sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Exclusiva


Pensando na Copa de 2010, Joanesburgo implantará corredores de ônibus

Por Antonio Ferro



Um novo sistema de ônibus para uma das principais cidades sul-africanas está em desenvolvimento para atender os chamativos de uma copa do mundo de futebol.


Em agosto do ano passado, uma comitiva liderada pelo prefeito sul-africano de Joanesburgo, Amos Masondo, veio ao Brasil, mais especificamente a Curitiba, para conhecer o consagrado sistema BRT (Bus Rapid Transit) que a cidade implantou a partir de 1974 e que ficou conhecido mundialmente. Segundo ele, o sistema curitibano sempre foi lembrado em livros e filmes, mas nada como experimentar in loco como funciona o serviço. Após tomar ciência dos benefícios, um projeto de transporte massivo de passageiros denominado “Rea Vaya” foi desenvolvido, implicando em uma série de corredores exclusivos interligando os principais bairros da cidade sul-africana. Espera-se que, com o aumento da oferta de transporte público, haja redução em 15% o tráfego de veículos na região central da cidade. Em colaboração com a Iniciativa Clinton para o Clima (CCI), da Fundação Clinton, do ex-presidente norte-americano Bill Clinton, a cidade de Joanesburgo quer atender aos padrões estabelecidos dentro do conceito de cidades que procuram reduzir seus impactos ambientais.

Fotos Divulgação

Para isso, decidiu que nos corredores de ônibus, com a implantação da primeira fase no primeiro semestre deste ano, serão utilizados somente ônibus convencionais e articulados dotados com blocos Euro 4. A Scania do Brasil será a fornecedora dos 143 chassis, modelo K310 articulado (41 unidades) e K270 (102 unidades), todos equipados com o motor de 9 litros e a tecnologia da recirculação do gás de exaustão (EGR), que elimina a necessidade de outro equipamento para o tratamento posterior dos gases e que ainda pode reduzir em 60% a emissão de particulados e outros 30% de óxido de nitrogênio em comparação à Euro 3.



Investir em BRT, um conceito de transporte público eficiente com alta capacidade em passageiros transportados, proporcionará maior eficiência, rapidez, informação, acessibilidade e conforto, com aspectos positivos na fluidez do trânsito e na diminuição dos índices de gases poluentes emitidos. Cada novo ônibus também será equipado com o GPS - Global Positioning System – para auxiliar na operação de controle do sistema e elevadores para o acesso de pessoas com mobilidade reduzida. As carroçarias Gran Viale (os articulados com 18,5 m de comprimento terão capacidade para 112 passageiros, já os modelos com 13 m podem levar 81 passageiros) serão produzidas pela gaúcha Marcopolo e já serão utilizadas durante a Copa das Confederações de Futebol, em julho próximo. De acorodo com informações, o sistema “Rea Vaya” terá 330 km de corredores exclusivos até 2013, com a entrada de aproximadamente 1.000 novos ônibus até a conclusão do sistema.

Um comentário:

  1. Meus parabéns meu velho amigo Ferro pelo trabalho realizado neste blog. Fico feliz com tua capacidade em mostrar com qualidade e conteúdo um tema muito interessante que é o transporte de passageiros.
    Abc.

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