terça-feira, 29 de setembro de 2009

Nostalgia


UM GMC 1948
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NA PELE DE UM ÔNIBUS

Este blog descobriu que a empresa Príncipe Transportes e Turismo Ltda, de Joinville (SC), possui um caminhão GMC de 1948 transformado em ônibus. Com carroçaria Henemann, que foi produzida em Novo Hamburgo (RS), o veículo foi adquirido há pouco tempo da Volkmann Turismo, da cidade de Pomerode (SC). O proprietário da Príncipe Turismo, Luiz Dressel tem por hobby colecionar camionetes e caminhões antigos e resolveu aumentar sua preservação no tema automobilístico. O veículo em questão chegou a seu domínio em bom estado, necessitando apenas de restauração na parte elétrica e em alguns detalhes no interior. Um polimento em toda a sua área externa conferiu uma nova imagem, proporcionando ao raro ônibus um aspecto mais atrativo. Ele possui motor MWM de 6 cilindros e 120cv e sua capacidade é para 38 passageiros.


Foto gentilmente cedida pela Príncipe Turismo
Ambiente urbano

RESULTADOS ANIMADORES
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COM O B100


Antonio Ferro


A URBS – Urbanização de Curitiba S/A – gerenciadora do transporte curitibano e uma das integrantes do projeto 100% de biodiesel em ônibus daquela cidade, divulgou ontem, durante o 17º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, promovido pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) e que é realizado entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro na capital paranaense, os primeiros resultados com a utilização de um combustível alternativo em uma frota urbana de ônibus.

Foto - Divulgação

Os seis ônibus (três Scania e três Volvo) que operam em testes pela recém criada Linha Verde desde o dia 27 de agosto passado, apresentaram um consumo 5% maior que os veículos com diesel convencional. “Esperávamos um consumo 8% maior e a medições técnicas mostraram um índice de opacidade (emissão de fumaça) 25% menor e redução de 19% de oxido de nitrogênio e uma redução de 30% nas emissões de monóxido de carbono (CO)”, enfatizou Elcio Luiz Karas, gestor da Área de Vistoria e Cadastro da URBS. Os seis ônibus articulados abastecidos com o B100 rodam diariamente em torno de 200 quilômetros. Segundo informações da gerenciadora, a fase experimental vai durar 18 meses e a intenção é ampliar o uso do biocombustível para toda a frota da Linha Verde e, se comprovada a viabilidade, para o restante da frota da cidade. Karas ainda revelou que a opção pelo combustível à base de soja foi dada porque não há risco de cristalização a baixas temperaturas. “Estes ônibus foram desenvolvidos especialmente para a Linha Verde em Curitiba, com motores que tanto podem rodar com diesel quanto com biocombustível”, disse ele.
Mais informações sobre a Linha Verde, procure neste blog.
Lançamento europeu


A VERSÃO 6X2 DO MAGELYS

Antonio Ferro


A vanguarda do setor automotivo em termos de design pode ser encontrada no novo ônibus rodoviário para um seleto segmento de transporte.

Em 2007, a Irisbus Iveco apresentou ao mercado europeu de ônibus uma versão sofisticada voltada para o mercado de turismo e ainda linhas regulares que necessitam de um veículo com alto valor agregado. O Magelys chamou, e chama, atenção por uma peculiaridade que nos mostra uma total sintonia com a modernidade em se tratando de design aplicado em ônibus rodoviário. Neste ano, a nova versão 6x2 denominada HDH, com 3,81m de altura e 13,80m de comprimento, faz sua premiere ampliando a família de ônibus caracterizados pelo alto luxo da marca italiana.


