Ônibus urbanos
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TIRO NO PÉ
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Antonio Ferro
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Proibir a circulação dos ônibus fretados pelo centro de São Paulo é um verdadeiro tiro no pé dado pela administração municipal. É uma incongruência gerada pelo egoísmo de uma sociedade com quatro rodas que preferem a tranqüilidade de seu automóvel a ter que enfrentar a rotina diária dos sistemas de transporte de massa encontrados na cidade. A capacidade desses sistemas há tempos que chegou ao limite e exigir a transferência dos passageiros que escolheram um modo mais confortável, coletivo e ambientalmente correto ao metrô ou aos ônibus urbanos é falhar no desafio de promover um transporte eficaz e com propostas que todos clamam – a melhoria do fluxo do sistema viário. Acredito que, quem obrigou esse regulamento absurdo nunca pôs os pés dentro de um ônibus, metrô ou trem e conheceu a verdadeira situação dos que usam o transporte coletivo. Decisões de gabinete são cômodas e ótimas pra resolveram no papel o que ninguém tem a coragem de fazer – restringir o individual e fomentar o coletivo. Para quem quer ser uma das sub-sedes da Copa de 2014, e receber até a abertura do evento, a atitude tem tudo a ver em como não proporcionar uma guinada, para o bem, de seus sistemas de transporte.
Decisões importantes não são oriundas de grupos técnicos, não no serviço público nacional.
ResponderExcluirInfelizmente tanto a nível municipal, estadual ou federal as decisões que na maioria das vezes desagradam as populações envolvidas na maior parte das vezes não ouvem as bases, ou seja o eleitorado. Por isso ou as decisões são políticas ou técnicas ou um combinado das duas. No caso específico do transporte, conheço mais de 100 cidades de cabo a rabo neste País e posso concluir (e creio que os técnicos de outras áreas como a saúde por exemplo, também) que tudo que se faz nessa área em sua maior parte não trás benefício algum para a população, vejamos alguns exemplos?
ResponderExcluir- pintura padrão unificada ou não nas cidades, não ajuda em nada o usuário, a maioria composta por pessoas de baixo estudo, pouca leitura e baixo intelecto consequentemente. Logo, as cores dos ônibus associadas às empresas é o melhor caminho para uma sociedade de pessoas nesta situação educacional. Criar sistemas onde as cores tem benefício apenas de "uniformização visual burra" fazendo com que as cidades pareçam GRANDES MONOPÓLIOS DE TRANSPORTE POR ÔNIBUS (mesmo que estas sejam operadas por 2, 5, 10 e até mais de 20 empresas de ônibus) é de uma burrice sem limites! O maior exemplo é o dito cujo METROPOLITANO de São Paulo onde os ônibus AZULÕES (tonalidade de cores irritantes pelo elevado número de veículos nessa cor) são vistos em 67 municipios diferentes de 3 regiões metropolitanas. É um desserviço e desrespeito ao usuário. Com certeza quem implantou tal sistema NUNCA USOU ONIBUS e além disso sofre de baixa acuidade visual por não perceber o universo informativo de informações ao usuário que pela cor poderia ser utilizado numa área tao complexa como a cidade de São Paulo em sua respectiva região metropolitana. No Governo Serra do PSDB a única mudança nessa área foi colocar em letras garrafais a inscrição GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO nas laterais do ônibus como se o Governo tivesse comprado todos os 4000 ônibus das 50 empresas diferentes, hoje ESCONDIDAS dentro de uma pintura padrão fajuta e dentro de CONSÓRCIOS que buscam somente o interesse do lucro.
A concorrência entre empresas e a operação de linhas em pool é e sempre será a melhor alternativa em todas as esferas de transporte, seja ele urbano ou rodoviário, coisa que os políticos NÃO QUEREM fazer pois é mais cômodo cada vez mais tornar a vida do usuário de ônibus mais difícil. É por estes e outros motivos que a cada dia vemos mais automóveis nas ruas (e muitos velhos!) não dá p/ usar um sistema de ônibus burro destes onde p/ começar a própria cor é toda igual de cabo a rabo e em todas as regiões. Menos mal que a mesma prefeitura de S.Paulo dividiu a cidade de SP em 8 áreas e cada uma tem sua cor, exemplo até agora NÃO SEGUIDO pelo Governo em suas regiões metropolitanas.
marcos.nascimento9898@yahoo.com.br
047 96035480
Infelizmente tanto a nível municipal, estadual ou federal as decisões que na maioria das vezes desagradam as populações envolvidas na maior parte das vezes não ouvem as bases, ou seja o eleitorado. Por isso ou as decisões são políticas ou técnicas ou um combinado das duas. No caso específico do transporte, conheço mais de 100 cidades de cabo a rabo neste País e posso concluir (e creio que os técnicos de outras áreas como a saúde por exemplo, também) que tudo que se faz nessa área em sua maior parte não trás benefício algum para a população, vejamos alguns exemplos?
ResponderExcluir- pintura padrão unificada ou não nas cidades, não ajuda em nada o usuário, a maioria composta por pessoas de baixo estudo, pouca leitura e baixo intelecto consequentemente. Logo, as cores dos ônibus associadas às empresas é o melhor caminho para uma sociedade de pessoas nesta situação educacional. Criar sistemas onde as cores tem benefício apenas de "uniformização visual burra" fazendo com que as cidades pareçam GRANDES MONOPÓLIOS DE TRANSPORTE POR ÔNIBUS (mesmo que estas sejam operadas por 2, 5, 10 e até mais de 20 empresas de ônibus) é de uma burrice sem limites! O maior exemplo é o dito cujo METROPOLITANO de São Paulo onde os ônibus AZULÕES (tonalidade de cores irritantes pelo elevado número de veículos nessa cor) são vistos em 67 municipios diferentes de 3 regiões metropolitanas. É um desserviço e desrespeito ao usuário. Com certeza quem implantou tal sistema NUNCA USOU ONIBUS e além disso sofre de baixa acuidade visual por não perceber o universo informativo de informações ao usuário que pela cor poderia ser utilizado numa área tao complexa como a cidade de São Paulo em sua respectiva região metropolitana. No Governo Serra do PSDB a única mudança nessa área foi colocar em letras garrafais a inscrição GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO nas laterais do ônibus como se o Governo tivesse comprado todos os 4000 ônibus das 50 empresas diferentes, hoje ESCONDIDAS dentro de uma pintura padrão fajuta e dentro de CONSÓRCIOS que buscam somente o interesse do lucro.
A concorrência entre empresas e a operação de linhas em pool é e sempre será a melhor alternativa em todas as esferas de transporte, seja ele urbano ou rodoviário, coisa que os políticos NÃO QUEREM fazer pois é mais cômodo cada vez mais tornar a vida do usuário de ônibus mais difícil. É por estes e outros motivos que a cada dia vemos mais automóveis nas ruas (e muitos velhos!) não dá p/ usar um sistema de ônibus burro destes onde p/ começar a própria cor é toda igual de cabo a rabo e em todas as regiões. Menos mal que a mesma prefeitura de S.Paulo dividiu a cidade de SP em 8 áreas e cada uma tem sua cor, exemplo até agora NÃO SEGUIDO pelo Governo em suas regiões metropolitanas.
marcos.nascimento9898@yahoo.com.br