sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Biocombustível


CURITIBA DÁ A LARGADA
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AO BIODIESEL

Antonio Ferro

O inédito programa brasileiro de uso integral do biodiesel em ônibus urbano já está nas ruas de Curitiba.




Conforme já anunciado neste blog em matéria datada do dia 31 de julho passado com o título 100% Biocombustível, o tema volta ser destacado neste momento com o início da operação oficial de seis ônibus da curitibana Linha Verde com o uso de biodiesel sem mistura nenhuma do diesel convencional. O evento realizado pela prefeitura de Curitiba ocorreu ontem, dia 27, quando os primeiros veículos foram abastecidos pelo combustível proveniente da soja. "Estamos abrindo uma nova etapa na história do transporte e da conservação do meio ambiente no país", disse Marcos Isfer, presidente da Urbanização de Curitiba S/A (URBS). Curitiba já havia testado, há alguns anos as misturas de 5% e 20% de combustível orgânico, os chamados B05 e B20, experiências que levaram ao projeto do B100. Para a URBS, a expectativa é que o programa permitirá uma redução de pelo menos 50% na emissão de poluentes. Só a emissão de dióxido de carbono será 30% menor e a emissão de fumaça cai em 70%. "O que estamos fazendo em Curitiba é algo inédito e que exige uma avaliação permanente dos resultados. A idéia é que tenhamos progressivamente cada vez mais ônibus rodando com o B100", revelou Elcio Karas, gestor da área de Vistoria e Cadastro do Transporte Coletivo na Urbs e que coordena a implantação do projeto. São três ônibus da Scania e três da Volvo que percorrerão 200 km ao dia nesse inédito projeto com o abastecimento integral de biodiesel. A previsão, segundo a gerenciadora, é de um consumo de 20 mil litros do combustível alternativo e a troca do óleo lubrificante dos ônibus será feita a cada cinco mil quilômetros, com monitoramento constante para observar os efeitos do biocombustível em peças como pistão, anéis, bicos injetores e tubulação.


Para a Scania, uma das montadoras envolvidas no projeto, as três unidades do K 310 8x2 articuladas estão preparadas para operar utilizando o combustível B100 que atenda a norma européia EN14214, sendo a primeira vez que eles utilizarão o combustível dentro das normas ANP07. “A operação desses veículos com B100 marca um importante momento no transporte de passageiros. A Scania tem grande satisfação em participar desse desenvolvimento, já que procura contribuir diariamente com um trabalho sustentável e consciente com a importância de um meio ambiente preservado”, destacou Eduardo Monteiro, responsável pelas vendas de chassis urbanos da Scania no Brasil.


Fotos - Secretaria Municipal de Comunicação/Prefeitura de Curitiba
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Vídeo - Secretaria Municipal de Comunicação/Prefeitura de Curitiba

Um comentário:

  1. Será o fim das coxinhas empapadas de óleo, nas rodoviárias? Não, mas seria bom passarem a assar em vez de fritar os salgados.
    Curitiba mostra novamente porque é o pezinho de primeiro mundo no Brasil.

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