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O RETARDER NO OF 1722
O RETARDER NO OF 1722
O maior destaque em vendas de chassis para ônibus urbanos pode agora ser equipado com o retarder da Voith.
Por Antonio Ferro
A Mercedes Benz, como forma de promover maior segurança em seus chassis para ônibus e seguindo uma tendência irreversível quando o assunto é transportar pessoas dentro dos padrões de qualidade, reforça sua atuação no mercado brasileiro ao oferecer opcionalmente o chassi urbano OF 1722 incorporado com o retarder, freio auxiliar hidrodinâmico. Segundo levantamento da própria montadora, o componente é muito requisitado por empresas que operam em regiões predominantemente serranas e no alto tráfego das áreas metropolitanas, mas o volume expressivo de chassis Mercedes Benz com retarder Voith acaba sendo enviado ao mercado externo. Em 2008, 1.622 unidades de chassis com retarder foram enviadas para fora, enquanto que no Brasil somente 88 tiveram o equipamento. Os principais mercados compradores são Egito, Chile, Peru, Jordânia, México, Costa Rica. “Do total de chassis produzidos pela Mercedes Benz, apenas 2% incorporam o retarder”, disse Curt Axthelm, gerente de marketing de produto ônibus da Mercedes Benz do Brasil.
Veículo com o retarder
Fotos - Mercedes Benz
Considerado um item de extrema importância em veículos comerciais, o retarder é um equipamento incorporado à caixa de transmissão, com elevado desempenho nas frenagens prolongadas e também nas condições tipicamente urbana, onde o pára e anda se faz presente no grande fluxo das principais vias. O uso do retarder ainda representa maior conforto ao motorista, pois os freios de serviço são utilizados somente em casos de emergência ou na parada do veículo. E são muitos os benefícios quando o chassi utiliza esse equipamento, como o prolongamento da vida útil do tambor de freios, que é trocado a cada 60.000 km, ante os 15.000 km sem o retarder; menor temperatuta do sistema de freios, mesmo em descidas longas e nos trajetos urbanos e maior durabilidade da transmissão. “Ao utilizar o retarder em suas frotas, o cliente da marca Mercedes Benz encontra várias vantagens econômicas, como o aumento da velocidade média, a maior disponibilidade do veículo, otimização do consumo de combustível, redução dos custos de manutenção e maior vida útil dos componentes dos freios”, enfatizou Curt Axthelm.
Curt Axthelm - Retarder proporciona maiorsegurança e melhor custo operacional
O chassi OF 1722 é o grande destaque da marca alemã em nosso mercado urbano. Somente em 2008 foram comercializadas 5.426 unidades, número suficiente para agregar maior valor ao modelo com o uso do retarder. Segundo a montadora, o chassi traz maior rentabilidade para seus clientes, sendo indicado para aplicações urbanas, intermunicipais ou em fretamento. Ele ainda é equipado com o exclusivo freio motor Top Brake*, proporcionando maior segurança, com potência de frenagem 30 % maior em relação aos sistemas convencionais. A acoplagem do retarder foi desenvolvida em conjunto a Voith, marca do equipamento, mas com garantia da Mercedes Benz e o valor de um retarder é de R$ 15.000,00. “Com todos os benefícios ofertados pelo retarder, temos a expectativa de comercializar neste ano entre 200 e 300 unidades do modelo OF 1722 agregado com o equipamento”, revelou Curt.
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Fernando Piccolo, da empresa de ônibus Piccolotur de Jundiaí (SP), atesta as qualidades do retarder em seus veículos. Segundo ele, a operadora conta com 4 ônibus em sua frota dotados do equipamento e que, em novas aquisições, o retarder estará presente. “O equipamento nos fornece maior segurança na operação (mais firme), propiciando conforto ao motorista que fica menos cansado no final da jornada em função da redução de operações com o freio, o cambio e a embreagem. Além disso há a economia em itens como lona (muito significativa), embreagem, transmissão e diminuição na temperatura de aquecimento das rodas, o que provavelmente aumentará a vida útil de retentores de rodas, rolamentos, pneus”, destacou ele. Todos os motoristas da Piccolotur receberam treinamentos para o uso correto do retarder, que possui recursos que permitem controlar e monitorar sua utilização, adequando a forma de operação do pedal de freio ou na troca de marchas. E quanto ao valor inicial do retarder ser considerado alto? Piccolo revela que as vantagens do equipamento permitem que o pagamento seja feito em menor ou maior prazo, dependendo a operação. "Como todo equipamento que não é de série do fabricante seu preço inicial é muito significativo, mas tamanha a segurança que fornece aos veículos pesados deveria ser obrigatório por lei, o que com certeza reduziria o seu preço", finalizou ele.
