terça-feira, 20 de outubro de 2009

Rápida


CAPITAL MEXICANA COMEMORA
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4 ANOS DE SEU BRT




O sistema Metrobus, prioridade ao transporte coletivo na Cidade do México, uma das maiores manchas urbanas, comemorou em junho passado seus 4 anos de implantação trazendo na bagagem 50 km de vias preferenciais e proporcionando uma drástica redução nas emissões de CO2 (80.000 ton. ao ano) em uma das mais poluídas regiões do planeta. Suas duas linhas cortam a cidade no sentido norte/sul (Línea 1) e leste/oeste (Línea 2) e possuem demanda de 455 mil passageiros transportados por dia. São 226 ônibus – 12 bi articulados e 214 articulados rodando pelas vias expressas; 77 pontos de paradas espalhados pelos dois corredores e mais 4 terminais de transbordos. De acordo com informações da gerência do Metrobus, até este momento já foram investidos US$ 150 milhões e a previsão final para a implantação da primeira fase, com 200 km de corredores exclusivos, é de US$ 1 bilhão. Há um planejamento, para curto ou médio prazo, que promoverá a substituição de todas as unidades de articulados por veículos bi articulados que trafegam pela Línea 1. E em 2010 os organizadores do Metrobus realizarão provas de campo com ônibus híbridos (diesel/elétrico). Outro detalhe bem interessante é que o BRT da capital está conectado às 11 linhas sistema metroviário da capital, que possui 200 km de extensão.



Ainda, segundo a gerência do Metrobus, esse sistema caracteriza-se pela mobilidade sustentável; redução do tempo de viagens; sinalização inteligente nos cruzamentos, com prioridade a passagem dos ônibus; segurança e ordenamento da imagem urbana e melhorias na qualidade ambiental. As estações e os pontos de paradas estão em nível com o piso dos veículos e o ingresso ao sistema se dá através de cartão eletrônico sem contato. Cerca de 15% dos usuários do sistema deixaram de utilizar seus automóveis em seus deslocamentos diários.


Fotos - CTS México / Centro de Transporte Sustentável do México

Um comentário:

  1. Com a devida tecnologia embarcada (electrônica, informática e hidráulica) o limite de articulações seria a capacidade de tração do veículo. Os trens sobre pneus são o futuro mais viável para o transporte público nas metrópoles.

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