Há dois anos, a Irisbus apresentava seu inovador rodoviário, apenas configurado na versão 4x2.
Fotos - Divulgação / Irisbus

Para a montadora, a idéia básica do novo ônibus nasceu do princípio de que as viagens rodoviárias não devem se limitar a transportar simplesmente as pessoas, mas sim oferecer um espaço vital para que cada usuário possa contemplar um passeio diferenciado, com aspectos privilegiados no panorama externo. Equipes técnicas da Irisbus trabalharam em conjunto com os transportadores e ainda com os passageiros para assimilar todos os hábitos e as maneiras como são realizadas as viagens e os deslocamentos. Segundo informações da empresa, foram ouvidos 20 operadores de turismo, 150 empresas de transporte, 520 passageiros, 118 motoristas e percorridos outros 118 mil quilômetros de avaliação do modelo. No total foram investidos 35 milhões de Euros no desenvolvimento das versões HD e HDH do Magelys.




As linhas externas proporcionam uma nova visão estética, provocando até uma revolução nos conceitos do design. O formato arredondado de sua área frontal nos leva a pensar em uma viagem através de uma redoma de vidro, manifestando-se como um produto ousado e sedutor. Detalhes, como a ampla visão proporcionada pelas generosas janelas laterais, o conjunto óptico singular e outros elementos inovadores promovem harmonia em todo o seu conjunto. Os engenheiros da Irisbus não esqueceram de provocar um ambiente interno com muita luz e visão, criando uma interessante junção do teto com as laterais toda envidraçada. Herança de uma proposta já utilizada há anos pela indústria de ônibus naquele continente.


Magellys - Inspiração na astronomia (Nuvem de Megallan) para o nome deste rodoviário.

O interior do novo veículo confirma, segundo a Irisbus, a promessa de muita atenção dedicada ao passageiro. Primam por essa diferenciação os materiais e as cores utilizadas como forma de oferecer um momento agradável, que possa transmitir uma sensação de comodidade sem igual em roteiros que exijam conforto e segurança. As poltronas foram projetadas e construídas dentro de um conceito denominado Sublimeo provado por especialistas em ergonomia e por numerosos viajantes de ônibus. Elas trazem um desenho perfeitamente adaptado a acomodação do passageiro europeu, com uma impressão imediata de relaxamento significativo. A altura interna é de 2,10m e o sistema de climatização incorpora tecnologia de ultima geração, sendo integrado em toda a estrutura da carroçaria. Outros componentes, como DVD, TV de LCD, geladeira, etc, completam o requinte a bordo. Para o condutor, o cockpit promove um amplo campo de visão e o painel de instrumentos tem fácil acesso a todos os botões e controles necessários para uma perfeita viagem. Para a Irisbus Iveco, o passageiro embarca em uma terceira dimensão quando conhece o Magelys HDH.


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Ficha técnica
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Motor – Cursor 10 SCR com 6 cilindros e 450 cv Euro 5 (EEV).
Transmissão – ZF AS-Tronic automatizada com 12 velocidades
Comprimento – 13.800 mm
Altura – 3.810 mm
Largura – 2.550 mm
PBT – 24.600 kg.
Segurança de série – Sistema ABS, ASR e ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade); faróis Bi Xenon.


Vídeo - Irisbus

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Atualização
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O site www.omnibus.com.br foi atualizado com muita novidade e antiguidade sobre ônibus. Não deixe de acessar.
Rápida

GRUPO CARMINATTI COMPRA PB





O grupo uruguaio Carminatti, com atuações em hotelaria, turismo e empresa de transporte, adquiriu recentemente duas unidades da carroçaria PB produzida pela Irizar e equipadas com chassis Volvo B12R (6x2). Os novos ônibus foram configurados internamente com acabamento requintado e muita valorização no conforto ao passageiro. Um detalhe a ser observado é que os novos veículos contam com uma tomada de ar a mais para o motor, localizada no teto na área traseira, trazendo assim maior benefício a ele, pois aspira um ar mais limpo, sem a interferência de sujeira e afins.




