Por Antonio Ferro
Dentre os principais métodos administrativos e operacionais na governança da Viação Cometa nos idos dos anos 60, a padronização foi um procedimento adotado como forma de equacionar a relação faturamento/custos e consequentemente os lucros obtidos. Mas foi na área de veículos que a empresa deu um significtivo exemplo. Quando a década terminava, a idéia de operar um único tipo de ônibus começou a ser pensada pelos gestores da empresa paulista. Ela idealizou um modelo de ônibus rodoviário que cumprisse todos os seus requisitos nas viagens de longas distâncias, que não passavam de 600 km, mas que deveria oferecer conforto, segurança e rapidez.
Fotos P/B Cid José Beraldo
A marca de chassi utilizada foi uma das primeiras questões na abordagem do tema, através da parceria com a Scania. Logo um modelo de carroçaria era essencial para combinar com a parte mecânica escolhida. Experiente na operação rodoviária com ônibus importados até 1973, quando foi aposentado o GM Coach PD 4104, a empresa paulista visualizou uma oportunidade de agregar dois conceitos de ônibus norte-americano – os GM’s Coach PD 4106 e 4107, ambos com uma estética referenciada e um projeto estrutural que proporcionava uma significativa redução no peso, com efetivos resultados positivos na economia de diesel e na rapidez das viagens – em um veículo único a ser produzido em terras brasileiras.
Do Dinossauro ao Flecha Azul, uma inspiração norte-americana com contornos brasileiros que transformaram o ônibus em referência no transporte rodoviário de passageiros.
E ai blz?Eu gostei muito desse novo espaço,o Blog Do Espaço Deonibus já era muito bom e agradável pra leitura,agora com o AutoBus ficou ainda melhor.E gostei muito dessa matéria sobre o Flecha Azul e o Dinossauro,a marca da veradeira Cometa.É uma pena que atualmente a CMA não exista mais e a combinação Cometa-Scania também.
ResponderExcluirParabéns pelo novo espaço... Já viciei !!!
ResponderExcluirAntonio, sou seu fã e a cada instante você reforça em mim e em uma legião de outros essa admiração. Parabéns pela criatividade, pela evolução, pela versatilidade. Em breve, por que não, a edição de revistas reais além das virtuais?
ResponderExcluirAntonio C. Kaio Castro
Primeiro Clube do Ônibus Antigo Brasileiro