Tecnologia
.
O DIESEL VERDE
.
Por Antonio Ferro
.
Na semana em que comemoramos o dia mundial do meio ambiente, nada mais elementar que brindar com uma descoberta que pode ser reconhecida como um dos mais extraordinários feitos do homem para se conseguir um combustível ecologicamente correto. Depois do etanol da cana de açúcar, uma façanha brasileira e que representa um avanço espetacular na cadeia energética mundial, sendo considerado um combustível de primeira geração, surge agora mais um alento com uma proposta renovável de se firmar no cenário do transporte brasileiro e mundial. É o diesel verde (3ª. Geração), 100% extraído do etanol e compatível com os motores existentes e a infra-estrutura de distribuição, um produto caracterizado pela inexistência de enxofre e com características de combustão iguais ou melhores que o diesel proveniente do petróleo. De acordo com Roel Collier, diretor geral da Amyris Biocombustíveis Ltda. além do diesel renovável, pode-se alcançar, com a técnica empregada pela empresa, outros produtos de relevada importância, como combustível para aviação. “Com essa nova tecnologia, teremos a implantação em escala industrial de biorefinarias com baixa necessidade de capital e utilizando a infra-estrutura das usinas de etanol existentes com poucas adequações, capazes de produzir múltiplos combustíveis e produtos químicos renováveis a partir da cana-de-açúcar”, disse ele. Além da cana de açúcar (sacarose), pode-se usar qualquer matéria prima contendo açúcares fermentáveis e futuramente a biomassa de celulose. A Amyris é uma empresa norte-americana especializada no desenvolvimento e comercialização de combustíveis e produtos químicos renováveis da cana-de-açúcar. A empresa domina uma plataforma de fermentação e tecnologia que permite que as usinas de cana-de-açúcar se tornem biorefinarias com poucas adaptações, usando a infra-estrutura de produção e distribuição existente. A grande vantagem é que seus biocombustíveis podem ser utilizados nos atuais motores a diesel sem a necessidade de adaptação. No Brasil, sua sub-sede se localiza em Campinas (SP), onde se encontram os laboratórios e uma planta de demonstração, que será inaugurada neste mês.
Neste ritimo, logo a proibição do uso do diesel para carros de passeio cairá.
ResponderExcluir