sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Sistemas urbanos



No ritmo dos grandes ônibus


Por Antonio Ferro


O transporte urbano realizado por ônibus com maior capacidade tem sido uma das grandes virtudes em proporcionar melhores condições aos usuários do sistema. Claro que somente os veículos não são suficientes para agregar valores a um transporte eficiente, mas já auxiliam no cada vez mais sobrecarregado serviço urbano de deslocamento de passageiros das médias e grandes cidades brasileiras. São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, é mais um exemplo em utilizar um tipo de ônibus urbano que ganha vitrine nestes últimos tempos. O modelo de chassi K270 com 15 m de comprimento, produzido pela Scania do Brasil, pode ser chamado como o intermediário que cumpre uma função diferencial, onde a demanda de usuários não exige uma versão articulada, mas que também não comporta os tipos convencionais.


Cada novo veículo é capaz de transportar 100 passageiros


É por isso que a operadora SBCTrans, que possui uma frota com 350 ônibus e com projeto para renova-la com veículos 100 % acessíveis dentro dos próximos anos, adquiriu 25 chassis K270 (6x2) com piso baixo e sistema de ajoelhamento, sob carroçarias Millennium da Caio Induscar. Segundo a Scania, cada novo ônibus com 15 metros pode transportar 25% mais passageiros em relação aos modelos convencionais de 12 ou 13 metros. A capacidade é para 100 passageiros. Os novos veículos beneficiarão cerca de 20 mil pessoas por dia. “A venda dos chassis de 15 metros para a SBCTrans consolida o modelo como solução eficiente para o transporte urbano de passageiros nos grandes centros e mostra que os gestores do transporte público começam, efetivamente, a valorizar veículos que apresentam mais tecnologia, conforto e capacidade para o transporte de passageiros”, disse Wilson Pereira, gerente executivo de Vendas de Ônibus da Scania.

Wilson - Qualidade da marca Scania foi o diferencial

Para a direção da SBCTrans, a qualidade da marca Scania foi a principal motivação para a compra desses novos ônibus. “Esta é a primeira vez que adquirimos veículos da marca. Esperamos que nossas expectativas sejam atendidas, traduzindo ótimos resultados em economia, confiabilidade e conforto para os passageiros”, revelou José Romano Neto, diretor da operadora.



Fotos - Scania

Nostalgia



O sultão das estradas


Por Antonio Ferro


O Expreso Brujula S/A de Transporte e Turismo, empresa paraguaia de ônibus que realiza a ligação entre São Paulo e Asuncion, capital daquele país, possuía em suas rotas de longas distâncias o modelo mexicano Sultana (6x2), uma carroçaria rodoviária com um piso e meio, semelhante ao modelo norte-americano GM Coach PD 4501. Dotado do potente motor Detroit 8-71, o respectivo veículo tinha a capacidade para transportar 40 passageiros, além de ser equipado com uma pequena cozinha e wc. Uma versão 8x2 também foi produzida pela marca mexicana.


Imagem - Johan Verscheure

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Fim de carnaval, começa o Brasil

Por Antonio Ferro

Bom, o carnaval 2009 acabou. Será que a partir de agora o Brasil anda, corre ou se arrasta? Ou a crise financeira mundial é mais uma desculpa para mantermos baixo o nosso moral, impedindo que nosso desenvolvimento seja real frente às adversidades? Ou ainda, será uma crise existencial? Vamos refletir.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Rápida


Ônibus é enfatizado em campanha publicitária



Por Antonio Ferro




Os novos ônibus articulados da San Diego Metropolitan Transit System estão em evidência pelas ruas da cidade californiana. Uma campanha publicitária composta por 13 outdoors, cartazes fixados nos pontos de ônibus e até na promoção de um concurso de fotografia organizado pelo órgão gerencial do transporte, mostram aos moradores de San Diego os benefícios de um sistema de transporte que utiliza ônibus articulados produzidos pela NABI e dotados de propulsão a gás natural. “A nossa meta com a campanha é mostrar uma imagem positiva do transporte com a operação de ônibus modernos e atraentes e com a utilização de um combustível alternativo ao diesel, com baixos índices de emissões poluentes”, disse Rob Schupp, Diretor de Comunicações da MTS. Ao todo são 26 novos articulados do modelo BRT, com 18 m de comprimento, em substituição aos veículos mais antigos da frota da operadora.


Divulgação

Rápida



Guichês da Itapemirim recebem decoração de carnaval



Por Antonio Ferro


A Viação Itapemirim decorou os seus guichês nas principais rodoviárias do país reproduzindo máscaras de carnaval, serpentinas e colares coloridos, antecipando o clima que será dominante no país nos próximos dias. Segundo a direção da empresa, A ação faz parte das estratégias de venda de passagens para o período. Os destinos mais procurados vêm sendo Florianópolis, Guarapari, Rio de Janeiro, Vitória e zona da mata mineira (Ipatinga, Cataguazes, Muriaé, entre outras cidades). A Itapemirim informou também que está patrocinando no Nordeste o Programa do Mução, um dos maiores fenômenos de audiência da região. Os comerciais de 30 segundos estão sendo retransmitidos em cerca de 60 cidades que fazem parte da Rede Nordeste de Rádio, dentro do projeto “Mução Verão”, até esta sexta-feira, dia 20. Estão sendo abrangidas emissoras de Pernambuco, Alagoas, Bahia, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Pará, Ceará, Maranhão e Sergipe. É estimada uma audiência próxima a quatro milhões de ouvintes.

Kleber Rubens
Rápida


Caio Induscar ganha direito de fornecer ônibus escolares


Por Antonio Ferro


Divulgação

Após o pregão on line realizado em janeiro passado pelo Governo do Brasil para a compra de 6.600 unidades de ônibus escolares, a Caio Induscar ficou com direito para fornecer 2.775 veículos ao programa federal “Caminhos da Escola”. Segundo a encarroçadora paulista, o fornecimento desses ônibus depende da vontade e disponibilidade de verba das prefeituras para a aquisição dos veículos. Para isso são oferecidos condições de financiamento com suporte do BNDES e FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). “Agora que ganhamos o direito, temos que direcionar nossos esforços para termos as vendas realmente efetuadas com as verdadeiras interessadas no programa”, comentou José Gildo Vendramini, gerente nacional de vendas da empresa. A Caio Induscar destaca suas qualidades encontradas em seus mais diversos tipos de carroçarias produzidas em sua unidade de Botucatu, atendendo perfeitamente as necessidades de seus clientes.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Opinião
.
Sem investimentos não há futuro
.
Por Antonio Ferro
(Republicado)
.
Meus quilômetros já percorridos com o tema ônibus me fez escrever estas poucas linhas. Com o interesse pelo assunto, tenho acompanhado pelo mundo inteiro novos desenvolvimentos em se tratando de produtos, materiais utilizados, além de trações e combustíveis alternativos. O avanço proporcionado é o que me surpreende, pois em cada local do cenário global, há uma nova perspectiva quanto a prática de um transporte sustentável. Vejo que nos Estados Unidos ocorre uma verdadeira corrida para apresentar veículos mais modernos e compatíveis com o meio ambiente e que ofereçam maior conforto ao principal agente dessa cadeia, o passageiro. Afinal, quem paga a passagem é ele. Não posso esquecer que há ainda os subsídios governamentais, que proporcionam uma melhor inteiração com o transporte público. Mesmo assim, naquele país a cultura do automóvel é grande, o que me faz pensar que não haveria interesse em procurar novos métodos para que o transporte público, principalmente o de pneus, avance. Pelo contrário há. Lá os governos locais estão preocupadíssimos com o que pode acontecer se não houver alguma alternativa real e otimizada para o setor. Vejo que esforços não faltam.