Fotos - Irizar

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Transporte Urbano

JOINVILLE TESTARÁ
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ÔNIBUS A GÁS

Antonio Ferro

Apesar das constantes oscilações do mercado de gás natural para veículos comerciais, um exemplo brasileiro poderá tua eficiência comprovada com o início de um laboratório de campo envolvendo um ônibus urbano produzido pela Busscar. Os testes terão como local a cidade catarinense de Joinville, sede da encarroçadora e que através da Fundação IPPUJ – Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville – quer demonstrar a inovação tecnológica como alternativa ao uso de tradicionais combustíveis, como o diesel, tendo ainda a finalidade de revelar que o gás natural apresenta baixos índices de emissões poluentes. O protótipo Urbanuss Pluss é configurado de maneira a promover total acessibilidade e conforto, pois possui piso baixo e sistema de ar condicionado. Entretanto, é seu sistema de tração que chama a atenção. O motor Cursor 8 (da Fiat Powertrain Tecnologies) CNG com seis cilindros e 272 cv é considerado um avançado propulsor em se tratando de gás natural. De acordo com informações da Busscar, ele tem um índice de poluição abaixo do estabelecido pela norma Euro 5 e EEV, as mais atualizadas do mundo. Para a armazenagem do gás foram instalados 6 tanques de fibra de carbono com capacidade para 240m3, permitindo autonomia de 300km. O inovador veículo fará seus testes pela ligação centro – zona sul da cidade catarinense, por onde circulam 18 mil usuários diariamente do transporte coletivo.



A Busscar também informou que fornecerá 11 novos ônibus com piso baixo (Low Entry) para as operadoras do transporte local. O primeiro veículo já foi produzido e apresentado a população joinvilense. Dotado da carroçaria Urbanuss Pluss, o veículo conta com rampa para cadeira de rodas, sistema de rebaixamento de suspensão dianteira, catraca central, informações em braile para cegos e portadores de baixa visão e capacidade para 29 passageiros sentados e outros 40 em pé, além de ampla área envidraçada e ar condicionado. A população de Joinville teve a oportunidade de conhecer os ônibus no último dia 19, quando ambos estiveram em exposição na Praça Dario Sales, centro da cidade. Gidion e Transtusa são as operadoras do transporte urbano do município.


Fotos - Divulgação

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Rápida

GERAÇÃO 7 GANHA
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AS ESTRADAS




A Geração 7 das carroçarias rodoviárias Marcopolo, um novo ciclo em se tratando de transporte de passageiros com maior segurança, conforto e design diferenciado, começa a ganhar as estradas brasileiras com as primeiras entregas aos clientes de norte a sul da empresa gaúcha. As duas primeiras transportadoras a receberem a G7 são o Expresso Guanabara, de Fortaleza (CE) e a Viação Santa Luiza da cidade de Carlos Barbosa, no RS. A Santa Luiza adquiriu duas unidades do Paradiso 1050 equipadas com chassi Volvo B9R 4x2, e serão utilizadas no transporte de passageiros em linhas turísticas. “Desde julho realizamos um road show pelas principais cidades do Brasil, com diversas visitas a clientes e encontros para apresentação dos novos modelos. A receptividade tem sido ótima e já ultrapassamos os 600 pedidos”, adiantou Paulo Corso, diretor de operações comerciais para o mercado brasileiro da Marcopolo. O Expresso Guanabara adquiriu 130 unidades, sendo as primeiras 18 dotadas de chassis Mercedes Benz O500 RS configuradas nas classes convencional (Galant), executivo (Genesis) e leito (Glamour) para operações em linhas regulares na área de atuação da empresa cearense.
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Fotos - Divulgação
Rápida


RIO DE JANEIRO INICIA TESTES
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COM BIODIESEL B20

Antonio Ferro

São 15 ônibus de três diferentes empresas - Real Auto Ônibus, Viação Ideal e Rodoviária A. Matias – que começaram no dia 22 de setembro os testes com a porcentagem de 20% de biodiesel misturado no diesel comum na capital fluminense em mais uma pioneira atitude para o uso de combustíveis alternativos. Segundo a Fetranspor, federação que congrega as empresas de ônibus do estado do Rio de Janeiro, o laboratório de campo será semelhante a ação implementada em 2007, quando o programa “O Rio de Janeiro Sai na Frente: Biodiesel 5% nas Frotas de Ônibus”, uniu o governo do Estado, as distribuidoras Petrobras, Shell e Ipiranga e as montadoras Mercedes-Benz do Brasil e Volskswagen Caminhões e ônibus, em experiência pioneira no país em termos de magnitude (chegou a contar com 3.500 ônibus alimentados com biodiesel B-5) cujo relatório foi apresentado em 2008.


