia com as mudanças na tecnologia e desta forma proporciona aos seus motoristas atualizações por meio de treinamentos técnicos, a fim de habilitá-los para adequado do uso desses equipamentos.

RAB - Na área de manutenção, o que a empresa condiciona para que seus veículos rodem dentro do padrão mínimo de segurança? Há um relacionamento com as montadoras em oferecer constante treinamento ao seu pessoal desta área?

MM - As empresas da Unidade de Passageiros seguem rígidos padrões de manutenção periódica, sempre com o aval das montadoras e fabricantes de peças automotivas, visando a segurança e o conforto de nossos clientes e funcionários. Além disso, nossos funcionários são treinados constantemente por profissionais altamente qualificados, uma parceria entre as montadoras e a empresa; garantindo assim excelência nos serviços de manutenção dos nossos equipamentos.

Preocupação em uma manutenção de qualidade

RAB - Um tema até então problemático: como fazer o usuário/passageiro seguir as normas de segurança, como o uso do cinto de segurança? A empresa promove alguma ação de conscientização a ele?

MM - Antes de cada viagem, o motorista realiza o Procedimento Operacional (PO), quando fala sobre a viagem, trajeto, duração, etc, com o objetivo de “quebrar o gelo” e se aproximar dos passageiros, para transmitir segurança e se colocar a disposição para qualquer eventualidade.

Além disso, há a sinalização nas poltronas sobre a importância do uso do cinto durante a viagem.
RAB - Seus clientes respondem positivamente quanto ao uso de itens que promovem a máxima segurança? A empresa procura divulgar seus métodos empregados tanto em treinamentos, como no uso de veículos seguros?

MM - De acordo com uma pesquisa de satisfação de clientes, realizada pelo Instituto Futura em 2007, o índice de satisfação no quesito “Forma de dirigir” foi de 84,8%.

No que se refere à divulgação das ações, os programas Medicina do Sono e de produtividade dos motoristas (que incentiva a melhoria constante no que se refere ao conhecimento técnico e cumprimento das normas de trânsito) são sempre mencionados pela empresa, quando o assunto é segurança.


Fotos - Águia Branca

Raio X da unidade de passageiros

Faturamento - R$ 260 milhões - (previsão para 2009)

Linhas atendidas – 331 linhas regulares de Ônibus

Número de veículos: Viação Águia Branca – 613
Viação Salutaris e Turismo – 160
Total Unidade Passageiros - 773

Estados atendidos - 06 (BA, ES, MG, RJ, SP RO);

Serviços operados - transporte rodoviário de passageiros, transporte de cargas de até 30 kg e pontualmente, serviços de Turismo;

Quantos funcionários - Viação Águia Branca – 2.077
Viação Salutaris e Turismo – 464
Total Unidade Passageiros - 2.541

Quantos km roda mensalmente - Viação Águia Branca – 4.707.491
Viação Salutaris e Turismo – 1.116.078
Total Unidade Passageiros - 5.833.569 milhões


Idade média da frota – 6,7 anos

Principais linhas- Viação Águia Branca:

Rio de Janeiro X Salvador;
Vitória X Salvador;
Vitória X Rio de Janeiro;
Salvador X Porto Seguro;
Salvador X Ilhéus;
Vitória X São Paulo;
Vitória X Itabuna;
Salvador X Irecê

Viação Salutaris e Turismo:

São Paulo X Vitória da Conquista;
Vitória X Salvador;
São Paulo X Ponte Nova;
Vitória X Rio de Janeiro;
Rio de Janeiro X Paraíba do Sul

Fonte - Águia Branca

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