Também na Europa o pensamento dominante para o que pode acontecer no futuro próximo em relação ao nosso meio ambiente coloca em primazia toda a sociedade na busca por alternativas e soluções ideais. Fabricantes e montadoras, além de órgãos governamentais cada vez mais exigentes, trabalham juntos para que haja resultados positivos dentro de curtos e médios espaços de tempo.

E por aqui, o quanto avançamos? Essa é uma pergunta que sempre faço e encontro como resposta a falta de interesse, o momento econômico e a ausência de Estado e da sociedade em não lutar para que esse conceito mude. Muitos falam que não há dinheiro para investimentos sociais e tecnológicos. Outros argumentam que o principal foco ainda é o petróleo e seus sub-produtos. Não vejo estratégias, nem políticas que fomentem o desenvolvimento sustentável. Somos considerados a “terra dos ônibus”, mas não possuímos um programa exemplar para soluções ecologicamente corretas em termos de combustíveis e trações. Uma verdadeira crise em aproveitar idéias originais e exemplos com múltiplos benefícios. Muito menos encontro bases para investimentos em um transporte eficaz, que tenha uma rede coordenada onde todos os modais se completem. Vejo sim dinheiro escorrendo pelas mãos e pelos “ladrões”* de nossa sociedade, cada dia mais passível ao mal que suporta.

* Deixe me explicar antes que alguém se sinta ofendido e queira me processar. Ladrões - aberturas, canos ou calhas por onde se escoam automaticamente a água de um reservatório.
Ônibus é alternativa em tempos de lei seca


Por Antonio Ferro


Lembrar a quem quer viajar neste carnaval que a Lei Seca nas estradas está aí para conscientizar e punir a combinação entre o consumo de bebidas alcoólicas e direção é o mote do Nacional Expresso, empresa com larga tradição no transporte de passageiros entre Minas Gerais, São Paulo e Goiás. De acordo com a empresa, as mudanças prometem aumentar a demanda nas empresas de transporte de passageiros. "Sempre abrimos os horários com antecedência para melhor atender o cliente. E esperamos superar as vendas em referência ao ano passado", disse Sérgio Silveira, supervisor comercial da empresa.

Outra facilidade obtida para quem optar pela viagem pela Nacional Expresso é a venda de passagens pela internet. É através deste processo que o cliente pode parcelar o bilhete acima de R$120,00 em até três vezes no cartão de crédito. “Oferecemos a comodidade de retirar a passagem no guichê do terminal rodoviário com até 30 minutos de antecedência ao horário de partida", atentou o executivo da empresa.


Divulgação
.
Recomendações do Nacional Expresso

Para não ter problemas no momento do embarque é preciso obedecer às normas de segurança no transporte terrestre. Como:

Portar documentação original e bilhete de passagem referente ao destino.
Obedecer ao limite de peso da bagagem (até 25 quilos para viagens dentro do Estado. E até 30 quilos para interestaduais). Caso ultrapasse este peso é cobrado o adicional de 0,5% do valor da passagem por quilo excedente.
Também é proibido o embarque de pessoas alcoolizadas.

Viagens com crianças requerem alguns cuidados especiais, principalmente com a documentação, como determina o Estatuto da Criança e do Adolescente. No transporte rodoviário nacional, crianças com até 12 anos só podem viajar acompanhados dos pais ou, na ausência deles, com autorização judicial.

Com os pais, titular da guarda ou tutela:
- Certidão de nascimento ou documento de identidade (originais ou autenticados).

Com avós, tios ou irmãos (maiores de 21 anos):
- Documentos que comprovem o parentesco;
- Autorização judicial adquirida no Fórum, Juizado de Menor ou Cartório.
Momento rodoviário



Testemunha "In Loco"


Por Antonio Ferro

Clênio Caldas saiu do Rio de Janeiro rumo à São Paulo no dia 19 de abril de 1973. Era uma quinta-feira santa e viajava em um ônibus GM Coach PD 4104 “Morubixaba” da Viação Cometa. Próximo a parada de Itatiaia, no município de Barra Mansa (RJ), o veículo apresentou problemas técnicos que o fizeram perder totalmente o controle. “O motorista envidou esforços para controlá-lo, arremessando-o contra as defensas da via e tudo fazendo para não somente deter o coletivo, mas a diminuir sua velocidade. Somente conseguiu segurar o ônibus justamente na ponte, entalando-o entre as duas vias e deixando-o exatamente no vão dessa ponte. Por poucos metros o coletivo despencaria na ribanceira com conseqüências gravíssimas”, relatou Clênio. Alguns passageiros do ônibus acidentado tiveram pequenas escoriações, mas conseguiram sair do veículo sem maiores gravidades. “Ao sair do ônibus abri minha valise, retirei minha inseparável Asahi Pentax (sempre munida de filme) e fiz a foto aludida. Passageiros me abordaram perguntando se eu era jornalista. Ao que neguei, mas afirmando que iria guardar aquele momento para sempre”, lembrou Clênio. O resultado foi um retrato da história, um momento único na memória do transporte. Apesar da gravidade do acidente, as conseqüências foram mínimas. Cabe aqui ressaltar a perícia do motorista, que usando de sua habilidade, conseguiu salvar todas as vidas sob sua responsabilidade. Na época do acidente, a Viação Cometa estava iniciado a operação dos modelos Ciferal Turbo Jumbo com chassi Scania. Fica o registro.


Clênio Caldas

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Novo canal


Fetranspor apresenta o seu novo site


Por Antonio Ferro


A Fetranspor – Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro – apresentou recentemente o seu novo site. O novo canal é um portal de serviços aos clientes, sejam eles usuários de ônibus ou empresas e sindicatos do setor. Segundo Juliana Cabral, gerente de marketing da entidade, o objetivo do novo site é mostrar a nova cara da Federação, que após o processo de implantação do Plano de Negócio, está mais moderna, mais integrada aos seus clientes e principalmente focada em serviços para as empresas e sindicatos filiados. No desenvolvimento do site foi pensado em como atender a grande diversidade de clientes da Federação sendo um portal atrativo a todos eles. “A linguagem e forma de comunicação com cada tipo de cliente é distinta e precisávamos criar uma ferramenta que fosse voltada tanto aos usuários de ônibus do Estado do RJ como às empresas, sindicatos e entidades ligadas ao setor de transporte”, revelou Juliana.



