TRÓLEBUS EM ALTA
Por Antonio Ferro
Van Hool
Milão, na Itália, fechou contrato para adquirir até 90 novos trólebus da parceria Van Hool e Vossloh Kiepe. É a maior ordem italiana de aquisição para esse tipo de veículo nos últimos 10 anos. As 30 primeiras unidades do modelo AG300 T serão da versão articulada, com 18 m de comprimento, pintadas na cor verde escura, e substituirão os 25 trólebus mais antigos em operação na cidade. A novidade é que esses novos ônibus ainda serão equipados com o sistema híbrido (diesel/elétrico) com regeneração da energia dos freios e ultracapacitores para armazenar a energia excedente. A adoção de mais um tipo de tração foi escolhida para proporcionar uma eficaz operação em vias sem infra-estrutura adequada (rede aérea) ou em casos de falta de energia. Todos os trólebus, com piso baixo, serão entregues em um prazo máximo de 3 anos.
Sábia decisão. Enquanto não temos baterias de capacitores, a alimentação externa é a adequada para o uso urbano. Enquanto isso, em Goiânia...
ResponderExcluir