quinta-feira, 16 de julho de 2009

Transporte escolar



VEÍCULOS ESCOLARES
.
NA TRANSPÚBLICO 2009


Antonio Ferro

A Volare levou a Feira Transpublico 2009 dois modelos destinados a atender o Programa Caminho da Escola, do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Escolarbus VE-01R, segundo informações da montadora, atende um novo conceito para o segmento de transporte escolar para as condições mais severas de aplicação, como estradas de terra e locais acidentados. Ele possui 7,35 m de comprimento e capacidade para 31 passageiros. Conta ainda com porta maior que a convencional (vão livre de 950 mm) permitindo o acesso de cadeiras de rodas. Internamente, a configuração tem espaço para cadeira de rodas, assentos preferenciais e bloqueador de portas, impedindo a saída com a porta aberta. Já a versão Escolarbus VE-02 é indicada para estradas de terra menos severas. Ambos possuem suspensão reforçada, redução de balanço dianteiro e traseiro, que permite fácil acesso a lugares acidentados, saia mais alta, pára-choques produzidos para maior absorção de impactos, sinalização diferenciada e espelhos que permitem total visualização em torno do veículo, para maior facilidade e segurança em manobras e deslocamentos. Outro detalhe é que cada modelo possui cinco saídas de emergência - três nas laterais, uma na traseira e outra no teto. O amplo corredor de circulação garante uma evacuação rápida, em caso de necessidade.

Divulgação

E a Marcopolo também expôs seu produto desenvolvido para o transporte escolar. O Senior Midi VE-03R com capacidade para 57 passageiros, montado sobre chassi Volksbus 15.190 EOD tem 9.800 mm de comprimento e apresenta as mesmas características de design, construção e desempenho do Volare Escolarbus VE-01R. Traz ainda outros diferenciais, como o bloqueador de ignição, que não permite ao usuário dar a partida com o veículo engatado, a cadeira de rodas dobrável, o tacógrafo com GPS, a porta com 1.100 mm de largura e o limitador de velocidade regulado para 70 km/h. Segundo a Marcopolo, para enfrentar as situações de piso escorregadio em trajetos que exigem maior tração, o Senior Midi pode ser equipado ainda com bloqueio de diferencial. Este sistema detecta e impede que as rodas girem em falso, proporcionando maior tração e segurança ao veículo em terrenos mais acidentados e de pouca aderência.

Foto - Sergio Dal'Alba

2 comentários:

  1. Só faltou opção para 4X4, mas creio que ficaria muito caro para a maioria das prefeituras.

    ResponderExcluir
  2. Queria saber como desbloquear essa jossa pra passar dos 70 kmh

    ResponderExcluir