Segundo informações da executiva da Fetranspor, o novo site é um portal de serviços aos clientes, sejam eles usuários de ônibus ou empresas e sindicatos do setor. Aos usuários de ônibus há a nova Central de Relacionamento com o Cliente, onde é possível fazer reclamações, sugestões, elogios e solicitar informações sobre os ônibus do Estado do RJ. “Também destacamos o novo portal “Vá de Ônibus”, onde o cliente pode realizar busca de itinerários, tarifas e consultar as linhas de ônibus disponíveis em cada trajeto e dentre os serviços voltados para as empresas filiadas destaca-se o Motorista Cidadão, programa da Universidade Corporativa do Transporte (iniciativa da Fetranspor) que capacita os motoristas para melhor atendimento aos clientes, bem como nossos programas ambientais”, finalizou ela.
Rápida
.
Pequim terá novos rumos em seu transporte por ônibus
.
Segundo o site Ásia Pulse, Pequim, através da Beijing Public Transport Holding, irá investir US$ 190 milhões na aquisição de 50 ônibus elétricos e 860 unidades do modelo híbrido, que estarão em operação até o final deste ano. Ao todo, a cidade terá 1.000 ônibus dotados com tecnologia alternativa em tração no ano de 2009. De acordo com requerimento do ministério chinês de ciência e tecnologia, 10 grandes cidades daquele país deverão ter outros 1.000 ônibus dotados com novos tipos de tração.
Rápida



410 novos ônibus para Montreal




A Nova Bus, subsidiária canadense da VolvoBus, irá fornecer 410 ônibus urbanos para a STM – Société de Transport de Montreal – dentro dos próximos 3 anos. O contrato, na ordem de 1.3 bilhão de Coroas Suecas, envolve a substituição dos ônibus produzidos em 1996 e a opção escolhida foi pelo modelo Nova LFS, que já operava na frota da empresa, equipado com o motor Cummins e filtro de particulados , piso baixo, sistema de câmeras de vigilância, ampla área envidraçada, estrutura de aço, 12 m de comprimento e um design inovador.


Divulgação

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Segurança



Sob a tutela da segurança (final)


Por Antonio Ferro



Nesta última parte do especial segurança, a revistaautobus destaca a empresa Nacional Expresso, de Uberlândia (MG). De acordo com a visão administrativa da empresa, a qualidade é característica que merece destaque em sua organização, com total investimento na responsabilidade social e no bem estar dos públicos interno e externo. E para promover segurança em um ambiente propício à valorização do profissional, a empresa mineira dispõe de uma série de programas que visam o reconhecimento do ser humano através de capacitação e melhoria contínua no atendimento dos desejos de seus clientes e colaboradores. É por isso que ela prima pela segurança nas viagens e pela qualidade na prestação de serviços, com a realização de um processo criterioso na seleção de seus motoristas, verificando sua adequação física, técnica, comportamental e psicológica.


Integração entre os funcionários

A posição da empresa frente ao tema segurança é buscar permanente a credibilidade e a determinação de desenvolver um alto grau de satisfação em seus serviços. Na área de recrutamento de novos motoristas, o Nacional Expresso identifica, através de uma avaliação criteriosa e completa, a natureza do candidato, analisando-se a sua adaptação física, técnica, comportamental e psicológica. Para se ter uma idéia do estudo do comportamento do profissional em determinado período de trabalho, é aplicado um questionário ao aspirante do cargo de motorista para identificar em qual horário o candidato se adéqua mais, para turnos diurnos ou noturnos. “Após aprovados em todos os exames seletivos, os motoristas passam por treinamento de integração onde são trabalhados aspectos importantes como relações humanas, atendimento ao cliente, apresentação no início da viagem, direção defensiva, condução econômica, técnicas de manutenção mecânica e elétrica e como dirigir os veículos novos”, revelou Luzmarina de Ávila Fernandes, gerente de valores humanos e qualidade do Nacional Expresso.

Permanente aprimoramento

De acordo com os padrões acima fixados para que um novo motorista possa fazer parte do quadro da empresa, ele ainda passa por uma etapa de súmula, onde é acompanhado por outros motoristas mais experientes que o monitoram e orientam em caso de dúvidas. Ao ser admitido, cada novo motorista recebe um manual, denominado o novo colaborador, onde consta a sua instrução de trabalho, detalhando todas as etapas do processo de trabalho, antes, durante e depois. Depois de ser admitido, o motorista passa a receber uma constante atenção para que seu desempenho seja pleno e elevado em toda a vida funcional na empresa. “Para os motoristas já estabelecidos, existem reciclagens constantes, reforçando aspectos da operação adequada dos veículos, meios para se alcançar mais economia de diesel, como se colocar no lugar do cliente e atende-los ainda melhor, a importância de uma boa higiene do sono, cuidados com a alimentação e incentivo à prática de exercícios físicos para uma boa qualidade de vida”, disse Luzmarina.

Dentro do suporte oferecido ao motorista, está a saúde do mesmo, considerada um assunto de grande relevância na gestão operacional. São realizados exames anualmente com uma variada e rigorosa bateria de testes como oftalmológico, eletrocardiograma, eletro encefalograma, audiometria, glicemia, Machado Guerreiro (teste útil no diagnóstico da infecção pelo Tripanossoma cruzi, que pode corresponder a doença de Chagas ou a quadros de infecção latente, sem qualquer expressão clínica. Reações falso positivas ocorrem com freqüência em pacientes com leishmaniose), dentre outros. Conforme informações da empresa, junto da avaliação médica citada, realiza-se ainda um acompanhamento psicológico para verificar como está o motorista, se está passando por alguma dificuldade em casa ou no trabalho, recebendo orientações e encaminhamentos sempre que necessário.


Fotos - Nacional Expresso


A frota de ônibus do Nacional Expresso é composta por 400 veículos operando nos serviços convencional, executivo e leito. O setor de manutenção instituiu métodos que garantem uma manutenção e o bom funcionamento operacional da frota. Seguindo todas as determinações regulares, todo veículo, ao final de cada viagem, passa por uma revisão corretiva nos setores de mecânica, elétrica, funilaria, borracharia e tapeçaria. Há ainda a revisão preventiva, realizada conforme a quilometragem apresentada pelo veículo, visando prevenir problemas futuros. O Nacional Expresso também mantém um relacionamento de parceria com os seus fornecedores, que garante a realização de treinamentos de atualização para o pessoal da manutenção. Os cursos são desenvolvidos e aplicados com um foco bem definido, de acordo com as necessidades que surgem como inovações tecnológicas e de capacitação constante dos colaboradores.


