quarta-feira, 27 de maio de 2009

História


PRESERVANDO AS RAIZES


Por Antonio Ferro

Para comemorar os seus 55 anos de atividades, a transportadora gaúcha SOGIL – Sociedade de Ônibus Gigante Ltda – promoveu no ultimo dia 25 de maio um passeio histórico entre Gravataí, sua cidade sede, e Porto Alegre a bordo de seu preservado ônibus número 8, um modelo “Bi Campeão” da então encarroçadora Eliziário que pertenceu a sua frota nos anos 60 e que hoje, nas palavras da própria empresa, é uma relíquia de extrema importância. Esse veículo foi vendido logo após terminar sua vida de operação na SOGIL e foi localizado, anos depois, em um ferro velho, sendo resgatado por Fernando Ribeiro, diretor da VISATE - Viação Santa Teresa – operadora urbana de Caxias do Sul, restaurado em 1995 e doado à SOGIL em forma de homenagem. Durante o nostálgico passeio, os 37 passageiros foram contemplados com o primeiro exemplar do informativo de bordo “LEVA & TRAZ”, que, de acordo com a empresa gaúcha, tem o objetivo de ser mais um canal de comunicação e relacionamento entre a SOGIL e seus clientes.

Imagem gentilmente cedida pela SOGIL

O nome SOGIL tem um particular no mínimo inusitado. Segundo informações de sua administração, a letra G em sua sigla foi idéia de um antigo funcionário, Ondino Dias, que era cobrador nos anos de 1950. Por sua baixa estatura (anão) possuía um apelido bem humorado – Gigante. Os fundadores da empresa resolveram então adotar o nome Sociedade de Ônibus Gigante Ltda. Atualmente ela possui mais de 300 ônibus, transportando mais de 1.800.000 passageiros por mês. O veículo número 8 “Bi Campeão” tem praticamente toda a sua característica externa e interna mantida, inclusive com o mesmo chassi Scania daquela época, modelo B76 com o motor aspirado de 195 hp.

Um comentário:

  1. Antonio, você sabe que muito embora esses gigantes das estradas sejam hoje belíssimos o passado tem sua beleza e principalmente "história". Saber da existência dessa relíquia só aqui mesmo graças a você.
    Que sonho conseguir essa presença na "Expo Viver, Ver e Rever, 2009". Vamos tentar?

    Abraços

    Kaio - Primeiro Clube do Ônibus Antigo Brasileiro

    ResponderExcluir