RápidaTRANSMISSÃO AUTOMÁTICA ZF
.
SUPERA 1.200.000 KM
Por Antonio Ferro
A transmissão automática ZF Ecomat 4 HP 500 instalada em dois ônibus Volvo B10 M em operação na cidade de Curitiba, superou a marca de 1.200.000 km rodados sem nunca apresentar problemas neste componente ou necessidade de troca. Os dois veículos, entre os primeiros no Brasil a serem equipados com a transmissão automática ZF Ecomat em 1999, rodam diariamente cerca de 20 horas, percorrendo em torno de 400 quilômetros. “O desempenho dos ônibus de Curitiba comprova que a transmissão ZF Ecomat, se bem cuidada, pode rodar mais 1 milhão de quilômetros sem a necessidade de uma intervenção maior. Outra vantagem do uso dessa transmissão é a redução drástica de alguns itens de manutenção, como lonas e pastilhas de freio, sistemas de embreagem e desgaste de sincronizadores”, destacou Thomas Schmidt, diretor da Divisão ZF Sistemas de Transmissão.
Foto - arquivo ZF
De acordo com a ZF, a Ecomat pode aumentar em mais de 400% a vida útil das pastilhas e lonas de freio, em função do retardador primário, item de segurança que auxilia na frenagem por meio da redução da velocidade hidraulicamente, até praticamente a parada do veículo, sem a utilização do sistema de freios e sem desgaste. “Além disso a caixa Ecomat também contribui para a redução do consumo de combustível. A eletrônica avançada do sistema, em constante comunicação com o motor e demais componentes, permite um consumo igual ou, em muitos casos, menor que o mesmo veículo equipado com uma transmissão mecânica. Para o motorista, o maior benefício é a diminuição do cansaço, pois a transmissão automática ZF Ecomat elimina a necessidade de se acionar constantemente o pedal de embreagem e a alavanca de câmbio”, disse o executivo da marca ZF.
Foto - Silvio Aurichio
Os americanos é que estão certos. A máquina sabe quando precisa do quê.
ResponderExcluir