terça-feira, 6 de outubro de 2009

Motores

CUMMINS ANTECIPA O FUTURO

Antonio Ferro

A fase P7 do Proconve (Programa de Controle da Poluição de Ar por Veículos Automotores) – equivalente norma européia Euro 5 - que estabelece limites máximos quanto aos índices de emissões poluentes dos motores de combustão interna em veículos comerciais, e com vigência no Brasil apenas em 2012, já pode ser atendida com o novo motor ISL da Cummins, uma das empresas líderes em desenvolvimento de tecnologia em motores e sistemas de baixas emissões. A novidade será apresentada no final do mês para o mercado de caminhões, mas pode ser adaptada sem maiores problemas aos chassis de ônibus. Segundo Luis Chain, gerente de marketing da Cummins, o modelo ISL possui controle de emissões SCR (Redução Catalítica Seletiva), filtros Cummins Direct FlowTM de última geração em solução de filtração de ar da Cummins Filtration, Módulo de Controle Eletrônico (ECM) e tem a opção de ser equipado ainda com um sistema de freio motor integrado ao cabeçote, atuando diretamente nas válvulas de escape. “Isso resulta em maior potência e segurança, principalmente nas frenagens de emergência, assegurando um desempenho superior, com maior economia de manutenção no sistema de freios, especialmente em veículos pesados”, adiantou ele.

Chain - Maior tecnologia empregada nos motores Cummins

Para se conseguir menores índices de poluição, o sistema SCR integra o gerenciamento do motor ao sistema de pós-tratamento, tornando a solução mais eficiente para a redução de emissões, conseguindo, com essa sofisticada tecnologia, se adequar a potências elevadas. “O sistema SCR utiliza o Arla 32, produto químico composto por 32,5% de uréia dissolvida em água para reagir e neutralizar o NOx (óxido e dióxido de Nitrogênio originário da combustão), convertendo-o em substâncias inofensivas e não contaminantes, como nitrogênio e água. O Arla 32 é um líquido incolor, inodoro, atóxico e não-inflamável, injetado no sistema de exaustão após a combustão”, enfatizou Chain. Já os filtros Direct FlowTM promove inúmeros benefícios como a maior vida do filtro de ar, o melhor desempenho, maior proteção ao motor, melhor tratamento e maior flexibilidade de instalação, menores custos operacionais com manutenção mais simples dos filtros de ar primários e secundários e também com descarte dos filtros que protege o meio ambiente, por não possuir componentes metálicos.


De acordo com informações da fabricante é esperada uma economia de combustível em torno de 5%, dependendo da aplicação, além de uma melhoria na combustão que resulta em maior durabilidade do motor e redução de custo com troca de filtros, uma vez que a queima é mais eficiente liberando menos material particulado.
Fotos - Divulgação

Outra boa nova da Cummins é que desde o mês passado todos os seus motores novos estão certificados para o uso da mistura de 20% de biodiesel (B20) ao diesel normal. Chain revelou que os testes consumiram 2 milhões de km rodados e envolveram ensaios de laboratórios para análise de características físico-químicas, testes de desempenho e de emissões de gases, testes de durabilidade em dinamômetro e de durabilidade em campo. “Em nosso laboratório prático conseguimos potência e consumo de combustível praticamente idênticos se comparados ao uso do diesel convencional nos motores da marca”, finalizou o executivo da Cummins.

Euro 5 - O Brasil já pode ter motores adequados a norma, desde que o diesel atenda aos requisitos dessa nova tecnologia.

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