E em sua política de qualidade, o uso de ônibus modernos e de última geração significa mais segurança e conforto para os clientes, como também para os seus motoristas. O uso de tecnologia embarcada em seus veículos traz uma perspectiva muito positiva. “Os clientes respondem positivamente, inclusive com um aumento de cerca de 10% no volume de passageiros transportados e na satisfação ao perceberem o conforto maior durante as viagens”, ressaltou. Questionada sobre como convencer seus passageiros a usarem o cinto de segurança, a empresa mineira revelou que esse tema é um desafio a mais em sua filosofia operacional. No inicio de cada viagem, seus motoristas alertam para o uso obrigatório do equipamento e do benefício que ele pode proporcionar ao cliente. A decisão está nas mãos do passageiro, mas com sabedoria os seus condutores incentivam o uso do cinto.


Direção defensiva e segura

Rápida



Os 60 anos da Marcopolo


Por Antonio Ferro


A encarroçadora Marcopolo iniciou as comemorações de seus 60 anos de atividade. Fundada em 1949, a empresa gaúcha é conhecida por seus inovadores projetos e tecnologia de ponta, resultando em uma linha de carrocerias específicas e modernas para todos os tipos de segmentos. “As festividades do 60º aniversário tiveram pré-lançamento em dezembro passado, com a criação e o lançamento de selo e bóton comemorativos e distribuição do calendário de 2009 alusivo à data e as ações mais fortes foram reservadas para este ano, sobretudo as que envolvem os colaboradores e a comunidade”, explicou o diretor e conselheiro de administração, Valter Gomes Pinto.
Os produtos da marca gaúcha estao presentes em 104 países. Com 13.600, dos quais, 10,6 mil no Brasil, possui operações em nove países - África do Sul, Argentina, China, Colômbia, Egito, Índia, México, Portugal e Rússia. Recentemente a empresa deu início à produção de ônibus em sua segunda fábrica na Índia, em Dharwad, fruto da joint venture com a Tata Motors.
Rápida


Caio Induscar expõe seu ônibus nos Estados Unidos

Por Antonio Ferro

A paulista Caio Induscar participou da UMA Motorcoach Expo, evento norte-americano de grande importância para os operadores de transporte de turismo da América do Norte, realizado em janeiro passado. A encarroçadora expôs em seu stand o Giro 3400, conhecido por lá como G3400. Segundo informações, o modelo representado foi adaptado com diversos itens, incluindo calefação e pré-aquecedor, exclusivos para países frios, que permitem programar a climatização no interior da carroceria antes de iniciar a utilização. A Expo Motorcoach, evento realizado pela United Motorcoach Association (UMA), ocorre anualmente e tem grande importância para o segmento de transportes de turismo e fretamento. A Caio informou ainda que iniciou a exportação de sua versão 3600 do Giro para aquele mercado.


Divulgação
Rápida
.
Viação Itapemirim registra aumento no número de passagens
.
Por Antonio Ferro
.
A Viação Itapemirim registrou um aumento de 18% no mês de dezembro passado, em relação ao mesmo período de 2007, em sua venda de passagens pela Linha Direta Itapemirim, que é o SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente da empresa. Segundo ela, o número de atendimentos aumentou 16%, com a média diária em torno de 5.000 clientes atendidos em dezembro de 2008. A direção da transportadora informa que se adaptou rapidamente a todas as exigências da nova lei dos SACs – cujas regras começaram a valer no início de dezembro passado –, o que contribuiu para os bons resultados alcançados. Foram contratados 25 novos profissionais, totalizando 93 pessoas nesse serviço, que atende 24 horas por dia e que também conta com uma linha exclusivamente para deficientes auditivos. A Itapemirim informou ainda que criou um chat para os clientes, que pode ser acessado por meio do site da empresa (http://www.itapemirim.com.br/). O canal serve para esclarecer dúvidas dos clientes e fornecer informações gerais a respeito de passagens e fretamentos, com cerca 5.000 acessos mensais.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Segurança



De Atibaia até São Paulo pelos caminhos da segurança.


Por Antonio Ferro

Transportando pessoas entre Atibaia e São Paulo desde 1956, a Viação Atibaia São Paulo traz em seu histórico a preocupação em realizar esse serviço com o mais alto grau de segurança entre as duas cidades. Segundo a administração da empresa, sua filosofia é oferecer um transporte de qualidade e principalmente de respeito aos seus clientes. Além disso, procura se aliar a fornecedores que tenham preocupação com a qualidade dos produtos e serviços e com a preservação ambiental. Hoje ela possui uma frota com 158 ônibus, com idade média de cinco anos, atendendo a 13 cidades e rodando mensalmente 950.000 km. Seu quadro de funcionários é composto por 520 colaboradores.


Investir em frota nova, uma questão de vital importância na empresa

Quanto ao quesito segurança, seus empreendedores se preocupam em proporcionar uma satisfação positiva aos seus agentes profissionais e a quem utiliza de seus serviços. “Nossos funcionários estão em constante sintonia em termos de conhecimento técnico dos veículos e instruídos a promover um atendimento personalizado aos nossos passageiros”, disse o gerente geral da Viação Atibaia São Paulo Walter Luiz Filardo. A estrutura da empresa atende as normas e especificações técnicas dos maiores fabricantes do Brasil, com criteriosos programas de manutenção preventiva e corretiva. Lá, para ser um motorista é necessário o atendimento de uma série de pré-requisitos iniciais que ordenarão seus primeiros passos interno. “Para ser admitido como motorista, exigimos que o profissional tenha sua habilitação D ou E, no mínimo dois anos de experiência em veículos comerciais e tenha realizado o curso sobre transporte coletivo de passageiros. Na área psicológica são realizados testes para se conhecer o perfil do candidato de modo a satisfazer nossas solicitações”, revelou Karina Silva Sarraf, psicóloga da empresa de Atibaia. Antes mesmo desse processo, é analisado o currículo do candidato onde é examinado todos os seus conhecimentos pela gerência operacional e uma entrevista técnica. Na terceira fase, os testes práticos com instrutores comprovarão se o candidato tem ou não condições de ser admitido pela empresa. Um exame médico finaliza a seleção.

