quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Rápida


É O BICHO

Antonio Ferro

Uma campanha ambiental com a finalidade de preservar as espécies nativas de animais do Brasil e ainda interromper o seu tráfico foi lançada ontem no Rio de Janeiro em parceria entre a Util – União de Transporte Interestadual de Luxo – e a Fundação RioZoo. Com o título Preservar a Fauna é Util, a ação irá contar com palestras para as crianças em escolas públicas de todo o país e movimentos em Brasília reunindo autoridades ligadas ao Meio Ambiente e representantes de entidades da defesa da fauna brasileira. “Além de conscientizar a nova geração, queremos mostrar e chamar a atenção das autoridades e da população brasileira para a preservação da fauna num movimento contra o tráfico de animais, cada vez mais presente em nossa sociedade”, disse Silvia Barata, diretora da Util. A apresentação desse projeto ocorreu no Jardim Zoológico e lá compareceram cerca de 100 crianças das escolas públicas do Rio e ainda um grupo infantil portador de deficiência e integrante do Teatro Novo.

Fotos - Jorge dos Santos/Fetranspor

Além disso, dois novos ônibus da empresa foram pintados em alusão ao projeto carioca nas cores da zebra e onça pintada, os animais símbolos dessa campanha. Os veículos receberam carroçaria da Marcopolo e chassi Mercedes Benz, configurados internamente no serviço convencional com ar condicionado e sistema de som e vídeo a bordo. Além de operarem pelas ruas da capital fluminense, os ônibus estarão rodando por três estados através de suas linhas regulares, como a Rio – Brasília (a mais longa operada pela Util), transportando a mensagem proposta nesse instrumento que evoca a ecologia brasileira. A Util foi fundada em 1950 e está sob controle do Grupo Guanabara desde 2003. Possui uma frota com 200 ônibus equipada com GPS que percorrem cerca de 3 milhões de km mensalmente e transportam mais de 150 mil passageiros/mês através de suas linhas que interligam cidades dos estados de Minas Gerais, Rio, Distrito Federal e São Paulo. De acordo com informações, Silvia Barata sempre manifestou uma preocupação com a causa dos maus tratos e tráfico de animais. Para exemplar sua dedicação, hoje ela mantém na garagem da transportadora alguns animais em estado de tratamento e recuperação provindos dos mais variados lugares do Rio de Janeiro. Foram investidos cerca de R$ 2 milhões nesse projeto.

Um comentário:

  1. Daniel Ramos de Oliveira17 de setembro de 2009 às 15:20

    Muito legal essa iniciativa da Util.Tomara que deia certo,e que envolva muitas pessoas,e faça com que as crianças e os adultos,se coentizem e cuidem dos animais.Mas só uma coisa a Zebra e a Onça Pintada,não são animais nativos do Brasil,na minha opinião eles deveriam ter pintados os 2 ônibus,com cores que representassem os animais nativos daqui.Mas vale pela a intenção da campanha.

    ResponderExcluir