Rápida
MAN INVESTE NO MERCADO
.
SUL-AFRICANO
Antonio Ferro
Os preparativos para a realização da Copa do Mundo de futebol 2010 na África do Sul entram em ritmo de finalizações, pois restam nove meses para o acontecimento e se o planejado ocorrer de modo equilibrado e dentro do cronograma, podemos entender que a reta final começa a surgir para seus organizadores. A MAN Nutzfahrzeuge, através de sua subsidiária MAN Truck and Buses South África, sabe muito bem como aproveitar o momento e fazer daquele mercado uma ótima oportunidade para semear sua marca. A mais recente tacada foi atender ao pedido de 110 ônibus realizado pela PRASA, que é a Agencia Pública de Transporte da África do Sul e que serão operados pela Autopax inicialmente nos deslocamentos de turistas que visitarão o país durante o evento esportivo e depois no transporte intermunicipal.
Divulgação
O tipo de ônibus escolhido nesse novo negócio remete aos nossos conhecidos modelos com motorização dianteira. A comparativa termina aí. O modelo alemão HB4/310 6x2, produzido em Salzgitter, será enviado em CKD para a planta da cidade sul-africana de Olifantsfontein onde receberá a carroçaria. Ele é dotado do motor D20 com 310 HP Euro 3, câmbio TipMatic com 12 velocidades, tem suspensão pneumática em todos os eixos, sistema ABS e ASR, além do Eletronic Brake System. O comprimento total do veículo é de 13,9 metros e a carroçaria conta com sistema de ar condicionado e generosa área envidraçada. De acordo com a MAN, o veículo possui chassi altamente robusto para enfrentar as severas condições em se tratando de clima e topografia. Segundo a montadora, ela já foi a principal marca de ônibus na África do Sul. Para 2009 espera comercializar naquele país cerca de 500 ônibus.
Nota-se claramente que as comparações terminam da posição do motor, afinal, nós não merecemos.
ResponderExcluir