Cuidados permanentes para os ônibus rodarem com segurança

A empresa assegura ao funcionário já estabelecido um constante aprimoramento do desempenho e de motivação, que periodicamente, é reciclado e avaliado através de cursos de direção defensiva, econômica e legislação de trânsito, conscientização ambiental, palestras com a Policia Rodoviária Federal sobre diversos temas, como o alcoolismo e as leis de trânsito e de treinamento na área de relações humanas. Assistência médica e odontológica e exames anuais, como o eletrocardiograma, também estão ao alcance de cada funcionário da Viação Atibaia São Paulo. Desde outubro do ano passado, cada ônibus urbano que sai de fábrica tem que atender a lei de acessibilidade e com isso ele virá com elevador ou então sara produzido com piso baixo. E nessa área os motoristas e cobradores da empresa estão recebendo o treinamento em como operar de maneira satisfatória o elevador, de modo a oferecer comodidade no momento de embarque ou desembarque daquela pessoa com mobilidade reduzida.
Manutenção preventiva e corretiva para se conseguir sucesso em suas operações

De acordo com informações da empresa atibaiana, os funcionários dos setores de mecânica e elétrica são capacitados e treinados pela própria montadora. Na manutenção dos ônibus são usadas somente peças de primeira linha, garantindo assim, melhor desempenho e maior segurança aos passageiros. E os motoristas ainda recebem noções mínimas em mecânica para que possam averiguar problemas, em caso de panes dos veículos, e orientar o setor de manutenção para que este possa solucionar o mais rápido possível qualquer imprevisto. E quanto ao uso do cinto de segurança por parte de seus passageiros? Segundo Walter Filardo, antes do embarque, cada motorista tem a orientação de colocar um aviso no sistema de som do ônibus esclarecendo a obrigatoriedade e os benefícios de se utilizar corretamente o equipamento de segurança. Também são oferecidas informações de procedimento da viagem e de segurança através de folhetos explicativos colocados em cada espaldar das poltronas. “É nossa obrigação zelar pela boa viagem de nossos passageiros”, concluiu Filardo.


Fotos Antonio Ferro
Exclusiva


Pensando na Copa de 2010, Joanesburgo implantará corredores de ônibus

Por Antonio Ferro



Um novo sistema de ônibus para uma das principais cidades sul-africanas está em desenvolvimento para atender os chamativos de uma copa do mundo de futebol.


Em agosto do ano passado, uma comitiva liderada pelo prefeito sul-africano de Joanesburgo, Amos Masondo, veio ao Brasil, mais especificamente a Curitiba, para conhecer o consagrado sistema BRT (Bus Rapid Transit) que a cidade implantou a partir de 1974 e que ficou conhecido mundialmente. Segundo ele, o sistema curitibano sempre foi lembrado em livros e filmes, mas nada como experimentar in loco como funciona o serviço. Após tomar ciência dos benefícios, um projeto de transporte massivo de passageiros denominado “Rea Vaya” foi desenvolvido, implicando em uma série de corredores exclusivos interligando os principais bairros da cidade sul-africana. Espera-se que, com o aumento da oferta de transporte público, haja redução em 15% o tráfego de veículos na região central da cidade. Em colaboração com a Iniciativa Clinton para o Clima (CCI), da Fundação Clinton, do ex-presidente norte-americano Bill Clinton, a cidade de Joanesburgo quer atender aos padrões estabelecidos dentro do conceito de cidades que procuram reduzir seus impactos ambientais.

Fotos Divulgação

Para isso, decidiu que nos corredores de ônibus, com a implantação da primeira fase no primeiro semestre deste ano, serão utilizados somente ônibus convencionais e articulados dotados com blocos Euro 4. A Scania do Brasil será a fornecedora dos 143 chassis, modelo K310 articulado (41 unidades) e K270 (102 unidades), todos equipados com o motor de 9 litros e a tecnologia da recirculação do gás de exaustão (EGR), que elimina a necessidade de outro equipamento para o tratamento posterior dos gases e que ainda pode reduzir em 60% a emissão de particulados e outros 30% de óxido de nitrogênio em comparação à Euro 3.



Investir em BRT, um conceito de transporte público eficiente com alta capacidade em passageiros transportados, proporcionará maior eficiência, rapidez, informação, acessibilidade e conforto, com aspectos positivos na fluidez do trânsito e na diminuição dos índices de gases poluentes emitidos. Cada novo ônibus também será equipado com o GPS - Global Positioning System – para auxiliar na operação de controle do sistema e elevadores para o acesso de pessoas com mobilidade reduzida. As carroçarias Gran Viale (os articulados com 18,5 m de comprimento terão capacidade para 112 passageiros, já os modelos com 13 m podem levar 81 passageiros) serão produzidas pela gaúcha Marcopolo e já serão utilizadas durante a Copa das Confederações de Futebol, em julho próximo. De acorodo com informações, o sistema “Rea Vaya” terá 330 km de corredores exclusivos até 2013, com a entrada de aproximadamente 1.000 novos ônibus até a conclusão do sistema.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

segurança



JEITO CAPIXABA EM PROMOVER SEGURANÇA



Por Antonio Ferro



Do Espírito Santo, a empresa de ônibus Viação Águia Branca e sua coligada Viação Salutaris e Turismo, as duas totalizando uma frota de 773 veículos, mostra que o seu perfil no transporte de passageiros em longas distâncias exige total comprometimento com a segurança de seus motoristas e passageiros. Oferecer treinamentos e aperfeiçoar continuamente o profissional de maneira a promover, sem riscos, o deslocamento de milhares de vidas é prova de como realizar um negócio em que o sucesso depende da qualidade operacional. Dentre as ações das empresas está um programa em que para se ter saúde, tem que haver educação, como o Programa Medicina do Sono, iniciativa que busca melhorar a qualidade de vida dos motoristas do Grupo Águia Branca e reduzir os riscos de acidentes causados por sono nas estradas. Os motoristas são estimulados a adotarem hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos, para combater problemas como pressão alta, obesidade e índices elevados de colesterol no sangue. Para a direção das empresas, os fatores negativos quando não tratados interferem na qualidade do sono e comprometem o desempenho dos profissionais nas estradas, aumentando os riscos de acidentes causados por sono ao volante, responsável por 25% dos sinistros. A medicina do sono é tratada me três laboratórios localizados em Vitória, Salvador e Três Rios, onde são realizados diagnósticos por meio de exames de polissonografia completa – avaliação do sono. Outra forma de prevenção é que a empresa aplica o uso do etilômetro (bafômetro) e o teste de análise do nível de alerta dos motoristas antes de suas viagens. A Revista AutoBus entrevistou Mauro Melo, diretor da Viação Águia Branca – regional Espírito Santo.




Revista Autobus - Sabemos que hoje o tema segurança é um imperativo nas áreas operacionais das empresas de ônibus. Além disso, os veículos mais modernos já saem de fábrica incorporados de tecnologias que promovem total comodidade a passageiros e motoristas em suas viagens. Mas isso tudo não tem razão se um profissional do volante ou da área de manutenção não receber contínuas instruções em como lidar com determinadas situações. O que a Unidade de Passageiros do Grupo Águia Branca promove no item segurança para obter uma condução defensiva e com qualidade?

Mauro Melo - Além do alto padrão técnico dos equipamentos e ônibus que disponibilizamos para uso dos clientes, investimos continuamente em segurança, um dos principais indicadores da gestão operacional.

As ações, nesse aspecto, começam na contratação do profissional. O primeiro passo é avaliar se o candidato atende ao perfil descrito para trabalhar na empresa. Em seguida, são realizadas avaliações técnicas, psicológicas e médicas e por fim, os futuros motoristas participam de um treinamento introdutório com o objetivo de conhecer a cultura e valores da organização.

Entendemos que dessa forma, começamos a mostrar ao candidato qual a nossa missão: prestar um serviço com qualidade e segurança, o que deve ser entendido perfeitamente por todos que atuam na empresa.

