sexta-feira, 5 de junho de 2009

Rápida


ULTRAPASSAGEM PERMITIDA


Por Antonio Ferro

A Linha Verde, o mais novo BRT (Bus Rapid Transit) de Curitiba, destaca em sua operação a possibilidade de ultrapassagens nas estações tubos devido a um arranjo estrutural promovido em cada parada. Segundo informações da Prefeitura de Curitiba, para o ganho de tempo, sendo possível que um ônibus possa efetuar a ultrapassagem de outro que está parado, as estações tubos foram desalinhadas. Em vez de ficar frente a frente, como nas demais canaletas, os tubos foram deslocados, criando um vão de 120 metros entre as estações. Nesse espaço foi implantada uma terceira faixa de tráfego, proporcionando a ação. “A ultrapassagem devolve ao passageiro um ganho de tempo que ele estava perdendo no Ligeirinho, que foi uma inovação nos anos 1990 e perdeu velocidade com o aumento do número de veículos no trânsito”, disse Luiz Filla, gestor de operações da URBS (Urbanização de Curitiba).
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Foto e vídeo - Secretaria Municipal de Comunicação Social/Curitiba
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Outra novidade implantada na Linha Verde é o sistema de semáforos inteligentes, uma nova tecnologia que abre automaticamente os semáforos e dá preferência total para os ônibus nos cruzamentos com a Linha Verde. “A tecnologia é a mesma usada nas estradas, para abrir as cancelas e permitir que os veículos — que fizeram o pagamento antecipado ou são isentos — passem direto em praças de pedágio e é a primeira vez que se faz o uso urbano desse equipamento”, revelou Guacira Civolani, gerente de Operações de Trânsito da URBS. Cada ônibus da Linha Verde possui, segundo a executiva da Urbs, um dispositivo eletrônico (TAG), que, ao passar por um sensor implantado no piso das canaletas, a 150 metros antes de cada cruzamento, emite um sinal em radiofrequência e aciona a programação do semáforo, para dar preferência ao ônibus, abrindo o sinal verde.

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