quinta-feira, 25 de junho de 2009

Lançamento chassi
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B9 SALF É ACESSIBILIDADE
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TOTAL

Antonio Ferro


Volvo do Brasil apresenta seu conceito de veículo acessível para as médias e grandes demandas de passageiros urbanos.


Foi a partir da década de 80, com a expansão das cidades brasileiras, que a necessidade do uso de ônibus urbanos com maior capacidade de transporte aumentou para atender a crescente demanda de usuários. De lá pra cá, muita novidade em chassi foi apresentada. Dentre as marcas presentes em nosso país, a Volvo ficou conhecida por lançar soluções em projetos de veículos e de transporte da natureza BRT – Trânsito Rápido de Ônibus. Em 2005, por exemplo, ela começou a produzir o seu inovador chassi urbano B9Salf para o sistema Transantiago, no Chile, visando ainda outros mercados latinos americanos. Agora, em mais uma atitude pioneira, ela traz ao Brasil o seu conceito de chassi com 100% de piso baixo nas versões articulada e bi articulada. O B9 Salf (Side Articulated Low Floor ou Articulado Piso Baixo com motor de Lado) é caracterizado pela acessibilidade completa em um veículo do padrão articulado com até 20m de comprimento (ainda uma dimensão única no Brasil para a versão com 3 eixos) ou bi articulado (27m de comprimento) e com a localização do motor, que está atrás do eixo dianteiro, em posição vertical na esquerda. O veículo apresentado para a imprensa segue o padrão estabelecido pelo órgão paulistano SPTrans, com portas instaladas também no lado esquerdo do veículo.




Segundo Per Gabell, presidente da Volvo Bus Latin América, os novos modelos chegam para oferecer acessibilidade total, com a experiência adquirida através dos anos em transporte de alta capacidade de passageiros. “Nosso reconhecimento mundial como uma marca que valoriza e se dispõe a desenvolver sistemas planejados e organizados em ônibus nos faz apresentar soluções diferenciais em termos de veículos, como é o caso destas novas versões do B9Salf”, enfatizou ele. E as versões dos novos chassis realmente privilegiam o transporte urbano com conforto e segurança. A instalação do motor D9B de 360 cv verticalmente à esquerda no entre eixos do primeiro módulo do chassi garante, segundo a Volvo, melhor distribuição de peso, possibilitando um veículo mais longo sem ultrapassar as capacidades técnicas e legais e com menor custo por passageiro transportado. A versão articulada pode receber encarroçamento entre 18m e 20m de comprimento e o modelo bi articulado tem sua dimensão variando entre 24m e 27m, tornando-se o maior ônibus urbano do mundo.

O bloco a diesel D9B Euro III, que também está preparado para receber o biodiesel B30, ocupa um espaço interno conhecido por todos os envolvidos com o projeto como “churrasqueira”, pensado para que os gases de emissão e o calor surtam o efeito de subir. Essa configuração dispôs o sistema de refrigeração a ser instalado no teto, mais precisamente no chapéu dianteiro. Com isso há uma eficiência térmica maior, com o ar externo chegando mais limpo ao radiador, longe das sujeiras do chão. Na questão posto do motorista, há duas opções a escolha do transportador: localização normal, na esquerda, ou no centro, outra novidade Volvo que privilegia a ampla visão frontal e já adotada no transporte paulistano com outros bi articulados.



Os novos chassis seguem a expressão “Puller”, que significa puxar, no qual o primeiro módulo traciona os demais. De acordo com o engenheiro Fábio Lorençon, da Engenharia de Vendas da Volvo Bus Latin America, as vantagens são muitas ao se utilizar esse conceito em veículos com articulação. “Nossos chassis não necessitam do controle eletrônico da rótula para que não ocorra o efeito “L” ou canivete, provocando maior estabilidade ao veículo e consequentemente menor custo operacional”, revelou Lorençon. Além disso, os veículos possuem a nova suspensão eletrônica de série, com vantagens na estabilidade e segurança, promovendo ainda embarques e desembarques facilitados e rápidos por meio das funções de rebaixamento e levantamento do quadro ou de “ajoelhamento” de uma das laterais. A altura normal do piso do salão de passageiros é de 370 mm em relação ao solo, mas com o acionamento do sistema de rebaixamento consegue-se a distância de 300 mm.
Vídeo - Volvo do Brasil

A transmissão do B9 é automática, com opção pela caixa produzida pela ZF Ecomat 4 ou Voith Diwa 5. Lorençon destacou a comunicação via CAN (protocolo de comunicação para veículos) entre o motor e a caixa, proporcionando melhor qualidade nas trocas de marchas, economia de combustível e proteção em todo o trem de força. Para otimizar as operações há a tecnologia embarcada chamada de BEA 2 (Arquitetura Eletrônica de Ônibus), com várias funções elétricas e eletrônicas de comando do veículo, como por exemplo o monitoramento para diagnosticar falhas e dados das viagens. “Os novos chassis possuem um computador de bordo que revela ao motorista informações vitais de funcionamento do motor, freio, suspensão pelo display localizado no painel de instrumentos”, disse o executivo da Volvo.



