Viagem pelo passado dos Campos Gerais
Por Antonio Ferro
Localizadas nos Campos Gerais do Paraná, região conhecida por ter em sua em sua mata nativa a Araucária (a árvore símbolo daquele estado), as cidades de Ponta Grossa e Guarapuava foram as bases para a criação do Expresso Princesa dos Campos em 1934. Em plena época de expansão comercial, na exploração de novas e férteis terras e na criação de novos municípios no estado, a Princesa dos Campos atuou como agente indutor do crescimento daquela região, transportando em seus primeiros veículos – dois automóveis da marca Ford (1931 e 1934) – as pessoas que ali chegavam com o intuito de aproveitar as oportunidades da colonização de um dos mais importantes estados brasileiros. Eram tempos difíceis, em que não existiam infra-estruturas adequadas para o transporte. Tudo era feito em picadas, abrindo estradas de chão batido, enfrentando, buracos, poeira e lama.
Com o desenvolvimento acelerado da região, a Princesa dos Campos acompanhou essa evolução de modo a se tornar uma das mais respeitadas empresas de transporte de passageiros do Brasil. Segundo informações da transportadora, ela foi a primeira empresa no Paraná a obter seu número de registro no Departamento de Estradas e Rodagens do Paraná (Reg. D.S.T.C./PR Nº 1). Dos automóveis, passando pelas rústicas jardineiras, acompanhando o início da indústria automobilística em nosso país até chegar hoje, com os mais modernos ônibus aqui produzidos, acompanhe abaixo a trajetória dessa empresa paranaense através da revolução tecnológica de seus veículos.
Com o desenvolvimento acelerado da região, a Princesa dos Campos acompanhou essa evolução de modo a se tornar uma das mais respeitadas empresas de transporte de passageiros do Brasil. Segundo informações da transportadora, ela foi a primeira empresa no Paraná a obter seu número de registro no Departamento de Estradas e Rodagens do Paraná (Reg. D.S.T.C./PR Nº 1). Dos automóveis, passando pelas rústicas jardineiras, acompanhando o início da indústria automobilística em nosso país até chegar hoje, com os mais modernos ônibus aqui produzidos, acompanhe abaixo a trajetória dessa empresa paranaense através da revolução tecnológica de seus veículos.
Início em tempos difíceis na expansão do estado do Paraná. A lama, a poeira e os buracos eram companheiros constantes.
O transporte daquela época poderia ser considerado uma aventura com a operação das jardineiras. Pessoas dentro e carga no teto.
A infra-estrutura viária sofre uma enorme transformação com a chegada do asfalto no começo da segunda metade do século 20.
Na falta de uma indústria nacional de ônibus, a opção era pelos modelos norte-americanos, com seus veículos específicos ao transporte de passageiros, como este GM Coach PD 2903.
A unidade brasileira da GM desenvolveu para o mercado nacional, no começo dos anos 50, o modelo ODC 210, considerado o primeiro ônibus brasileiro com características próprias para o serviço.
Outro modelo produzido pela General Motors do Brasil. Este modelo – Chevrolet Coach Brasil - era uma versão menor do ODC 210, por isso ficou conhecido como “Coachinho”.
Em época de grafia peculiar, o Expresso Princeza dos Campos crescia com o avanço das cidades, como mostra esta propaganda de 1951.
Década de 1960 – novos ônibus, como estes monoblocos Mercedes Benz O-326, contribuíram na rapidez e no conforto das viagens.
Novos modelos de ônibus são lançados, como estas duas versões da carroçaria Diplomata, com chassis Mercedes Benz.
Fotos gentilmente cedidas pela Princesa dos Campos.
As pessoas estão certas em reclamar das condições viárias de hoje, mas não fazem idéia do que enfrentávamos. Uma viagem Goiânia-Rio Verde se faz em menos de três horas, Há trinta anos eram seis ou sete.
ResponderExcluirAntonio,
ResponderExcluirEm nossa próxima Expo "Viver, Ver e Rever, A Evolução", em 21 e 22 de novembro, vamos incumbí-lo de preparar um painel, ou um telão, com essas maravilhosas lembranças.
Você possui um belo acervo histórico. É um "PhD" no assunto, por favor, prestigie-nos.
Abraços
Kaio
Olá Antonio Ferro!
ResponderExcluirMuito bom o seu trabalho sobre a Princesa dos Campos.
Os PD-2903 (4 no total), foram comprados do Expresso Brasileiro que chegou a ter 55 exemplares desse modelo.
Um grande abraço.
Roberto Zulkiewicz
Antonio parabens pelo seu trabalho
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