sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Transporte Urbano

JOINVILLE TESTARÁ
.
ÔNIBUS A GÁS

Antonio Ferro

Apesar das constantes oscilações do mercado de gás natural para veículos comerciais, um exemplo brasileiro poderá tua eficiência comprovada com o início de um laboratório de campo envolvendo um ônibus urbano produzido pela Busscar. Os testes terão como local a cidade catarinense de Joinville, sede da encarroçadora e que através da Fundação IPPUJ – Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville – quer demonstrar a inovação tecnológica como alternativa ao uso de tradicionais combustíveis, como o diesel, tendo ainda a finalidade de revelar que o gás natural apresenta baixos índices de emissões poluentes. O protótipo Urbanuss Pluss é configurado de maneira a promover total acessibilidade e conforto, pois possui piso baixo e sistema de ar condicionado. Entretanto, é seu sistema de tração que chama a atenção. O motor Cursor 8 (da Fiat Powertrain Tecnologies) CNG com seis cilindros e 272 cv é considerado um avançado propulsor em se tratando de gás natural. De acordo com informações da Busscar, ele tem um índice de poluição abaixo do estabelecido pela norma Euro 5 e EEV, as mais atualizadas do mundo. Para a armazenagem do gás foram instalados 6 tanques de fibra de carbono com capacidade para 240m3, permitindo autonomia de 300km. O inovador veículo fará seus testes pela ligação centro – zona sul da cidade catarinense, por onde circulam 18 mil usuários diariamente do transporte coletivo.



A Busscar também informou que fornecerá 11 novos ônibus com piso baixo (Low Entry) para as operadoras do transporte local. O primeiro veículo já foi produzido e apresentado a população joinvilense. Dotado da carroçaria Urbanuss Pluss, o veículo conta com rampa para cadeira de rodas, sistema de rebaixamento de suspensão dianteira, catraca central, informações em braile para cegos e portadores de baixa visão e capacidade para 29 passageiros sentados e outros 40 em pé, além de ampla área envidraçada e ar condicionado. A população de Joinville teve a oportunidade de conhecer os ônibus no último dia 19, quando ambos estiveram em exposição na Praça Dario Sales, centro da cidade. Gidion e Transtusa são as operadoras do transporte urbano do município.


Fotos - Divulgação

2 comentários:

  1. Fibra de carbono... Monoblocos desse material não seriam ruins.

    ResponderExcluir
  2. Daniel Ramos de Oliveira25 de setembro de 2009 às 14:51

    Que bom ver a cidade de Joinville testando esse carro,tomara que ele traga muitos benificios,e as empresas operadoras adquerim mais algumas unidades.E finalmente começaram a chegar os Piso Baixo pra a cidade,tomara que o número de veículos nessas configuração,seja cada dia maior.

    ResponderExcluir