sexta-feira, 21 de agosto de 2009

BRT


DOBRADINHA BUSSCAR E
.
SCANIA NO TRANSMETRO


Antonio Ferro


A Colômbia, país considerado a terra do BRT, terá até o ano de 2010 mais um sistema exclusivo para ônibus urbanos a ser implantado na cidade de Barranquilla. Para isso, a organização do Transmetro fechou acordo comercial com a Busscar Ônibus para a aquisição de 300 carroçarias.


Localizadas junto ao Mar do Caribe, na região norte da Colômbia, Barranquilla e sua área metropolitana terão a partir de 2010 o seu Sistema Integrado de Transporte Masivo denominado Transmetro, que, segundo seus organizadores, contribuirá com a qualidade de vida dos habitantes e no desenvolvimento econômico e urbanístico das áreas envolvidas através do uso de tecnologias de ponta e do compromisso com o talento humano. Dentre os principais tópicos estão o incremento com a satisfação de seus clientes, o cumprimento do plano de manejo sócio ambiental segundo as normas do Banco Mundial e a implantação de uma infra-estrutura capaz de promover excelente mobilidade aos usuários do sistema de transporte coletivo e de todos os habitantes da cidade e seu entorno. A prefeitura de Barranquilla, juntamente com a Secretaria Distrital de Mobilidade e Trânsito, promove constantemente à toda população conferências e exposições mostrando quais serão os benefícios com a implantação do Transmetro.


Assim como outras cidades latinas, Barranquilla tem uma forte presença de ônibus pequenos em seu sistema de transporte público.
Foto - Reprodução

Com 2 milhões de habitantes, a região metropolitana de Barranquilla compreende uma área de 145 km2 e o tramo prioritário para seu primeiro BRT será implantado entre a cidade e o município de Soledad. A importância econômica dessa região requer o desenvolvimento de uma cidade mais eficiente e produtiva. Para isso o Transmetro será parte da modernização esperada para os próximos anos. A primeira fase de operação do sistema terá 13,4 km de corredores exclusivos localizados em duas das principais vias de cidade caribenha - Avenida Murillo e Avenida Olaya Herrera. Ao longo do trajeto serão construídas 15 estações de paradas com plataformas da altura do piso dos ônibus e a cada final dos corredores haverá terminais de transbordos. O acesso ao novo sistema se dará através de bilhetagem eletrônica, com cobrança pré-embarque nas estações e terminais.


K230

K310 articulado
Fotos - Scania

O objetivo do novo sistema é oferecer um serviço de transporte público caracterizado por uma cadeia logística com veículos de alta capacidade operados em vias exclusivas devidamente alimentadas e complementadas por uma rede de transporte melhorado que reduza substancialmente os tempos de viagem e brinde os deslocamentos com mais segurança, conforto e confiança. Também deverá haver a promoção de tecnologias com menores impactos negativos ao meio ambiente. Em atendimento a essa peculiaridade, os novos ônibus terão chassis Scania K230 e K310 articulado dotados com motores Euro 4 adequados ao diesel S50. O governo colombiano está investindo US$ 700 milhões em uma de suas refinarias para a produção do combustível. As operadoras Sistur Transportes Urbanos e Metrocaribe adquiriram da Busscar Ônibus 92 carroçarias articuladas Urbanuss Pluss e 89 unidades do mesmo modelo, mas na configuração Padron com 12m de comprimento, que serão enviadas em CKD e montadas na planta da encarroçadora catarinense localizada na cidade colombiana de Pereira. Cada novo ônibus terá ar condicionado, sistema GPS e de monitoramento da frota e operação e os modelos Padron agregarão elevadores para as pessoas com mobilidade reduzida. Outras 115 carroçarias para micro ônibus completam o pedido.


92 novos ônibus articulados como este entrarão em operação na cidade em 2010.
Foto (ilustrativa) Divulgação / Busscar

Segundo Daniel Piazera, gestor de Negócios Internacionais da Busscar, a Colômbia está demonstrando que em períodos de crise econômica também deve haver investimentos e trabalhar para manter os macro-projetos na pauta de um governo e de um país. “Os sistemas BRT que estão sendo implementados por todo o país são uma prova disso. Além disso, a confiança na marca, a qualidade percebida e a tradição consolidada foram as condições que definitivamente fizeram os clientes decidirem pela marca Busscar nesta operação”, adiantou ele. Piazera ainda destacou o desenvolvimento tecnológico e da engenharia avançada em termos de estudo das estruturas metálicas, elétricas e de acabamentos das carroçarias, itens que se destacaram na decisão de compra dos operadores de Barranquilla.

2 comentários:

  1. Não é à toa que nossos vizinhos estão sendo tão mais visitados e remunerados pelo turismo de alta classe, enquanto nós somos lembrados apenas como "vitrine de mulher pelada". Os colombianos podem ter o prazer de deixar o carro descansando em casa, durante a semana de trabalho.

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  2. A evolução, embora lenta, vem acontecendo. Podemos acelerá-la? Diversificá-la? Com certeza, e nos parece que é o que vem acontecendo com nossos vizinhos.
    Abraços
    Kaio
    Primeiro Clube do Ônibus Antigo Brasileiro

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