É inegável toda a qualidade presente nas novas versões do Volvo B9 Salf. Mas uma pergunta que não se cala é: quando os sistemas brasileiros de ônibus urbanos impulsionarão a tão requisitada característica de eficiência em suas operações? Para Per Gabell o Brasil irá voltar seus olhos para a melhora do transporte urbano nos próximos anos. “Com a Copa do Mundo de 2014, acreditamos que haja um incremento na implantação dos sistemas BRT nas cidades sedes do evento. Estamos atentos e preparados com o de mais moderno para essa aplicação”, concluiu Gabell.

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Segurança em primeiro lugar

A Volvo colocou em seu B9 Salf o avançado sistema de freios a disco, de série, que é controlado eletronicamente pelo EBS 5 (Eletronic Brake System). De acordo com a montadora, o freio a disco tem eficiência de 15% maior em comparação ao modelo com tambor e a temperatura de trabalho do sistema a disco pode chegar a 450º com eficiência na frenagem, ante a 350º do freio a tambor. Outras propriedades do EBS são as funções ABS (antitravamento) e ASR (controle de tração); sensores de desgaste de pastilhas; sistema de freio das portas, onde os veículos não rodam com as portas abertas ou as portas não se abrem com o veículo em movimento e o auxilio frenagem de emergência, controle eletrônico que aciona 100% da força do freio caso o motorista, em uma situação de emergência, não pise até o final do curso do pedal. A montadora informou que um estudo realizado pela União Européia revelou que 80% dos condutores não pisam até o final do pedal de freio em uma condição emergencial.
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Vídeo - Volvo do Brasil

Detalhes B9 Salf

Motor – D9B 360 cv, seis cilindros em linha.
Torque – 1.600 Nm
Cilindrada – 9,4 litros
Transmissão – ZF 6HP604C com 6 velocidades, retarder incorporado e sistema NBS (neutro durante as paradas).Voith Diwa 5 com 4 velocidades, retarder incorporado e sistema NBS (neutro durante as paradas).

Mercado externo impulsiona os negócios da VolvoBus

A cidade de Shanghai, na China, encomendou 1.500 ônibus Volvo e de sua subsidiária local Sunwin Buses para serem entregues até 2010, quando ocorrerá em maio a Exposição Mundial. 50% dos novos veículos terão chassis B7RLE e Volvo B6R e o restante serão dos modelos desenvolvidos pela marca chinesa. A cidade de Shanghai está fazendo um grande investimento em transporte público, modernizando sua frota de ônibus e implantando outras medidas para a redução significativa das emissões poluentes.



Já Nova Iorque fechou negócio com a NovaBus, subsidiária canadense da marca sueca, para a aquisição dos seus primeiros 90 ônibus articulados. O modelo escolhido foi o LFS com motor diesel Cummins ISL de 330 hp e operarão em rotas da MTA – Autoridade Metropolitana de Trânsito – que envolvem cinco municípios na grande Nova Iorque. Os ônibus serão produzidos na nova planta da montadora que foi inaugurada recentemente na cidade norte-americana de Plattsburgh.


Fotos - VolvoBus

4 comentários:

  1. Adorei!É praticamente um trem de asfalto. Para as cidades que têm marginais e linhas com trechos rodoviários é um excelente negócio.

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  2. LINDO ONIBUS TIVE A OPORTUNIDADE PARTICIPAR DAS FOTOS DO VOLVO B9 SALF LOM ENTER COM CARROCERIA CAIO HANDEGO BI ARTICULADO EM CURITIBA.

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  3. Muito boa a explicação sobre as confirguarções do B 9 SALF, que detalhou como o chassi funciona eo que significam as nomeclaturas. Parabéns

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  4. Carlos Donizete Júnior - Goiânia/GO29 de novembro de 2009 às 04:15

    O VOLVO B9 SALF veio pra ficar. Ainda mais com a famosa dobradinha VOLVO/CAIO onde a performance do veiculo com certeza é espetacular. A Volvo sempre na frente com belissimos produtos onde sempre pensa em soluções para o transporte de massa e sermos pioneiros no Brasil em exportar essa grandiosa tecnologia. Parabens, parabens e parabens. Tomara que Goiania seja agraciada pelos novos corredores e o melhor com B9 SALF. Show demais !!!

    Prezada Eliane. Uma correção !! O modelo B9 SALF ele é Low Floor e não Low Entry (entrada baixa com motorização traseira). E a carroceria em demonstração é o CAIO Mondego HA. Ok !!! Obrigadão !!

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