segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Transporte urbano


BARCELONA RECEBE
.
MAIS ÔNIBUS A GÁS (EEV)


Antonio Ferro




Dando continuidade ao seu compromisso com a redução das emissões poluentes no setor de transporte coletivo, a cidade espanhola de Barcelona recebeu recentemente mais 45 ônibus movidos a gás natural. Com mais essa aquisição, 28% (296 unidades) de sua frota de ônibus passa a rodar com o combustível alternativo. Os novos veículos substituem outros 45 movidos a diesel que operam pela cidade desde 1995. Segundo a direção da TMB – Transportes Metropolitanos de Barcelona – a adoção do motor a gás natural é uma contribuição direta para a melhora da qualidade do ar na cidade catalã e de sua área metropolitana e ao mesmo tempo auxilia na diminuição dos gases de efeito estufa causadores do aquecimento global. A TMB também enfatiza que as principais vantagens do bloco a gás são a redução de 90% das emissões de óxido de nitrogênio e de monóxido de carbono e do baixo nível de ruído. Os novos ônibus (40 do modelo standard e 5 da versão articulada) receberam carroçarias da marca espanhola Castrosua e chassis alemães da MAN dotados com todo o conforto e elementos de acessibilidade, como ar condicionado, piso baixo, rampas de acesso, poltronas ergonômicas e suspensão pneumática. A marca alemã ainda forneceu, para testes, o seu mais recente ônibus híbrido (diesel/elétrico) para aplicação urbana. Com 12m de comprimento, ele possui dois motores elétricos, totalizando 150 kW de potência e um bloco a diesel EEV com 260 kW, além de um banco de armazenamento de energia excedente formado por ultracapacitores. Ao aplicar políticas públicas e privadas em torno do respeito ao individuo e do meio ambiente, a administração de Barcelona dá mais um passo em busca do transporte sustentável. Um exemplo a ser seguido por nós.

Imagens - TMB/Barcelona

Um comentário:

  1. Prezados Senhores,

    Gostaríamos de uma autorização para divulgar notícias de Energia Hidráulica, Biomassa, Energia Solar, Energia Eólica, Energia Geotérmica, Energia Maremotriz, Energia do Hidrogênio, Petróleo, Gás natural, Carvão, Biodiesel e Álcool, publicadas por V.Sªs no site do ITAESA - www.itaesa.com.br (serviços / Notícias) - somente como fonte de informação e só será divulgado se vocês permitirirem e não terá nenhum vínculo como apoio, patrocínio ou como associado.


    Para maiores esclarecimentos e/ou dúvidas estaremos a disposição, ficamos no aguardo de autorização.

    Contato: Rose Andrade
    Departamento: Assessoria de Planejamento & Desenvolvimento
    Escritório Regional - Baixada Santista: Av. Ana Costa, 374 - Cj. 32 - Gonzaga - Santos - São Paulo - Brasil - CEP: 11060-002
    Tel: + 55 13 3327-0191
    Cel: + 55 13 8123-4135
    E-Mail: rose.andrade@itaesa.com.br
    Site: www. itaesa.com.br

    ResponderExcluir