quarta-feira, 10 de junho de 2009

Transporte urbano


PRÁTICAS DECISIVAS PARA UM
.
TRANSPORTE MELHOR

Por Antonio Ferro

Durante o 58º. Congresso Mundial de Transporte Público, em Viena, o ônibus híbrido confirma presença como uma solução de curto prazo para uma nova ótica no transporte urbano.



Mais da metade da população mundial vive em áreas urbanas. O atual momento mostra um modelo urbano que enfrenta sérios desafios em termos de mobilidade, transporte público e qualidade ambiental. Tais temas representam a necessidade do aumento da capacidade em atender satisfatoriamente a todos os deslocamentos que ocorrem em todas as grandes regiões densamente povoadas. As sociedades se vêm ameaçadas pela contaminação ambiental, pelo crescimento descontrolado das áreas urbanas e por grandes congestionamentos viários. Nenhuma cidade atual pode viver eficazmente sem transporte público. Esse foi o discurso de abertura do 58º. Congresso Mundial de Transporte Público, evento realizado em Viena, na Áustria, pela UITP (União Internacional dos Transportes Públicos). Em paralelo ao Congresso, ocorreu a exibição UITP Mobilidade e Transporte Público num espaço de 26.000 m2, com a participação de 300 marcas oriundas de 40 paises. Dentre os mais variados produtos destinados ao transporte público, a pauta ônibus híbrido mostrou uma representatividade fundamental entre as principais marcas européias fabricantes de ônibus.



O grupo alemão MAN Nutzfahrzeuge, que agora é proprietário da Volkswagen Caminhões e Ônibus do Brasil, focou sua preocupação no crescente encarecimento dos preços dos combustíveis fósseis utilizados no transporte público para assim desenvolver uma alternativa com menores índices de consumo e das emissões poluentes. O seu novo ônibus urbano híbrido (diesel/elétrico) Lion’s City adota o conceito Design Eficiente, que representa harmonia entre a óptica e a funcionalidade, se destacando pela eficiência operacional. O urbano da MAN valoriza o design em sua área frontal, com uma cúpula em curva na primeira metade do teto do veículo para acomodar os elementos essenciais ao sistema híbrido. Na junção entre o teto e as laterais, inclui molduras “AeroLine” para a proteção dos cabos e conexões elétricas. O “AeroLine” ainda se faz presente na estética lateral através de uma coluna divisória entre a área envidraçada do motorista e as amplas janelas do salão de passageiros, promovendo uma singularidade ao veículo.


Divulgação / MAN

A tecnologia híbrida de série foi escolhida por ter um alto grau de eficácia na recuperação da energia do sistema de freios, muito utilizados no tráfego urbano. O motor D0836 de 6,9 litros e 254 cv, dotado de filtro de partículas CRTec com controle eletrônico, atendendo a norma EEV, alimenta o gerador de alto rendimento que fornece energia aos dois motores elétricos, totalizando 150 kW de potência. A principal característica do novo modelo é que ele utiliza um sistema de gestão de energia desenvolvido pela própria montadora alemã denominado i-MEM (intelligent MAN Energy Management), que ativa e desconecta automaticamente o motor a diesel caso a carga energética de todo o sistema de tração, de bordo e também aos acumuladores, esteja com níveis abaixo dos pré-determinados. A MAN está utilizando os ultracapacitores como sistema de armazenamento de energia. Esses elementos, que contam com tecnologia de última geração, ainda recebem a energia gerada pelas frenagens do veículo. De acordo com informações da marca alemã, foram realizados testes operacionais com três protótipos de sua nova geração de híbrido em algumas cidades européias, conseguindo-se uma economia de até 30% no consumo de combustível e com valores significativos na redução das emissões poluentes. A partir do ano que vem, inicia-se a sua produção em escala comercial.

Um comentário:

  1. Torço para que dê certo, sinceramente. Uma empresa grande aderindo à esta tecnologia de acumuladores é tudo de que precisamos para popularizar os ultracapacitores, de quebra abreviar sua chegada ao Brasil.

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