Uma vez admitido, o profissional tem um acompanhamento sistemático em sua rotina de trabalho, realizado por outro profissional, especialmente qualificado para essa missão.

Durante o tempo em que o motorista permanece na empresa, ele participa do Programa Medicina do Sono, pioneiro no setor de empresas de transporte de passageiros e que trata distúrbios relacionados ao sono, com a função de incentivar hábitos relacionados à qualidade de vida para melhorar o desempenho nas viagens. Todo esse processo leva, consequentemente, à redução de acidentes. Além disso, são realizadas campanhas preventivas de conscientização; treinamentos técnicos, reuniões e debates; tudo para reforçar a importância da segurança para os profissionais e garantir aos clientes o melhor serviço.

Todas essas ações realizadas com os motoristas são acompanhadas e avaliadas mensalmente por uma Comissão Interna de Segurança, que é presidida pelo Diretor Regional, fato que demonstra a seriedade com que tratamos o assunto SEGURANÇA.

Em resumo, buscamos investir ao máximo em segurança e temos excelentes índices nesse quesito. Um exemplo é que desde o ano de 2000, quando implantamos o Programa Medicina do Sono, que trata os distúrbios do sono e incentiva a qualidade de vida, nenhum acidente causado por sono foi registrado nas empresas da Unidade de Passageiros (Viação Águia Branca e Salutaris).





RAB - Como é a formação do novo motorista?

MM – Damos preferência por candidatos com o 1º Grau completo; experiência mínima de 4 anos com veículos de grande porte (ônibus, caminhão, carreta) em rodovias com alto tráfego e carteira de habilitação D ou E com tempo mínimo de 5 anos. A empresa também realiza um treinamento de ambientação com o objetivo do motorista conhecer a cultura da empresa e aprimorar seus conhecimentos dentro do padrão da empresa, esse treinamento tem duração de 14 dias.

RAB - No caso de profissionais já estabelecidos, eles recebem treinamentos e cursos de reciclagem operacional constantemente?

MM - Sim. O Treinamento de Aperfeiçoamento (Reciclagem), por exemplo, é realizado mensalmente com os motoristas com mais de um ano de empresa, abordando assuntos de acordo com a necessidade do profissional. Dentre os temas trabalhados estão as mudanças na legislação, mudanças na frota, sempre com abordagem e foco em segurança, atendimento ao cliente e a diminuição nos impactos ao meio ambiente por meio da economia de óleo diesel. Outros treinamentos de aperfeiçoamento são definidos de acordo com a necessidade dos profissionais.

Motoristas em treinamento


RAB - Como a empresa encara a saúde do profissional, o que é oferecido a ele?

MM - A empresa encara como um fator fundamental, uma vez que o bem estar dos funcionários está diretamente relacionado à produtividade dos profissionais e, consequentemente, impacta na segurança dos passageiros. Para isso, oferecemos variados programas internos:

- Programa Medicina do Sono, que trata e previne distúrbios do sono e incentiva a adoção de hábitos saudáveis, dentre elas a prática de exercícios físicos dos motoristas por meio da sala de estimulação – local adaptado com aparelhos de ginástica e pista de caminhada;
- Exames Periódicos;
- Plano de saúde;
- Eventos para conscientização como o Semana da Saúde, entre outros;

RAB - Está em constante atualização quanto à tecnologia empregada nos novos ônibus?

MM - Sim, a empresa está em sintonia com as mudanças na tecnologia e desta forma proporciona aos seus motoristas atualizações por meio de treinamentos técnicos, a fim de habilitá-los para adequado do uso desses equipamentos.

RAB - Na área de manutenção, o que a empresa condiciona para que seus veículos rodem dentro do padrão mínimo de segurança? Há um relacionamento com as montadoras em oferecer constante treinamento ao seu pessoal desta área?

MM - As empresas da Unidade de Passageiros seguem rígidos padrões de manutenção periódica, sempre com o aval das montadoras e fabricantes de peças automotivas, visando a segurança e o conforto de nossos clientes e funcionários. Além disso, nossos funcionários são treinados constantemente por profissionais altamente qualificados, uma parceria entre as montadoras e a empresa; garantindo assim excelência nos serviços de manutenção dos nossos equipamentos.

Preocupação em uma manutenção de qualidade

RAB - Um tema até então problemático: como fazer o usuário/passageiro seguir as normas de segurança, como o uso do cinto de segurança? A empresa promove alguma ação de conscientização a ele?

MM - Antes de cada viagem, o motorista realiza o Procedimento Operacional (PO), quando fala sobre a viagem, trajeto, duração, etc, com o objetivo de “quebrar o gelo” e se aproximar dos passageiros, para transmitir segurança e se colocar a disposição para qualquer eventualidade.

Além disso, há a sinalização nas poltronas sobre a importância do uso do cinto durante a viagem.
RAB - Seus clientes respondem positivamente quanto ao uso de itens que promovem a máxima segurança? A empresa procura divulgar seus métodos empregados tanto em treinamentos, como no uso de veículos seguros?

MM - De acordo com uma pesquisa de satisfação de clientes, realizada pelo Instituto Futura em 2007, o índice de satisfação no quesito “Forma de dirigir” foi de 84,8%.

No que se refere à divulgação das ações, os programas Medicina do Sono e de produtividade dos motoristas (que incentiva a melhoria constante no que se refere ao conhecimento técnico e cumprimento das normas de trânsito) são sempre mencionados pela empresa, quando o assunto é segurança.


Fotos - Águia Branca

Raio X da unidade de passageiros

Faturamento - R$ 260 milhões - (previsão para 2009)

Linhas atendidas – 331 linhas regulares de Ônibus

Número de veículos: Viação Águia Branca – 613
Viação Salutaris e Turismo – 160
Total Unidade Passageiros - 773

Estados atendidos - 06 (BA, ES, MG, RJ, SP RO);

Serviços operados - transporte rodoviário de passageiros, transporte de cargas de até 30 kg e pontualmente, serviços de Turismo;

Quantos funcionários - Viação Águia Branca – 2.077
Viação Salutaris e Turismo – 464
Total Unidade Passageiros - 2.541

Quantos km roda mensalmente - Viação Águia Branca – 4.707.491
Viação Salutaris e Turismo – 1.116.078
Total Unidade Passageiros - 5.833.569 milhões


Idade média da frota – 6,7 anos

Principais linhas- Viação Águia Branca:

Rio de Janeiro X Salvador;
Vitória X Salvador;
Vitória X Rio de Janeiro;
Salvador X Porto Seguro;
Salvador X Ilhéus;
Vitória X São Paulo;
Vitória X Itabuna;
Salvador X Irecê

Viação Salutaris e Turismo:

São Paulo X Vitória da Conquista;
Vitória X Salvador;
São Paulo X Ponte Nova;
Vitória X Rio de Janeiro;
Rio de Janeiro X Paraíba do Sul

Fonte - Águia Branca

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Exclusiva
.

