sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Renovação de frota


PORTO ALEGRE GANHA
.
NOVOS ÔNIBUS ACESSÍVEIS
.
Antonio Ferro
.

O que é para ser regra, acaba sendo exceção quando o tema é acessibilidade física ao transporte urbano. Porto Alegre segue o exemplo em como tratar bem o passageiro.
.

Apresentação dos novos ônibus no centro da capital gaúcha.

Acessibilidade em transporte pode ser entendida como um aspecto que promove a facilidade e rapidez nos embarques e desembarques de ônibus e outros modais encontrados nos sistemas urbanos e ainda permitir que usuários com alguma dificuldade de locomoção possam utilizar esses veículos. Todos os ônibus urbanos que saem de fábrica atualmente devem conter algum elemento que possa proporcionar esse deslocamento sem qualquer barreira encontrada pelo passageiro. Temos a disposição, em veículos com piso alto, o elevador, mas que se mostra um equipamento que pode causar certa repulsividade e desconforto às mulheres grávidas, pessoas idosas e deficientes físicos, como já visto em ruas e avenidas pela pura falta de informação ou então na ausência de treinamento específico de motoristas e cobradores em seu uso. Outro fator seria a aplicação de plataformas em nível ao piso dos referidos veículos. A terceira opção é a operação de ônibus com piso baixo, que equivale a altura da calçada, mas que em compensação exigem vias que apresentem condições adequadas, sem imperfeições.



Nesse contexto, com a escolha por modelos com piso baixo, a Cia. Carris Porto-Alegrense acaba de apresentar 33 novos ônibus considerados veículos com acessibilidade universal. Esses veículos substituirão outras 33 unidades antigas, representando um aumento na qualidade encontrada na frota da Carris. “A renovação permitirá que as linhas T5, T3, T2, T1 Direto, T8 e D43 sejam beneficiadas. Com estes novos carros, que entram em operação na próxima segunda-feira, 12 de outubro, a Carris atinge um total de 201 veículos renovados desde maio de 2006”, revelou o diretor presidente da empresa, Antonio Lorenzi. Com chassis Volvo B7R LE e carroçaria Marcopolo Viale, os ônibus ainda trazem sistema de ar condicionado e cinco poltronas a mais que os modelos substituídos, um acréscimo de 165 lugares. O investimento total com mais essa renovação foi de R$ 13 milhões. A frota da Carris é composta por 341 ônibus, sendo 112 com piso baixo. A operadora informa que de janeiro a julho deste ano foram transportados 40.770.187 passageiros, um acréscimo de 0,34% em relação ao mesmo período de 2008.



Vídeo e imagens gentilmente cedidos pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre / Cia. Carris


Um comentário:

  1. Beleza, mas eles insistem no chassi de caminhão. Pelo menos que fosse como no Fusca, que tem chassi plataforma praticamente plano. O ideal seria como a Kombi, que é monobloco, então sim teriam um piso totalmente baixo para oferecer.

    ResponderExcluir