segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Segurança



Sob a tutela da segurança (final)


Por Antonio Ferro



Nesta última parte do especial segurança, a revistaautobus destaca a empresa Nacional Expresso, de Uberlândia (MG). De acordo com a visão administrativa da empresa, a qualidade é característica que merece destaque em sua organização, com total investimento na responsabilidade social e no bem estar dos públicos interno e externo. E para promover segurança em um ambiente propício à valorização do profissional, a empresa mineira dispõe de uma série de programas que visam o reconhecimento do ser humano através de capacitação e melhoria contínua no atendimento dos desejos de seus clientes e colaboradores. É por isso que ela prima pela segurança nas viagens e pela qualidade na prestação de serviços, com a realização de um processo criterioso na seleção de seus motoristas, verificando sua adequação física, técnica, comportamental e psicológica.


Integração entre os funcionários

A posição da empresa frente ao tema segurança é buscar permanente a credibilidade e a determinação de desenvolver um alto grau de satisfação em seus serviços. Na área de recrutamento de novos motoristas, o Nacional Expresso identifica, através de uma avaliação criteriosa e completa, a natureza do candidato, analisando-se a sua adaptação física, técnica, comportamental e psicológica. Para se ter uma idéia do estudo do comportamento do profissional em determinado período de trabalho, é aplicado um questionário ao aspirante do cargo de motorista para identificar em qual horário o candidato se adéqua mais, para turnos diurnos ou noturnos. “Após aprovados em todos os exames seletivos, os motoristas passam por treinamento de integração onde são trabalhados aspectos importantes como relações humanas, atendimento ao cliente, apresentação no início da viagem, direção defensiva, condução econômica, técnicas de manutenção mecânica e elétrica e como dirigir os veículos novos”, revelou Luzmarina de Ávila Fernandes, gerente de valores humanos e qualidade do Nacional Expresso.

Permanente aprimoramento

De acordo com os padrões acima fixados para que um novo motorista possa fazer parte do quadro da empresa, ele ainda passa por uma etapa de súmula, onde é acompanhado por outros motoristas mais experientes que o monitoram e orientam em caso de dúvidas. Ao ser admitido, cada novo motorista recebe um manual, denominado o novo colaborador, onde consta a sua instrução de trabalho, detalhando todas as etapas do processo de trabalho, antes, durante e depois. Depois de ser admitido, o motorista passa a receber uma constante atenção para que seu desempenho seja pleno e elevado em toda a vida funcional na empresa. “Para os motoristas já estabelecidos, existem reciclagens constantes, reforçando aspectos da operação adequada dos veículos, meios para se alcançar mais economia de diesel, como se colocar no lugar do cliente e atende-los ainda melhor, a importância de uma boa higiene do sono, cuidados com a alimentação e incentivo à prática de exercícios físicos para uma boa qualidade de vida”, disse Luzmarina.

Dentro do suporte oferecido ao motorista, está a saúde do mesmo, considerada um assunto de grande relevância na gestão operacional. São realizados exames anualmente com uma variada e rigorosa bateria de testes como oftalmológico, eletrocardiograma, eletro encefalograma, audiometria, glicemia, Machado Guerreiro (teste útil no diagnóstico da infecção pelo Tripanossoma cruzi, que pode corresponder a doença de Chagas ou a quadros de infecção latente, sem qualquer expressão clínica. Reações falso positivas ocorrem com freqüência em pacientes com leishmaniose), dentre outros. Conforme informações da empresa, junto da avaliação médica citada, realiza-se ainda um acompanhamento psicológico para verificar como está o motorista, se está passando por alguma dificuldade em casa ou no trabalho, recebendo orientações e encaminhamentos sempre que necessário.


Fotos - Nacional Expresso


A frota de ônibus do Nacional Expresso é composta por 400 veículos operando nos serviços convencional, executivo e leito. O setor de manutenção instituiu métodos que garantem uma manutenção e o bom funcionamento operacional da frota. Seguindo todas as determinações regulares, todo veículo, ao final de cada viagem, passa por uma revisão corretiva nos setores de mecânica, elétrica, funilaria, borracharia e tapeçaria. Há ainda a revisão preventiva, realizada conforme a quilometragem apresentada pelo veículo, visando prevenir problemas futuros. O Nacional Expresso também mantém um relacionamento de parceria com os seus fornecedores, que garante a realização de treinamentos de atualização para o pessoal da manutenção. Os cursos são desenvolvidos e aplicados com um foco bem definido, de acordo com as necessidades que surgem como inovações tecnológicas e de capacitação constante dos colaboradores.


E em sua política de qualidade, o uso de ônibus modernos e de última geração significa mais segurança e conforto para os clientes, como também para os seus motoristas. O uso de tecnologia embarcada em seus veículos traz uma perspectiva muito positiva. “Os clientes respondem positivamente, inclusive com um aumento de cerca de 10% no volume de passageiros transportados e na satisfação ao perceberem o conforto maior durante as viagens”, ressaltou. Questionada sobre como convencer seus passageiros a usarem o cinto de segurança, a empresa mineira revelou que esse tema é um desafio a mais em sua filosofia operacional. No inicio de cada viagem, seus motoristas alertam para o uso obrigatório do equipamento e do benefício que ele pode proporcionar ao cliente. A decisão está nas mãos do passageiro, mas com sabedoria os seus condutores incentivam o uso do cinto.


Direção defensiva e segura

Nenhum comentário:

Postar um comentário