Essa nova iniciativa tem como objetivo garantir, através da avaliação da performance, a viabilidade econômica e o desempenho ambiental do combustível na frota de ônibus ao Comitê Olímpico Internacional, quanto à capacidade da capital fluminense em sediar os Jogos Olímpicos de 2016. A Fetranspor revelou ainda que fará o monitoramento de todos os indicadores, consolidando os dados no relatório final. Cada ônibus rodará 300 km por dia e consumirá 100 litros do novo biodiesel. Os testes terão duração de um ano.

Fotos - Jorge dos Santos/Fetranspor
Ponto de vista
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FICANDO PARA TRÁS
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Antonio Ferro
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Nos últimos dias tenho recebido diversos e-mails relacionados ao tema metro-ferroviário. Vejo que há uma mobilização, desde já, para que as cidades brasileiras adotem esse tipo de modal em seus sistemas de transporte coletivo visando a Copa do Mundo de 2014. São nomes estrangeiros querendo revelar às autoridades federais, estaduais e municipais todas as vantagens na utilização de trens, metrôs e principalmente os veículos leves sobre trilhos, conhecidos como bondes. Essas empresas, com larga experiência no assunto, vêm no mercado brasileiro uma excelente oportunidade de poder atestar toda a capacidade e os benefícios de seus produtos. Inclusive, algumas cidades já bradaram que o VLT será o principal foco em se tratando de transporte de massa.

Agora vem a minha pergunta: e a indústria nacional do ônibus, em que situação ela fica perante a toda propaganda que as fabricantes de trens e afins fazem neste momento? Não se movimentará para demonstrar uma imagem positiva de seus produtos? Ou simplesmente ficará na surdina, aguardando que os tais BRT’s da vida sejam a única maneira de provar a eficiência no transporte realizado por ônibus? Desde que me conheço por gente, vejo a Coca Cola divulgar seus produtos em constantes peças publicitárias, nunca deixando-se cair no ostracismo. Know How é que não falta para as marcas consagradas de ônibus no Brasil. Acredito que haja uma carência de propagandear o que podemos apresentar para que o transporte feito pelo ônibus urbano possa ter seu conceito modificado, revelando que pode sim ser uma excelente e congruente opção de mobilidade. Só para exemplificar, o setor brasileiro de caminhões tem significativa importância perante ao ônibus, pois sempre está apresentando novidades tecnológicas e de conceitos, mas que na comparação não deveria ser tão diferenciado, pois transporta apenas carga e o ônibus leva pessoas. No jogo entre sistemas sobre trilhos e pneus, 2 a 0 para o time dos férreos.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

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VOLVO DO BRASIL
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APRESENTA NOVA
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DIRETORA FINANCEIRA

Mônica Beckert, que está há 24 anos no Grupo Volvo, é a nova diretora financeira da Volvo do Brasil, tendo passado por várias posições executivas na companhia, sempre na área financeira. É a primeira vez que um executivo brasileiro assume este cargo. Mônica é também a primeira mulher a ocupar um cargo de diretoria na Volvo do Brasil. Ela substitui a Wim Keja, que estava na função há sete anos e atualmente ocupa posição executiva na Alemanha, também no Grupo Volvo. Beckert, até meados deste ano, era a CFO da Volvo Trucks Itália.


sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Rápida

MAN INVESTE NO MERCADO
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SUL-AFRICANO


Antonio Ferro

Os preparativos para a realização da Copa do Mundo de futebol 2010 na África do Sul entram em ritmo de finalizações, pois restam nove meses para o acontecimento e se o planejado ocorrer de modo equilibrado e dentro do cronograma, podemos entender que a reta final começa a surgir para seus organizadores. A MAN Nutzfahrzeuge, através de sua subsidiária MAN Truck and Buses South África, sabe muito bem como aproveitar o momento e fazer daquele mercado uma ótima oportunidade para semear sua marca. A mais recente tacada foi atender ao pedido de 110 ônibus realizado pela PRASA, que é a Agencia Pública de Transporte da África do Sul e que serão operados pela Autopax inicialmente nos deslocamentos de turistas que visitarão o país durante o evento esportivo e depois no transporte intermunicipal.

