segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Austrália entra no mundo dos híbridos


Por Antonio Ferro

Seguindo no rastro das tecnologias alternativas em tração para o transporte comercial, a Austrália apresenta o seu ônibus híbrido.

Das longínquas terras australianas mais um exemplo de como a tecnologia híbrida pode ser muito útil ao transporte urbano. Produzido pela BCI – Bus and Coach International – o novo modelo, denominado BCI 6120 Hybrid, traz o sistema híbrido da marca Eaton, preferido pela montadora australiana por oferecer simplicidade, segurança e economia no consumo de diesel entre 20% e 37%, dependendo do tipo de operação. A Eaton produz o seu sistema com embreagem, motor/gerador elétrico, transmissão automatizada de 6 velocidades e o pacote de baterias de íon de lítio. Segundo ela, o tipo escolhido é o paralelo, em que o veículo pode trabalhar somente com o motor convencional (diesel) ou apenas com o elétrico, ou ainda com os dois em conjunto.

“De uma maneira genérica, o sistema híbrido da Eaton transforma a energia cinética do veículo (movimento) em elétrica através do motor/gerador elétrico, acumulando essa energia nas baterias. Esse processo é feito durante as frenagens, pois em vez de usar somente os freios e transformar a energia cinética em calor, o sistema híbrido utiliza o motor/gerador elétrico para transformar a energia cinética do veículo em eletricidade e que é acumulada nas baterias”, esclareceu o Gerente de Planejamento de Produto para a América do Sul, Henrique D. Uhl. Outra vantagem do sistema hibrido paralelo é que o veículo inicia (partida) sua operação utilizando apenas o motor elétrico que é abastecido pela energia acumulada no banco de baterias, evitando que o motor a diesel lance qualquer tipo de poluição nesse momento.

Divulgação

Henrique Uhl ainda lembrou de outras eficácias encontradas no sistema híbrido. “O sistema híbrido traz grandes benefícios em aplicações urbanas, onde há uma grande freqüência de partidas e paradas. Outra aplicação de grande benefício são os veículos que ficam muito tempo parados com o motor ligado para acionar a tomada de força e o implemento específico do caminhão (Ex: veículos de suporte e reparo de rede elétrica e telefônica), pois nesse caso o motor/gerador aciona a tomada de força sem necessidade de usar o motor convencional (diesel)”, disse ele. Segundo informações da BCI, a vantagem de seu novo ônibus híbrido é a economia de diesel, o que proporciona a diminuição dos índices de poluição expelidos pelos motores a combustão. De acordo com os dados fornecidos por ela, um ônibus híbrido com a tecnologia Eaton e motor Cummins (12 m de comprimento e 17,8 t de PBT) em operação na China consumiu 28,3 litros de diesel em 100 km de operação. Já o modelo convencional a diesel fez esses mesmos 100 km com um consumo de 42 litros. Isso resulta em uma economia de 30% no consumo, algo considerável em tempos de crise e elevados valores do petróleo.

O modelo 6120 é 400 kg mais leve que um veículo convencional. Todos os componentes do sistema híbrido foram instalados no interior do ônibus, que pode transportar até 80 passageiros. Para a BCI, economizar combustível e oferecer um ambiente sem impactos negativos à população australiana é construir um amanhã diferente.

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