Lançamento europeu
A VERSÃO 6X2 DO MAGELYS
Antonio Ferro
A vanguarda do setor automotivo em termos de design pode ser encontrada no novo ônibus rodoviário para um seleto segmento de transporte.
Em 2007, a Irisbus Iveco apresentou ao mercado europeu de ônibus uma versão sofisticada voltada para o mercado de turismo e ainda linhas regulares que necessitam de um veículo com alto valor agregado. O Magelys chamou, e chama, atenção por uma peculiaridade que nos mostra uma total sintonia com a modernidade em se tratando de design aplicado em ônibus rodoviário. Neste ano, a nova versão 6x2 denominada HDH, com 3,81m de altura e 13,80m de comprimento, faz sua premiere ampliando a família de ônibus caracterizados pelo alto luxo da marca italiana.
Fotos - Divulgação / Irisbus
Para a montadora, a idéia básica do novo ônibus nasceu do princípio de que as viagens rodoviárias não devem se limitar a transportar simplesmente as pessoas, mas sim oferecer um espaço vital para que cada usuário possa contemplar um passeio diferenciado, com aspectos privilegiados no panorama externo. Equipes técnicas da Irisbus trabalharam em conjunto com os transportadores e ainda com os passageiros para assimilar todos os hábitos e as maneiras como são realizadas as viagens e os deslocamentos. Segundo informações da empresa, foram ouvidos 20 operadores de turismo, 150 empresas de transporte, 520 passageiros, 118 motoristas e percorridos outros 118 mil quilômetros de avaliação do modelo. No total foram investidos 35 milhões de Euros no desenvolvimento das versões HD e HDH do Magelys.
As linhas externas proporcionam uma nova visão estética, provocando até uma revolução nos conceitos do design. O formato arredondado de sua área frontal nos leva a pensar em uma viagem através de uma redoma de vidro, manifestando-se como um produto ousado e sedutor. Detalhes, como a ampla visão proporcionada pelas generosas janelas laterais, o conjunto óptico singular e outros elementos inovadores promovem harmonia em todo o seu conjunto. Os engenheiros da Irisbus não esqueceram de provocar um ambiente interno com muita luz e visão, criando uma interessante junção do teto com as laterais toda envidraçada. Herança de uma proposta já utilizada há anos pela indústria de ônibus naquele continente.
Magellys - Inspiração na astronomia (Nuvem de Megallan) para o nome deste rodoviário.
O interior do novo veículo confirma, segundo a Irisbus, a promessa de muita atenção dedicada ao passageiro. Primam por essa diferenciação os materiais e as cores utilizadas como forma de oferecer um momento agradável, que possa transmitir uma sensação de comodidade sem igual em roteiros que exijam conforto e segurança. As poltronas foram projetadas e construídas dentro de um conceito denominado Sublimeo provado por especialistas em ergonomia e por numerosos viajantes de ônibus. Elas trazem um desenho perfeitamente adaptado a acomodação do passageiro europeu, com uma impressão imediata de relaxamento significativo. A altura interna é de 2,10m e o sistema de climatização incorpora tecnologia de ultima geração, sendo integrado em toda a estrutura da carroçaria. Outros componentes, como DVD, TV de LCD, geladeira, etc, completam o requinte a bordo. Para o condutor, o cockpit promove um amplo campo de visão e o painel de instrumentos tem fácil acesso a todos os botões e controles necessários para uma perfeita viagem. Para a Irisbus Iveco, o passageiro embarca em uma terceira dimensão quando conhece o Magelys HDH.
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Ficha técnica
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Motor – Cursor 10 SCR com 6 cilindros e 450 cv Euro 5 (EEV).
Transmissão – ZF AS-Tronic automatizada com 12 velocidades
Comprimento – 13.800 mm
Altura – 3.810 mm
Largura – 2.550 mm
PBT – 24.600 kg.
Segurança de série – Sistema ABS, ASR e ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade); faróis Bi Xenon.
Transmissão – ZF AS-Tronic automatizada com 12 velocidades
Comprimento – 13.800 mm
Altura – 3.810 mm
Largura – 2.550 mm
PBT – 24.600 kg.
Segurança de série – Sistema ABS, ASR e ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade); faróis Bi Xenon.
Vídeo - Irisbus
Abaular a parte superior do para-brisas é uma bela idéia, já que não se pode simplesmente inclinar o vidro, como se faz nos carros, para beneficiar a aerodinâmica... Mas... onde estão as asas?
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