Divulgação

O tipo de ônibus escolhido nesse novo negócio remete aos nossos conhecidos modelos com motorização dianteira. A comparativa termina aí. O modelo alemão HB4/310 6x2, produzido em Salzgitter, será enviado em CKD para a planta da cidade sul-africana de Olifantsfontein onde receberá a carroçaria. Ele é dotado do motor D20 com 310 HP Euro 3, câmbio TipMatic com 12 velocidades, tem suspensão pneumática em todos os eixos, sistema ABS e ASR, além do Eletronic Brake System. O comprimento total do veículo é de 13,9 metros e a carroçaria conta com sistema de ar condicionado e generosa área envidraçada. De acordo com a MAN, o veículo possui chassi altamente robusto para enfrentar as severas condições em se tratando de clima e topografia. Segundo a montadora, ela já foi a principal marca de ônibus na África do Sul. Para 2009 espera comercializar naquele país cerca de 500 ônibus.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

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GRAN FLEX SOFRE
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ATUALIZAÇÃO


Fotos - Divulgação

A paranaense Mascarello promoveu recentemente a atualização de sua carroçaria intermunicipal Gran Flex, considerada pela encarroçadora o grande sucesso de vendas ao segmento de fretamento. Segundo a diretoria da empresa, a alteração envolveu um aspecto mais limpo na área frontal do veículo, sendo incorporados novos faróis com lentes integradas e espelhos carenados para facilitar as manobras e a visibilidade. Outros detalhes, como o maior espaço no bagageiro, a porta de acesso mais larga, o novo painel do motorista com ótima ergonomia e disposição dos instrumentos e o acabamento do interior do salão de passageiros, com um novo porta pacotes que oferece maior conforto ao usuário, são os elementos diferenciais nessa nova versão do Gran Flex 2010.


O modelo tem três comprimentos - 11.140mm, 12.100mm e 12.500 mm, além da nova altura externa, de 3.300mm, sem ar condicionado. Ele pode ser equipado com chassis Agrale, Mercedes Benz e Volkswagen (Man Latin America) dotados de motorização dianteira.
Rápida


É O BICHO

Antonio Ferro

Uma campanha ambiental com a finalidade de preservar as espécies nativas de animais do Brasil e ainda interromper o seu tráfico foi lançada ontem no Rio de Janeiro em parceria entre a Util – União de Transporte Interestadual de Luxo – e a Fundação RioZoo. Com o título Preservar a Fauna é Util, a ação irá contar com palestras para as crianças em escolas públicas de todo o país e movimentos em Brasília reunindo autoridades ligadas ao Meio Ambiente e representantes de entidades da defesa da fauna brasileira. “Além de conscientizar a nova geração, queremos mostrar e chamar a atenção das autoridades e da população brasileira para a preservação da fauna num movimento contra o tráfico de animais, cada vez mais presente em nossa sociedade”, disse Silvia Barata, diretora da Util. A apresentação desse projeto ocorreu no Jardim Zoológico e lá compareceram cerca de 100 crianças das escolas públicas do Rio e ainda um grupo infantil portador de deficiência e integrante do Teatro Novo.

