Sistemas urbanos
PELA MOBILIDADE NA COPA
Antonio Ferro
O Brasil realizará daqui a 5 anos a Copa do Mundo de futebol. Para isso terá que promover um transporte caracterizado pela eficiência em mobilidade, conforto e viagens mais rápidas. O sistema de ônibus BRT revela-se uma alternativa atraente.
Qualidade ambiental urbana com reveses cada vez mais freqüentes em termos de mobilidade, com conseqüências na queda da produtividade, perdas de horas de trabalho/descanso, gastos desnecessários com combustíveis e aumento na poluição é uma tônica presente cada vez mais nas grandes cidades brasileiras que não recebem investimentos suficientes para a promoção eficaz de seus sistemas de transporte público. Talvez um evento de porte global – uma Copa do Mundo de futebol ou então uma Olimpíada – seja capaz de proporcionar profundas mudanças em todo esse ambiente onde ele será realizado para que o público visitante possa encontrar comodidade em seus deslocamentos rápidos, deixando como herança uma estrutura que deveria ser realizada pela lógica necessidade diária da população e não apenas em função de um acontecimento importante.
Nisso o sistema BRT (sigla conhecida como Trânsito Rápido de Ônibus), uma idéia disseminada pelo próprio Brasil a partir da primeira metade dos anos de 1970 para um transporte coletivo com mais atratividade, começa a adquirir uma forma bem mais interessante para a Mercedes Benz, que além de oferecer produtos indicados para todas as demandas de passageiros, conta também com assessoria especializada focada nesse conceito. “Acreditamos que o sistema BRT não se restringe apenas ao corredor troncal, mas que deve ser pensado como um transporte integral entre os seus sub-sistemas e outros tipos de modais”, disse Gustavo Nogueira, especialista em Sistemas BRT da área de Marketing de Produto – Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Gustavo Nogueira - BRT como solução de rápida implementação para melhorar os sistemas urbanos de transporte coletivo.
Na visão da montadora, os Sistemas BRT com uma infra-estrutura de tráfego completa, são implantados rapidamente, sendo elaborados de acordo com as características de cada cidade, população e demanda de passageiros, criando diversos outros efeitos positivos sobre o desenvolvimento urbano. Segundo dados da marca, a implantação de um sistema com as características citadas, atendendo a uma demanda entre 10.000 e 40.000 passageiros por hora/sentido, tem investimentos na ordem de US$ 10 milhões o quilômetro, cerca de 10% dos custos de construção de linhas metroviárias. Em São Paulo, o Expresso Tiradentes é um exemplo de como um BRT pode beneficiar os usuários e a própria cidade. Já foram finalizados os trechos que ligam o Terminal Mercado, no centro da cidade, até os bairros de Sacomã e Vila Prudente (12,5 km de extensão), inclusive com vias elevadas, um diferencial no sistema. Ao todo estão previstos 32 km de pistas segregadas ligando o centro até a zona leste, no bairro de Cidade Tiradentes. O tempo estimado será de uma hora. E a Mercedes Benz está presente nele com 29 chassis articulados O500 UA encarroçados com Caio/Induscar. “Além de estarmos presente nesse inovador sistema, também mantemos contato com as 12 cidades sedes da Copa de 2014 para promover o nossos projetos em BRT”, confirmou Nogueira. De acordo com uma fonte da montadora, dependendo como o mercado reagirá com a implantação desses novos corredores exclusivos, o desenvolvimento de novos veículos, maiores que os tradicionais articulados e adequados a demanda, pode ser uma surpresa da Mercedes Benz para um futuro próximo.