SOB A TUTELA DA SEGURANÇA (parte 2)



Por Antonio Ferro


Eleger a segurança como forma de sucesso nas operações. Para as empresas de ônibus, pauta obrigatória em suas rotinas.

Foi-se o tempo em que uma viagem de ônibus era só lotar o veículo de passageiros e botar o pé na estrada rumo ao destino escrito na caixa do itinerário. A primazia de hoje é estabelecer métodos operacionais onde a segurança também ocupa espaço em suas viagens, sendo uma questão de extrema importância para as empresas do setor. A busca pela qualidade é a essência para que o negócio transporte não perca seu foco, como o leitor poderá ver nas próximas linhas. Nesta continuação da matéria “Sob a tutela da segurança”, vamos mostrar o que algumas das principais empresas de ônibus rodoviários realizam para assegurar o embarque e o desembarque de seus clientes sem incertezas ou riscos.


CUIDANDO DA SAÚDE DOS MOTORISTAS E DOS ÔNIBUS


Umas das pioneiras em viagens rodoviárias de longas distâncias em nosso país e que hoje atinge uma grande extensão do território nacional, a Viação Itapemirim possui um amplo programa que nivela o profissional da direção e manutenção em um patamar padronizado na questão do desenvolvimento continuo em suas funções. De acordo com a filosofia da empresa, ela emprega o seu Programa de Qualidade de Vida aos motoristas e respectivas famílias. São muitas as ações promovidas ao bem estar dos motoristas: oferta de academias de ginástica espalhadas nos pontos de apoio e no Hotel dos Motoristas, em Guarulhos (espaço integrado para descanso e lazer, com cerca de 500 vagas em quartos especialmente ambientados para descanso dos motoristas em trânsito). Ao todo são 19 academias, contando ainda com o auxílio de fisioterapeutas para tratamento de problemas relativos à postura e ergonomia; Treinamento para desenvolvimento pessoal e profissional (extensivos também à família). Apoio às famílias dos motoristas, por meio de assistentes sociais, com reuniões periódicas com as esposas dos motoristas, em que são passadas orientações familiares, sobre educação dos filhos, planejamento familiar; Programa de Aperfeiçoamento de Motoristas em que todos eles são treinados e reciclados anualmente em tudo de novo que existe na empresa e no mercado, na área mecânica e operacional; Programa de Humanização de Alojamentos, no qual os motoristas dormem nos períodos de trocas, ou seja, contamos com alojamentos humanizados, com ambiente familiar, acolhedor, silencioso, quartos com ar condicionado e luz enfraquecida para evitar o desconforto na hora de um colega entrar ou sair do quarto. “Os resultados de todo esse trabalho são motoristas mais seguros, confiantes na preocupação da empresa com ele, e acima de tudo mais saudáveis”, enfatizou Delamar Cruz, assessor de imprensa da Itapemirim.

Ônibus novos para garantir a melhor qualidade

A saúde de seus funcionários é outra questão tratada de modo muito cuidadoso pela empresa de origem capixaba. Pelo Programa de Higiene do Sono são identificados e tratados os fatores que podem prejudicar o sono e o repouso normal do motorista, permitindo o bom exercício de suas funções dentro da empresa e mais saúde e bem-estar nas atividades cotidianas. Segundo a Itapemirim, cada condutor é acompanhado pela área médica da empresa e RH, através de avaliações por meio de questionários, que possibilitam identificar possíveis distúrbios relacionados ao sono. Havendo essa identificação, eles são encaminhados para o Instituto do Sono, em São Paulo, onde passam pelo exame de polissonografia para confirmar ou não o que se foi constatado pelo questionário. Confirmando, há um trabalho com o motorista que vai desde a alimentação balanceada até a utilização de equipamento como o CPAP (Continuous Positive Airways Press – equipamento incorporado à mascara de oxigênio que auxilia a desobstruir as vias respiratórias durante o sono, corrigindo a respiração e tratando casos como apneia obstrutiva do sono). A empresa também conta com dois ônibus adaptados, denominados Relax Studio, especificamente projetados para monitorar e apoiar os motoristas nas estradas, onde o motorista fica exposto a um tipo de luz cuja intensidade, determinada e orientada por médicos especializados, revitaliza o estado de alerta do profissional. “Ainda temos a orientação de nutricionista com dicas de alimentação e cardápios planejados, com controle de Índice de Massa Corporal (IMC) e de obesidade. Quando se detecta aumento acima dos padrões normais no IMC os motoristas são orientados pela área médica, sendo acompanhados e monitorados”, lembrou Delamar.


Manutenção preventiva


Quanto à saúde de seus ônibus, a Itapemirim revela que dedica especial atenção à manutenção de sua frota. A cada viagem e com base em relatórios técnicos, os ônibus passam por checagem completa. E poder ter em sua frota veículos avançados tecnologicamente, representa à empresa o quão essencial é dispor de ônibus com toda a segurança embarcada. “Em setembro do ano passado, por exemplo, um grupo de motoristas participou de uma temporada de treinamento na fábrica da Volvo, em Curitiba para conhecer o chassi B12R. Um dos recursos que chamou a atenção das comissões de análise técnica de nossa empresa foi o ESP, programa de estabilidade que evita situações de risco como derrapagens e capotagens. Além disso, existe toda a assistência técnica e manutenção dos veículos, em um pacote de soluções que dá atenção específica para o treinamento dos motoristas. Foi o conjunto da proposta Volvo que agradou, por apresentar soluções adequadas para que se pudesse apostar na introdução de uma nova marca na frota”, argumentou o executivo da Itapemirim. E quanto ao uso do cinto de segurança por parte de seus usuários? Delamar respondeu que a operadora incentiva e orienta todos os clientes sobre a obrigatoriedade e vantagens de usarem o cinto de segurança, equipamento que está instalado em todos os ônibus fabricados a partir de 1999. A revista de bordo da empresa (Na Poltrona) traz em todas as edições um anúncio com o título “Use o Cinto de Segurança: É seu Direito e Dever”.


Relax Stúdio
Fotos Itapemirim

CAUTELA, A PALAVRA CHAVE NA CATARINENSE


Operando em rotas que ligam Santa Catarina à São Paulo e ao Paraná, a Auto Viação Catarinense é outro exemplo de como a segurança se faz presente em todos os momentos de uma longa viagem de ônibus. Valorizar o profissional e se preocupar com a segurança de passageiros, funcionários e de todos que trafegam pelas estradas são aspectos presentes na cultura da empresa desde os mais remotos tempos em sua vida. As práticas utilizadas pela empresa catarinense, que conta com 1.200 colaboradores, mostram que a prudência é antes de tudo uma forma de poder oferecer satisfação plena aos seus clientes e colaboradores. Lá, os motoristas recebem informações periódicas através de cursos de reciclagem e de capacitação em transporte de passageiros, exigidos na contratação. Também são aperfeiçoados internamente com testes regulares sobre os conhecimentos profissionais, sendo avaliados pelo RH (recursos humanos). Caso se detecte qualquer fator de instabilidade operacional, o profissional passa por novo acompanhamento prático até a total reordenação da conduta.