Fotos - Jorge dos Santos/Fetranspor

Além disso, dois novos ônibus da empresa foram pintados em alusão ao projeto carioca nas cores da zebra e onça pintada, os animais símbolos dessa campanha. Os veículos receberam carroçaria da Marcopolo e chassi Mercedes Benz, configurados internamente no serviço convencional com ar condicionado e sistema de som e vídeo a bordo. Além de operarem pelas ruas da capital fluminense, os ônibus estarão rodando por três estados através de suas linhas regulares, como a Rio – Brasília (a mais longa operada pela Util), transportando a mensagem proposta nesse instrumento que evoca a ecologia brasileira. A Util foi fundada em 1950 e está sob controle do Grupo Guanabara desde 2003. Possui uma frota com 200 ônibus equipada com GPS que percorrem cerca de 3 milhões de km mensalmente e transportam mais de 150 mil passageiros/mês através de suas linhas que interligam cidades dos estados de Minas Gerais, Rio, Distrito Federal e São Paulo. De acordo com informações, Silvia Barata sempre manifestou uma preocupação com a causa dos maus tratos e tráfico de animais. Para exemplar sua dedicação, hoje ela mantém na garagem da transportadora alguns animais em estado de tratamento e recuperação provindos dos mais variados lugares do Rio de Janeiro. Foram investidos cerca de R$ 2 milhões nesse projeto.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Rápida


MERCEDES BENZ DO BRASIL
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TERÁ NOVO PRESIDENTE

A partir do próximo dia 1º. de novembro, a Mercedes Benz do Brasil terá novo presidente. Jürgen Ziegler, de 50 anos, substituirá a Dr. Gero Herrmann, 53 anos, que assumirá a posição de Vice-Presidente Sênior de Legal & Compliance, na sede da matriz, em Stuttgart, Alemanha. Ziegler está na Daimler AG desde 1977, quando iniciou sua história na marca alemã como chefe industrial na planta de Sindelfingen, na Alemanha. Em 1995, ele transferiu-se para a Mercedes-Benz na Índia, onde permaneceu até 2002, já na posição de Diretor & CEO. Após isso chefiou na matriz as áreas de Global Corporate Portfolio e Asia Alliance Management. Em seguida dirigiu um projeto de joint-venture para produção de automóveis na China, antes de se tornar Presidente & CEO da Mercedes-Benz Turquia em 2005.


Divulgação
Rápida


RECONHECIMENTO PELO
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BEM ESTAR

Pelo segundo ano consecutivo, a encarroçadora Irizar foi reconhecida por proporcionar um ambiente de trabalho com qualidade e satisfação. De acordo com informações da empresa, a pesquisa realizada pelas revistas Você S/A-Exame, da editora Abril, mostrava que no ano passado ela ocupava a 139ª. posição e neste ano a evolução e os métodos de trabalho colocam-na em 32º. lugar. O IQAT (Índice de Qualidade no Ambiente de Trabalho), que mede a satisfação dos funcionários com a empresa, foi também muito alto – 92,0. Dentre os 402 funcionários, cerca de 96% se identificaram com a empresa, 91,4% estão satisfeitos e motivados, 90,3% acreditam ter desenvolvimento e 91,8% aprovam os seus líderes. No quesito felicidade no trabalho, dentro das empresas do Grupo de Metalurgia e Siderurgia, do qual a Irizar faz parte, ela está classificada em 2º lugar com IFT=82,00% (o 1º lugar do Grupo tem IFT=84,9%). Entre as 10 melhores empresas para se trabalhar do interior paulista, a Irizar está posicionada em 8º lugar. A escolha da empresa como um dos melhores ambientes corporativos para se trabalhar foi realizado pelo Guia 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar, considerado o estudo mais detalhado do ambiente de trabalho das empresas brasileiras.


sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Rápida


VOLVO DO BRASIL APRESENTA
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NOVO COORDENADOR

A Volvo do Brasil informou hoje que Alexandre Parker assume a coordenadoria de assuntos governamentais e institucionais. Segundo a montadora, Parker é funcionário há 23 anos e passou por várias áreas da unidade brasileira, como engenharia do produto, serviço e pós-venda e planejamento estratégico, tendo coordenado vários projetos de importância na companhia. Ele é Curitibano, possui 47 anos e é graduado em engenharia mecânica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com pós-graduações em Desenvolvimento Gerencial pela FAE e Gestão da Indústria Automobilística pela FGV. Parker substituirá a Carlos Ogliari, que assumiu a gerência de recursos humanos da empresa.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Nas bancas
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Já está nas bancas a edição 2009 do Catálogo de Ônibus da revista Transporte Mundial
Rápida


