quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Ponto de vista
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FICANDO PARA TRÁS
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Antonio Ferro
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Nos últimos dias tenho recebido diversos e-mails relacionados ao tema metro-ferroviário. Vejo que há uma mobilização, desde já, para que as cidades brasileiras adotem esse tipo de modal em seus sistemas de transporte coletivo visando a Copa do Mundo de 2014. São nomes estrangeiros querendo revelar às autoridades federais, estaduais e municipais todas as vantagens na utilização de trens, metrôs e principalmente os veículos leves sobre trilhos, conhecidos como bondes. Essas empresas, com larga experiência no assunto, vêm no mercado brasileiro uma excelente oportunidade de poder atestar toda a capacidade e os benefícios de seus produtos. Inclusive, algumas cidades já bradaram que o VLT será o principal foco em se tratando de transporte de massa.

Agora vem a minha pergunta: e a indústria nacional do ônibus, em que situação ela fica perante a toda propaganda que as fabricantes de trens e afins fazem neste momento? Não se movimentará para demonstrar uma imagem positiva de seus produtos? Ou simplesmente ficará na surdina, aguardando que os tais BRT’s da vida sejam a única maneira de provar a eficiência no transporte realizado por ônibus? Desde que me conheço por gente, vejo a Coca Cola divulgar seus produtos em constantes peças publicitárias, nunca deixando-se cair no ostracismo. Know How é que não falta para as marcas consagradas de ônibus no Brasil. Acredito que haja uma carência de propagandear o que podemos apresentar para que o transporte feito pelo ônibus urbano possa ter seu conceito modificado, revelando que pode sim ser uma excelente e congruente opção de mobilidade. Só para exemplificar, o setor brasileiro de caminhões tem significativa importância perante ao ônibus, pois sempre está apresentando novidades tecnológicas e de conceitos, mas que na comparação não deveria ser tão diferenciado, pois transporta apenas carga e o ônibus leva pessoas. No jogo entre sistemas sobre trilhos e pneus, 2 a 0 para o time dos férreos.

2 comentários:

  1. A indústria nacional de ônibus está realmente muito segura de si. Ou planeja tomar parte nas actividades ferroviárias, ou pensa que o panorama nunca vai mudar. espero que a primeira opção seja a correcta.

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  2. Eu já acho que eles pensam que as coisas não vão mudar. A indústria de ônibus urbano tem plena convicção das suas excelentes vendas de caminhônibus para os grandes centros urbanos. Isso devido ao seu custo mais baixo.
    A copa de 2014 é apenas um esboço de tentativa de melhoras no setor. Contudo, o modelo arcaico de transporte de passageiros irá perdurar por muito tempo ainda.

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