Retarder incorporado à caixa de transmissão
O retarder e suas vantagens
Modelo Voith VR 123
Peso – 60 kg
Temperaturas menores do sistema de freios
Maior capacidade de frenagem disponível
Maior velocidade média em descidas
Frenagens mais suaves e sem desgaste
Menor custo operacional
Rápido retorno de investimento (entre 1,6 e 2 anos)
Fonte – Mercedes Benz do Brasil
* O que é o Top Brake
O sistema Top Brake TOP BRAKE atua em conjunto com o freio motor elevando a potência de frenagem, possibilitando ainda mais o rendimento na tarefa de frear o veículo. Atua na contrapressão dos gases de escape diretamente no cilindro do motor. Ele foi introduzido nos produtos da marca nos motores convencionais em 1993 e nos motores eletrônicos em 1998. Dentre os seus benefícios estão: economia no desgaste do sistema de freios do veículo, graças à menor necessidade de utilização do freio de serviço (somente em situações de emergência ou para parar o veículo); economia de combustível, já que o sistema Top Brake, quando acionado, corta a zero a injeção de combustível no 3° tempo do motor (combustão); redução de tensão do motorista graças a simplicidade do manejo automatizado do sistema de freio motor, pois todas as funções se podem ativar por meio da tecla de acionamento do motorista situada no painel e que vão acopladas ao pedal do acelerador e redução da temperatura das rodas, graças à menor temperatura no sistema de freios, protegendo inclusive os talões dos pneus contra desgaste prematuro.
Fonte – Mercedes Benz do Brasil
O sistema Top Brake TOP BRAKE atua em conjunto com o freio motor elevando a potência de frenagem, possibilitando ainda mais o rendimento na tarefa de frear o veículo. Atua na contrapressão dos gases de escape diretamente no cilindro do motor. Ele foi introduzido nos produtos da marca nos motores convencionais em 1993 e nos motores eletrônicos em 1998. Dentre os seus benefícios estão: economia no desgaste do sistema de freios do veículo, graças à menor necessidade de utilização do freio de serviço (somente em situações de emergência ou para parar o veículo); economia de combustível, já que o sistema Top Brake, quando acionado, corta a zero a injeção de combustível no 3° tempo do motor (combustão); redução de tensão do motorista graças a simplicidade do manejo automatizado do sistema de freio motor, pois todas as funções se podem ativar por meio da tecla de acionamento do motorista situada no painel e que vão acopladas ao pedal do acelerador e redução da temperatura das rodas, graças à menor temperatura no sistema de freios, protegendo inclusive os talões dos pneus contra desgaste prematuro.
Fonte – Mercedes Benz do Brasil
Início das vendas do Midi OF 1218
A categoria intermediária entre o micro ônibus e o modelo urbano básico, representada pelo segmento midibus, tem agora mais um chassi disponível no mercado brasileiro de ônibus. O OF 1218, com a oficialização de sua comercialização, vem para ampliar o leque de produtos da Mercedes Benz para as diversas demandas do transporte de passageiros. O chassi, que foi desenvolvido para carroçarias com comprimentos entre 9 m e 9,6 m, tem PBT de 12.800 kg e está equipado com o motor OM 904 LA, o mesmo do modelo OF 1418, com potência de 177 cv. A predominância por veículos com motores dianteiros, frente as variações do mercado nacional, por suas peculiaridades em função das diferentes topografias ou das condições da infra-estrutura viária, tornam o novo modelo um produto adequado para atender a realidade do transporte urbano do Brasil, que nas palavras de Curt Axthelm, é um produto ajustado e já preparado de fábrica ao tamanho de uma carroçaria midi. Ele vem com patilhas (abas de suporte) que facilitam e agilizam o encarroçamento. “Acreditamos ter a melhor opção a oferecer para o segmento de midibus, pois o chassi conta com muitos benefícios, como a trambulação no painel, com trocas mais suaves e na utilização de uma carroçaria com valor menor de 5% (largura de 2,40 m), além da redução em torno de 4% a 5% no consumo de combustível em comparação a um modelo de 14 toneladas”, disse Curt Axthelm.
Modelo OF 1218 passa a ser comercializado oficialmente
O chassi OF 1218 possui entre-eixos de 4,41 m e altura do quadro em 854 mm. Segundo a montadora, são vários os itens que tornam o modelo num veículo ideal ao transporte urbano, como a utilização das molas parabólicas em sua suspensão, promovendo maior conforto e menor ruído interno; freio pneumático a tambor equipado com o sistema Top Brake; a manutenção diária é facilitada, pois os equipamentos como os reservatórios de óleo e água e o filtro de ar estão dispostos de maneira acessível para uma rápida inspeção e a presença do sistema de diagnose, indicando no painel todas as informações dos módulos eletrônicos, permitindo uma verificação das principais funções relacionadas ao funcionamento do motor. “O OF 1218 oferece um desempenho com melhores resultados e maior rentabilidade ao frotista”, concluiu o executivo da Mercedes Benz.
Sejamos francos, não é tão caro se comparado ao preço do ônibus, e pode ainda propiciar um abatimento no seguro, fora a economia com manutenção e reposição de peças. Nem falo em segurança porque isto é óbvio.
ResponderExcluirMAS SE POSSIVEL ME ESCLAREÇA O SEGUINTE: EM CASO DE MANUTENÇÃO E REPARO DO RETARDE QUEM FAZ? E ONDE CONSEGUIR AS PEÇAS ORIGINAIS? REVIREI GOIANIA TODA E NÃO CONSEGUI NADA A RESPEITO DESSE SISTEMA.
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