VOITH CELEBRA O SUCESSO
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EM BOGOTÁ

O conhecido sistema rápido de ônibus urbano Transmilenio da cidade de Bogotá, Colômbia, destaca dentre as suas peculiaridades a tecnologia embarcada nos veículos utilizados para o transporte coletivo com grande demanda de passageiros. O exemplo é a incorporação em 100% dos ônibus articulados com marcas Mercedes Benz e Volvo da transmissão automática produzida pela Voith Turbo. A participação da Voith no consagrado sistema BRT é de 85% (900 unidades de transmissão fornecidas até agora) com projeções de aumento para o ano que vem. “Até o 2010, outros 150 veículos, sendo 10 ônibus biarticulados, estarão operando equipados com as transmissões DIWA 5. Estamos aumentando esses números a cada nova negociação, devido à ótima resposta que os clientes estão tendo de nossos produtos e de nosso suporte pós-vendas”, disse Lucas Rolim, responsável de vendas para o mercado sul-americano da Divisão Automotiva da Voith Turbo.


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O modelo DIWA 5 foi lançado recentemente com diferenças técnicas que favorecem as operações dos veículos. Com inovações como a otimização no comprimento da transmissão, omissão de dutos e tubos externos para o circuito de óleo, trocador de calor integrado à tampa de saída e desenvolvimento aprofundado do conversor hidrodinâmico, os operadores do transporte podem contar com soluções práticas que resultam em rentabilidade operacional e conforto à passageiros e motoristas. “Com a nova tecnologia permitimos uma integração mais fácil com o veículo, mesmo em condições onde há limitação de espaço, o que reduz custos de manutenção e serviço”, revelou Rolim. Ele ainda lembrou que a prestação de um serviço de pós-vendas é uma necessidade fundamental para fidelizar a clientela, oferecendo ao mercado o DIWA Excellence, pós-vendas e assistência técnica diferencial com suporte 24 horas para o cliente, o que minimiza o tempo indisponível da frota por qualquer tipo de problema. A Voith informa que, anteriormente à transmissão DIWA 5, o sistema Transmilenio utiliza o modelo de transmissão automática DIWA 3E.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Rápida


AO EMBARCAR,
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LEIA COM ATENÇÃO

Uma prática de segurança para proporcionar uma viagem rodoviária mais cômoda. Foi isso que a Marcopolo pensou ao desenvolver um cartão de instruções para ser utilizado nos veículos, uma idéia semelhante aos procedimentos das viagens em aviões. Segundo Paulo Corso, diretor comercial mercado interno da Marcopolo, nesse inédito projeto as instruções são simples, como a utilização dos cintos de segurança, a melhor forma de acomodação de malas e volumes no porta-pacotes e sobre a abertura das saídas de emergência localizadas nas partes dianteira e traseira do teto, nas janelas e na própria porta do veículo. “Nosso objetivo é colaborar para que, em caso de necessidade, o usuário saiba como proceder e operar os equipamentos, preservando a sua segurança e bem-estar”, disse ele. Segurança é fundamental para a Marcopolo em seus 60 anos de vida e mais um exemplo em como esse aspecto está presente no dia a dia da empresa surge agora, com o fornecimento do cartão em arquivo PDF, via Internet, à todas as empresas que adquirirem os modelos rodoviários Marcopolo e pode ser impresso, plastificado e colocado nas poltronas de veículos para utilização pelos passageiros. Esse documento traz ilustrações e redação claras e objetivas, mostrando os pontos onde estão localizadas todas as saídas de emergência e os procedimentos para abri-las de forma prática e eficiente. O espaço do porta-pacotes não foi esquecido. Esse cartão de instruções orienta como o passageiro deve proceder para acomodar bagagens e volumes de forma segura e de fácil remoção. “Nossa preocupação é proporcionar a melhor orientação aos passageiros para que tenham sempre uma viagem com os mais elevados padrões de conforto e segurança”, esclareceu o executivo da Marcopolo.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Rápida