Treinamento é a melhor maneira de prevenção.
Fotos Catarinense

“Temos uma preocupação inicial já no processo seletivo, onde o candidato só participa do processo quando já tem sua carteira do curso de Capacitação (Resolução 168). Anualmente nossos motoristas participam na matriz de cursos de atualização da empresa para que rapidamente estejam informados e capacitados a operar as novas tecnologias incorporadas aos veículos. Estes treinamentos são realizados em parcerias com instrutores das montadoras, no tocante as novas tecnologias e com parceria com a PRF (Policia Rodoviária Federal) no aspecto da direção defensiva. Nesses treinamentos são abordados temas variados, como previsibilidade de ações defensivas na condução práticas operacionais com veículos em simulação de situações reais, condições adversas existentes na condução e utilização correta de equipamentos de segurança dos veículos”, disse Anuar Helayel, Diretor Executivo da Catarinense.



Para a transportadora, o período de admissão de um motorista denota uma importância para a trajetória desse profissional. De acordo com seus procedimentos, após o processo de seleção e aprovação pelo RH, o novo motorista é encaminhado ao departamento de tráfego onde receberá dos instrutores um período de integração contendo informações necessárias para se adaptarem às normas da Auto Viação Catarinense e desta forma evitar procedimentos errados. Desse modo, com etapas teóricas e práticas, a função é apresentar os veículos utilizados pela empresa ao profissional para que possa então opera-lo dentro de um padrão seguro. “Somente após a integração o motorista é encaminhado para seu setor e por um período de no mínimo oito viagens será acompanhado por um motorista instrutor, para conhecer melhor as linhas, carros e procedimentos”, lembrou Anuar.



Já cumprindo todas as suas atividades rotineiras, o colaborador da Catarinense tem a sua disposição um médico do trabalho, convênio com algumas clínicas, plano saúde e plano odontológico. Na filosofia gerencial da empresa a prevenção é sempre o melhor caminho, por isso ela investe em campanhas anti-tabagismo e também sobre alimentação saudável, dispondo também de ginástica laboral e prática de atividades físicas. Dentro de breve será inaugurada uma academia de musculação na garagem matriz, com acompanhamento de profissionais capacitados.

Rodando mais de 3.600.000 km por mês, a Catarinense investe constantemente na atualização quanto a tecnologia empregada em novos ônibus. Todo veículo agregado à frota da empresa passa por apresentação técnica por instrutores das montadoras, oferecida ao corpo de instrutores da transportadora, que repassam toda e qualquer informação referente ao modo de operar de cada marca. “A cada momento surgem novos equipamentos que tornam o trabalho diário mais prático e seguro e desta forma todos os nossos motoristas precisam saber como funcionam estas tecnologias. Para isso mantemos um relacionamento muito próximo com as produtoras de chassis com o intuito de deixar os funcionários cada vez mais capacitados com o advento de novas tecnologias”, enfatizou Anuar. Para o executivo da Catarinense, mais segurança é um fator decisivo ao passageiro no momento de escolha por serviços de qualidade. E isso a empresa divulga, além dos treinamentos, através de seu site, de e-mail marketing e de algumas ações específicas que podem ser conferidas em feiras e eventos relacionados ao transporte de passageiros.

Exercícios físicos para o melhor condicionamento do profissional

Nas palavras de Anuar Helayel, utilizar ônibus tão avançados tecnologicamente significa estar cada vez mais preparado para proporcionar conforto e segurança aos passageiros. “Antes do início das viagens os passageiros são orientados pelos funcionários da empresa que apresentam e orientam sobre os itens de segurança e sua importância para uma viagem tranqüila e segura, além de informações adicionais junto aos equipamentos”, concluiu ele. A frota da empresa possui 400 ônibus, com idade média de 4 anos e que realizam os serviços convencional, executivo e leito ao atendimento de 115 cidades. Anualmente são renovados 10% de seus veículos. Suas principais linhas são: Florianópolis x Curitiba, Florianópolis x São Paulo; Florianópolis x Campinas, Curitiba x Foz do Iguaçu, Curitiba x São Caetano do Sul; Lages x São Paulo; Criciúma x Foz do Iguaçu; Blumenau x São Paulo e Rio do Sul x São Paulo.

TRANSPONDO FRONTEIRAS - VELOCIDADE CONTROLADA

Não limitando o tema segurança somente ao Brasil, pelos lados do Pacífico a peruana Excluciva atenta pelo fato que sem precaução não é possível se fazer uma viagem rodoviária. Segundo José Juan Ciccia Carpena, diretor administrativo da transportadora, para ser motorista na Excluciva o candidato deve ter no mínimo 5 anos de habilitação profissional em ônibus. “Nossa empresa também conta com uma área de psicologia que avalia constantemente o estado de ânimo dos motoristas, ajudando-os a resolver seus problemas. A prevenção é um tema abordado com freqüência nos cursos de aprimoramento, tratando de motivação e nas questões técnicas do serviço. Além disso, o ministério do transporte peruano nos envia técnicos para capacitarem nossos motoristas em relação a regulamentos da profissão”, destacou ele. De acordo com executivo peruano, a Excluciva oferece em sua sede uma área de descanso para os condutores, equipada com sauna a vapor. “Com essa finalidade, queremos que nossos motoristas trabalhem 100 % relaxados”, disse.


Cada veículo possui GPS e a sua velocidade máxima é de 90 km/h. Se o motorista ultrapassar esta marca, o passageiro poderá exigir a redução da velocidade, pois no salão há um velocímetro digital mostrando o deslocamento do ônibus. “Viajar com segurança faz com que nossos clientes confiem cada vez mais em nós. Cada condutor utiliza um dispositivo anti-sono. Caso ele incline demais a cabeça, o equipamento sonoro avisa-o da desatenção”, declarou José Juan. No setor de manutenção, seus 24 ônibus passam por uma completa revisão assim que retornam de suas viagens, garantindo as ideais condições de operações pelas estradas peruanas. A empresa também informou que inaugurará uma nova área de manutenção (taller), mais moderna e com benefícios para que todos os veículos sofram a correta manutenção.



Para a Excluciva, possuir ônibus com avançada tecnologia é um ponto a favor não só para a empresa, mas também ao transporte peruano. Oferecer um melhor serviço, com qualidade, a seus clientes representa um crescimento sustentável que se busca nestes anos todos na empresa. No quesito cinto de segurança, o executivo da Excluciva informa que o assunto é delicado, pois depende de cada passageiro tomar medidas que assegurem sua segurança. “Nossas rodomoças (auxiliares) se encarregam de solicitar sempre o uso do cinto. Isso tem aumentado a consciência de nossos clientes quanto ao equipamento”, finalizou José Juan.
Fotos e vídeo Excluciva