Na visão da montadora, os Sistemas BRT com uma infra-estrutura de tráfego completa, são implantados rapidamente, sendo elaborados de acordo com as características de cada cidade, população e demanda de passageiros, criando diversos outros efeitos positivos sobre o desenvolvimento urbano. Segundo dados da marca, a implantação de um sistema com as características citadas, atendendo a uma demanda entre 10.000 e 40.000 passageiros por hora/sentido, tem investimentos na ordem de US$ 10 milhões o quilômetro, cerca de 10% dos custos de construção de linhas metroviárias. Em São Paulo, o Expresso Tiradentes é um exemplo de como um BRT pode beneficiar os usuários e a própria cidade. Já foram finalizados os trechos que ligam o Terminal Mercado, no centro da cidade, até os bairros de Sacomã e Vila Prudente (12,5 km de extensão), inclusive com vias elevadas, um diferencial no sistema. Ao todo estão previstos 32 km de pistas segregadas ligando o centro até a zona leste, no bairro de Cidade Tiradentes. O tempo estimado será de uma hora. E a Mercedes Benz está presente nele com 29 chassis articulados O500 UA encarroçados com Caio/Induscar. “Além de estarmos presente nesse inovador sistema, também mantemos contato com as 12 cidades sedes da Copa de 2014 para promover o nossos projetos em BRT”, confirmou Nogueira. De acordo com uma fonte da montadora, dependendo como o mercado reagirá com a implantação desses novos corredores exclusivos, o desenvolvimento de novos veículos, maiores que os tradicionais articulados e adequados a demanda, pode ser uma surpresa da Mercedes Benz para um futuro próximo.
Na América do Sul a marca alemã está presente em 50% dos principais sistemas de BRT, com 15.000 ônibus. Seus chassis atendem as categorias de Distribuição, com os modelos LO 915 e OF 1218, para carroçarias com até 9,6m de comprimento; Alimentadores/Troncal, com os veículos de motores dianteiros ou traseiros, como o OF 1418, passando pelo OH 1622L e culminando com o O500 U, de piso baixo; e somente Troncal, aquele que roda em vias exclusivas, com os chassis articulados O500 MA (piso normal) e UA (piso baixo) para até 18,6m de encarroçamento. De acordo com a montadora, num comparativo de vendas de seus dois modelos articulados O500 entre os anos de 2006 e 2008 para o mercado nacional, foram comercializados 1.101 unidades, 78% do total nesse segmento. Já para a América Latina, nesse mesmo período, foram enviadas 1.215 unidades, 55% do mercado.
Fotos - Divulgação / Criarimagem
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Características de um BRT
Planejamento e design
Terminais e vias exclusivas
Integração com os demais modais de transporte
Conceitos de veículos
Rentabilidade operacional
Disponibilidade de veículos
Operação
Custos de implantação até dez vezes menores e num prazo até 2/3 menor em relação ao sistema de transporte por trilhos
Número atual de articulados no Brasil – cerca de 2.480 unidades, sendo 1.218 da marca Mercedes Benz.
Terminais e vias exclusivas
Integração com os demais modais de transporte
Conceitos de veículos
Rentabilidade operacional
Disponibilidade de veículos
Operação
Custos de implantação até dez vezes menores e num prazo até 2/3 menor em relação ao sistema de transporte por trilhos
Número atual de articulados no Brasil – cerca de 2.480 unidades, sendo 1.218 da marca Mercedes Benz.
Fonte - Mercedes Benz do Brasil
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O Expresso Tiradentes
2 linhas atuais – Terminal Mercado/Terminal Sacomã e Terminal Mercado/Terminal Vila Prudente – com 12.500 m de extensão. 6 estações de transbordo e 2 paradas.
Tempo de percurso – 13 minutos
Velocidade média – 37 km/h
Velocidade média máxima – 50 km/hPassageiros por dia – 66.000
Tempo de percurso – 13 minutos
Velocidade média – 37 km/h
Velocidade média máxima – 50 km/hPassageiros por dia – 66.000
Veículos - 29 articulados com piso baixo
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Fonte - Expresso Tiradentes
O projecto é muito bom, resta saber se será mantido a contento após as competições.
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