terça-feira, 29 de setembro de 2009

Ambiente urbano

RESULTADOS ANIMADORES
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COM O B100


Antonio Ferro


A URBS – Urbanização de Curitiba S/A – gerenciadora do transporte curitibano e uma das integrantes do projeto 100% de biodiesel em ônibus daquela cidade, divulgou ontem, durante o 17º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, promovido pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) e que é realizado entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro na capital paranaense, os primeiros resultados com a utilização de um combustível alternativo em uma frota urbana de ônibus.

Foto - Divulgação

Os seis ônibus (três Scania e três Volvo) que operam em testes pela recém criada Linha Verde desde o dia 27 de agosto passado, apresentaram um consumo 5% maior que os veículos com diesel convencional. “Esperávamos um consumo 8% maior e a medições técnicas mostraram um índice de opacidade (emissão de fumaça) 25% menor e redução de 19% de oxido de nitrogênio e uma redução de 30% nas emissões de monóxido de carbono (CO)”, enfatizou Elcio Luiz Karas, gestor da Área de Vistoria e Cadastro da URBS. Os seis ônibus articulados abastecidos com o B100 rodam diariamente em torno de 200 quilômetros. Segundo informações da gerenciadora, a fase experimental vai durar 18 meses e a intenção é ampliar o uso do biocombustível para toda a frota da Linha Verde e, se comprovada a viabilidade, para o restante da frota da cidade. Karas ainda revelou que a opção pelo combustível à base de soja foi dada porque não há risco de cristalização a baixas temperaturas. “Estes ônibus foram desenvolvidos especialmente para a Linha Verde em Curitiba, com motores que tanto podem rodar com diesel quanto com biocombustível”, disse ele.
Mais informações sobre a Linha Verde, procure neste blog.

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