O OF 1418 VESTE O
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UNIFORME ESCOLAR


Antonio Ferro

Para atender aos requisitos do programa federal Caminhos da Escola, a Mercedes Benz desenvolveu uma série de modificações em seu chassi OF 1418 como forma de assegurar conforto e segurança aos alunos que nele serão transportados. São três configurações incorporadas no modelo para atender o transporte escolar - OF 1418 VE-03 - Versão básica com as adequações exigidas pelo programa, além de pneus especiais; OF 1418 VE-02R - Versão básica com as adequações exigidas pelo programa, além de pneus especiais e altura do chassi e OF 1418 VE-02R - Versão básica com as adequações exigidas pelo programa, além de pneus especiais, altura do chassi e bloqueio no eixo traseiro. “A participação da Mercedes-Benz se traduz na oferta do chassi OF 1418, que recebeu adequações em sua configuração básica para atender aos requisitos estabelecidos na licitação do programa, mantendo ao mesmo tempo a qualidade e o excelente desempenho que conquistaram a confiança dos clientes”, revelou Curt Axthelm, gerente de Marketing de Produto - Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. A elevação da suspensão dianteira e traseira (+ 220 mm), pneus mistos (terra/asfalto), limitação de velocidade máxima a 70 km/h, chicote com preparação para instalação de GPS, tomada para reboque e válvula sensível à carga no sistema de freio são os principais itens alternativos incorporados no OF 1418.

Divulgação

Em parceria com a encarroçadora paulista Caio/Induscar, a montadora mostra que os veículos do programa têm preços diferenciados e são comercializados com isenção de alguns impostos, como IPI, ICMS, PIS e COFINS, obedecendo os preços registrados na ata negociada em março deste ano para aquisição de veículos padronizados para o transporte escolar. “Há três formas para estados e municípios participarem do Programa Caminho da Escola: Recursos próprios, bastando aderir ao pregão; Convênio firmado com o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) ou Financiamento do BNDES, que disponibiliza linha de crédito especial para a aquisição de ônibus zero quilômetro, especificamente por meio do Programa Caminho da Escola”, disse Axthelm. A Mercedes Benz ainda garante que seus concessionários estão totalmente preparados para atender às prefeituras e órgãos interessados na aquisição de ônibus escolares, fornecendo informações tanto do Programa Caminho da Escola, quanto sobre as adequações do chassi OF 1418 para esta finalidade.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Rápida


MEIO AMBIENTE EM DESTAQUE


Antonio Ferro



Fotos - Divulgação/Metra

Com o projeto Corredor Verde promovido pela concessionária Metra, que é a atual operadora do Corredor ABD na região metropolitana de São Paulo, um novo fomento ao desenvolvimento sustentável ganha as ruas para proporcionar uma mudança de conceitos quando o assunto é meio ambiente. Lançado no ano passado, já são mais de 2.300 árvores plantadas ao longo dos 33 quilômetros do corredor de ônibus que liga a zona leste (São Mateus) à zona sul (Jabaquara) de São Paulo, passando ainda pelos municípios de Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema. De acordo com a Metra, o plantio vai proporcionar um considerável volume de massa verde sem afetar os quesitos de segurança do sistema de transporte. São espécies que, além de ter características paisagísticas, proporcionam maior eficácia no seqüestro de CO2, mitigando os impactos negativos dos gases de efeito estufa no planeta, causador do aquecimento global. A ação ambiental promovida pela transportadora encontra respaldo em outras que merecem destaque como o reuso de água de lavagem dos ônibus, a coleta seletiva de lixo, a substituição de copos descartáveis por canecas reutilizáveis, campanhas de conscientização dos clientes, implantação de dispositivos de economia de água e energia nos Terminais Metropolitanos e incorporação de tecnologias não-poluentes à frota de ônibus.