terça-feira, 17 de março de 2009

Nostalgia



Viagem pelo passado dos Campos Gerais


Por Antonio Ferro

Localizadas nos Campos Gerais do Paraná, região conhecida por ter em sua em sua mata nativa a Araucária (a árvore símbolo daquele estado), as cidades de Ponta Grossa e Guarapuava foram as bases para a criação do Expresso Princesa dos Campos em 1934. Em plena época de expansão comercial, na exploração de novas e férteis terras e na criação de novos municípios no estado, a Princesa dos Campos atuou como agente indutor do crescimento daquela região, transportando em seus primeiros veículos – dois automóveis da marca Ford (1931 e 1934) – as pessoas que ali chegavam com o intuito de aproveitar as oportunidades da colonização de um dos mais importantes estados brasileiros. Eram tempos difíceis, em que não existiam infra-estruturas adequadas para o transporte. Tudo era feito em picadas, abrindo estradas de chão batido, enfrentando, buracos, poeira e lama.

Com o desenvolvimento acelerado da região, a Princesa dos Campos acompanhou essa evolução de modo a se tornar uma das mais respeitadas empresas de transporte de passageiros do Brasil. Segundo informações da transportadora, ela foi a primeira empresa no Paraná a obter seu número de registro no Departamento de Estradas e Rodagens do Paraná (Reg. D.S.T.C./PR Nº 1). Dos automóveis, passando pelas rústicas jardineiras, acompanhando o início da indústria automobilística em nosso país até chegar hoje, com os mais modernos ônibus aqui produzidos, acompanhe abaixo a trajetória dessa empresa paranaense através da revolução tecnológica de seus veículos.


Início em tempos difíceis na expansão do estado do Paraná. A lama, a poeira e os buracos eram companheiros constantes.


O transporte daquela época poderia ser considerado uma aventura com a operação das jardineiras. Pessoas dentro e carga no teto.


A infra-estrutura viária sofre uma enorme transformação com a chegada do asfalto no começo da segunda metade do século 20.


Na falta de uma indústria nacional de ônibus, a opção era pelos modelos norte-americanos, com seus veículos específicos ao transporte de passageiros, como este GM Coach PD 2903.


A unidade brasileira da GM desenvolveu para o mercado nacional, no começo dos anos 50, o modelo ODC 210, considerado o primeiro ônibus brasileiro com características próprias para o serviço.


Outro modelo produzido pela General Motors do Brasil. Este modelo – Chevrolet Coach Brasil - era uma versão menor do ODC 210, por isso ficou conhecido como “Coachinho”.


Em época de grafia peculiar, o Expresso Princeza dos Campos crescia com o avanço das cidades, como mostra esta propaganda de 1951.



Década de 1960 – novos ônibus, como estes monoblocos Mercedes Benz O-326, contribuíram na rapidez e no conforto das viagens.


Novos modelos de ônibus são lançados, como estas duas versões da carroçaria Diplomata, com chassis Mercedes Benz.


Nos anos 70 e 80 os ônibus rodoviários ganham novos aspectos e equipamentos, como o terceiro eixo.


Nos dias de hoje, a Princesa dos Campos possui em sua frota os mais modernos ônibus do Brasil.
Fotos gentilmente cedidas pela Princesa dos Campos.

4 comentários:

  1. As pessoas estão certas em reclamar das condições viárias de hoje, mas não fazem idéia do que enfrentávamos. Uma viagem Goiânia-Rio Verde se faz em menos de três horas, Há trinta anos eram seis ou sete.

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  2. Antonio,

    Em nossa próxima Expo "Viver, Ver e Rever, A Evolução", em 21 e 22 de novembro, vamos incumbí-lo de preparar um painel, ou um telão, com essas maravilhosas lembranças.
    Você possui um belo acervo histórico. É um "PhD" no assunto, por favor, prestigie-nos.
    Abraços
    Kaio

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  3. Olá Antonio Ferro!

    Muito bom o seu trabalho sobre a Princesa dos Campos.
    Os PD-2903 (4 no total), foram comprados do Expresso Brasileiro que chegou a ter 55 exemplares desse modelo.

    Um grande abraço.

    Roberto Zulkiewicz

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  4. Antonio parabens pelo seu trabalho

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