sexta-feira, 28 de agosto de 2009

História


UM PULO AO PASSADO

Antonio Ferro

Nestas reminiscências, vamos aproveitar para rever alguns tipos de ônibus que marcaram os anos de 1960 e 1970. Estas carroçarias foram produzidas pela Caio, ainda em sua unidade localizada na Rua Guaiaúna, em São Paulo no ano de 1952. Foi neste ano que a encarroçadora inovou ao lançar uma estrutura inteiramente de metal em substituição a madeira. Em anexo nesta recordação, também podemos ver duas peças publicitárias da Nimbus e Striuli.


Seria esta uma versão pré-Bossa Nova com chassi Siccar?


O modelo de carroçaria Bossa Nova leva este nome em homenagem ao gênero musical dos anos 60 e que muito sucesso promoveu ao mundo artístico. Nesta imagem ela está sobre chassis GM ODC. Esta carroçaria foi a primeira com estrutura tubular.


A Empresas Reunidas, de Araçatuba – SP, foi uma das transportadoras que adquiriram o Bossa Nova com chassi Scania B75 para a operação em longas distâncias. Detalhes construtivos deste modelo fizeram-no num dos mais modernos para a época.

Com a expansão das cidades, a necessidade por veículos com maior capacidade de passageiros se fez presente. A Caio então iniciou a fabricação do modelo Jaraguá em 1963. Nesta foto podemos observar um chassi Scania com o referido modelo.


Antes de ter sua aquisição total pela Marcopolo, a gaúcha Manufatora Furcare, marca da Nimbus, produziu carroçarias dos modelos urbano e rodoviário para diversas empresas brasileiras, como este típico para operações nas cidades com chassi Magirus Deutz.


A extinta Striuli, de Guarulhos – SP, ficou conhecida em promover, através de licença da norte-americana GM, o desenvolvimento de uma versão tupiniquim do consagrado modelo PD para a Viação Cometa. Carroçarias urbanas com detalhes impares também foram objetos de produção da marca paulista, como podemos ver nesta propaganda.
Imagens – arquivo Tony Belviso

4 comentários:

  1. Antonio,
    Porque um relato desse é pra mim, como para tantos outros, tão cheio de significados que não sabemos precisar?

    Não sou reencarnacionista, mas, essas imagens, me dão a impressão de já as ter visto e vivido e ai vem uma saudade gostosa. É uma sensação gostosa a qual te agradeço.

    Mais uma vez, parabéns pelas excelentes matérias.

    Kaio - Primeiro Clube do Ônibus Antigo Brasileiro

    ResponderExcluir
  2. Época em que tentamos fazer certo, mas em algum momento tudo desandou.

    ResponderExcluir
  3. A primeira foto não é uma carroceria Caio e sim Vieira.

    ResponderExcluir
  4. Sou o Rei do Onibus Antigo .
    Estou com um Striuli rodoviario 321 , ano 1960 , rodoviario . Foi da Viação Piracicabano . chassis mercedez benz , tirados na Pirasa de Piracicaba . Esta em perfeito estado de conservação . Esta a venda 30 mil reais , 800 reais de documento . Meu telefone :

    011 97110-6510.

    ResponderExcluir