sexta-feira, 7 de agosto de 2009

BRT


NOVAS FRONTEIRAS
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AO BI ARTICULADO


Antonio Ferro


Volvo fornece o primeiro lote de chassis bi articulados para o Transmilenio de Bogotá, confirmando assim o sucesso representado como solução para as operações em sistemas BRT.


Ele já está presente em várias cidades da América Latina, mas ainda não operava no mais consagrado sistema de ônibus dos últimos tempos – o Transmilenio de Bogotá. Não falta mais. O chassi bi articulado Volvo B12M iniciou a sua operação justamente no dia do aniversário da capital colombiana, que completa 471 anos e tem em seu sistema de trânsito rápido de ônibus um exemplo mundial de operação eficaz em transporte urbano. Para o segundo semestre deste ano a Volvo fornecerá 10 unidades desse chassi encarroçadas pela Superpolo - subsidiária da Marcopolo naquele país - com o modelo Gran Viale. “A opção por adquirir os veículos bi articulados Volvo mostra uma visão moderna para o setor por parte dos gestores do Transmilenio, pois o uso desses veículos representa excelente opção para ampliar o atendimento ao usuário, diminuir o tempo de deslocamento, aumentar o número de passageiros e reduzir as emissões de poluentes”, disse Ediltron Gomes, gerente da Volvo Bus Latin America para a Colômbia.
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Com capacidade para transportar 260 passageiros, os novos ônibus possuem motor horizontal DH12D eletrônico com 340 CV localizado no entre eixos do primeiro módulo do chassi.
Divulgação/Volvo


As cinco primeiras unidades já foram entregues e contam com o bloco de 12 litros e 340 CV (Euro 3). O restante será equipado com motor para atender a norma Euro 4, pois a Colômbia terá a partir de janeiro de 2010 a vigência dessa nova resolução para veículos que operem em sistemas de transporte massivo. A Volvo também fornecerá um lote com 40 chassis B12M articulados. Todos os novos ônibus foram adquiridos pela operadora Ciudad Móvil. Outros 560 chassis da marca sueca já rodam pelo Transmilenio desde sua constituição, em 2001. O uso de veículos com maior capacidade em transporte proporcionou a retirada de 7 mil ônibus particulares de pequeno porte, economia no consumo de combustível e a redução em torno de 59% das emissões de poluentes, de acordo com levantamento feito pelo município. A Volvo informa que os sistemas de BRT são soluções práticas de implantação em curto espaço de tempo. “Estas e outras conquistas amealhadas pelo Transmilenio possibilitaram ao sistema ser o único grande projeto de transportes aprovado pelas Nações Unidas para gerar e vender créditos de carbono. Países industrializados que excederam seus limites de emissões de poluentes sob o Protocolo de Kyoto ou que simplesmente desejam ter uma imagem vinculada à ecologia podem comprar créditos do BRT colombiano. Além de as outras nações poderem equilibrar seus balanços de emissões, a venda dos créditos pode render receitas de US$ 100 milhões a US$ 300 milhões para a cidade de Bogotá”, revelou Per Gabell, presidente da Volvo Bus Latin America.

Per Gabell - Essa venda confirma a grande capacidade de transporte e a eficiência dos chassis Volvo no sistema Transmilenio

O Transmilenio é formado por eixos troncais com linhas expressas que cruzam a cidade em vários sentidos. São 101 estações de ônibus, 60 rotas alimentadoras, cerca de 1,6 milhão de passageiros transportados diariamente e 266 bairros atendidos. É considerado um modelo de eficiência, pois apresentou benefícios mútuos ao trânsito na cidade, com a diminuição da enorme frota de veículos de pequeno porte que transitava pela região central e do número de acidentes de trânsito, além de contribuir significativamente para a melhoria da qualidade do ar. “A Volvo é reconhecida por não se limitar a vender ônibus, mas por oferecer soluções completas de transporte, que atendem tanto as necessidades do transportador como as do gestor do sistema”, afirmou Euclides Castro, gerente de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin America. De acordo com informações da montadora, mais de 80% da frota do segmento de articulados na América Latina leva o nome Volvo consigo.


Divulgação/Marcopolo

A apresentação dos novos ônibus teve grande cobertura por parte da mídia colombiana. Um evento realizado pela prefeitura de Bogotá enfatizou a importância, aos moradores da capital, dessa nova iniciativa para a melhoria de seu sistema de transporte.


Divulgação/Marcopolo

3 comentários:

  1. Temos muito o que aprender com nossos vizinhos.

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  2. Daniel Ramos de Oliveira8 de agosto de 2009 às 09:59

    Concordo com o nosso amigo Nanael ainda temos muito o que aprender com os nossos vizinhos,principalmente com os do Chile e da Colombia.Atualmente a unica cidade brasileira que implantou com sucesso os BRT's foi Curitiba,inclusive foi a que serviu de exemplo pra as outras cidades da America do Sul.

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  3. Ex-prefeito mas eterno arquiteto e grande administrador público o Sr. Jaime Lerner. Os demais "políticos" deveriam se espelhar nele para, em tantas outras localidades, agilizarem o transporte público também de forma dinâmica e produtiva. Infelizmente não é o que vemos.
    Parabéns pela matéria.
    Kaio - Primeiro Clube do Ônibus Antigo Brasileiro
    www.primeiroclubedoonibusantigo.com

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