sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Exclusiva


Scania e Comil fornecerão ônibus para Angola
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Por Antonio Ferro


Fotos - Scania

Operando desde 1993 no país africano de Angola, o grupo português Espírito Santo, através de sua operadora GTD Goods, adquiriu 250 ônibus intermunicipais da Scania do Brasil, com chassis F330, equipados com o bloco (instalado na dianteira do veículo) de 11 litros e 330 HP e carroçaria da marca gaúcha Comil, modelo Campione Vision de 12,5 m de comprimento e capacidade para transportar 49 passageiros. Segundo a Scania, o chassi F330 (exportação) é caracterizado por sua robustez e altura, itens relevantes para as condições extremas de operação em paises africanos. Após anos de guerra civil, Angola está sofrendo uma expansão em sua infra-estrutura viária, fazendo com que o seu setor de transporte de passageiros saia fortalecido após os investimentos necessários. “O mercado angolano de transporte tem um potencial muito promissor e para isso queremos aumentar nossa presença nesse país, seja no segmento intermunicipal ou no serviço rodoviário em longas distâncias”, disse Mathias Carlbaum, diretor de Vendas de Veículos Scania para a América Latina.


Mathias Carlbaum

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Rápida
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Fabus reelege seu presidente
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A Fabus – Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus – através de suas associadas, reelegeu o presidente José Antonio Fernandes Martins para o biênio 2009/2010. Martins também é presidente do SIMEFRE- Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários, presidente da Associação do Aço do Rio Grande do Sul, vice-presidente da FIERGS/RS, vice-presidente da FIESP/SP e vice-presidente do Conselho de Administração da MARCOPOLO.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

EXPONI 5 espera repetir sucesso das edições anteriores



Por Osvaldo Teodoro Born

A quinta edição da Exponi mostrará ônibus novos recém-incorporados às empresas de transporte coletivo e antigos que fazem parte da história deste meio de transporte no país.

No próximo dia 21 de março o Omnibus do Brasil realizará a EXPONI 5 – 5.ª Exposição de Ônibus Novos e Antigos na garagem da empresa Transpen, na cidade de Curitiba (PR). Durante o evento estarão expostos diversos ônibus, tanto antigos como recém-incorporados às frotas de empresas. Será uma ótima oportunidade para que os visitantes possam conhecer as tendências tecnológicas dos veículos mais modernos disponíveis no mercado, ou ainda recordar os pioneiros na operação de linhas do veículo que é o mais utilizado para transporte coletivo no Brasil.

A organização do evento espera contar com aproximadamente 50 veículos expostos contemplando empresas da região de Curitiba e de outras cidades do estado.



A Exponi, que reuniu aproximadamente 650 pessoas no ano passado, não tem cunho comercial: “promovemos esse evento visando compartilhar idéias, trocar experiências entre pessoas que trabalham no setor e interessados pelo transporte coletivo por ônibus” declara Born, um dos organizadores do evento. Santos, outro integrante da equipe organizadora e representante de uma revista do setor, adianta que para a 5.ª edição do evento haverão muitas novidades: “os visitantes podem ter certeza de que sairão ainda mais satisfeitos com o show de ônibus que proporcionaremos”.

O Omnibus do Brasil é uma instituição para preservação da memória do transporte por ônibus. Foi fundada em 1991 na cidade de Curitiba. Rotineiramente promove eventos que visam reunir pessoas interessadas na troca de informações, idéias e materiais sobre ônibus, tanto empresários, profissionais do setor de transporte e colecionadores de veículos e material diverso sobre o assunto. Mantém também uma página na internet com notícias do setor e com espaço para discussões sobre transporte coletivo de passageiros.




O ingresso para o evento será 1 quilo de alimento não perecível a ser entregue na entrada do local, e que posteriormente será destinado à Fundação Iniciativa, instituição social que atende crianças na região de Curitiba.

Os convites – gratuitos – estarão a disposição dos interessados a partir do final de janeiro. As empresas participantes serão divulgadas através do site do Omnibus em uma página especial dedicada ao evento.

A participação das empresas – expondo os veículos de sua frota - é gratuita.

A organização da Exponi conta com apoio da Transpen, revista In Bus Transport, Empresa Curitiba Cerro Azul e do site Canal Bus. São patrocinadoras do evento as empresas Onipeças, Viação Colombo, encarroçadora Comil e o Setransp, sindicato que reúne as empresas de transporte de Curitiba e região metropolitana.


Serviço:
Exponi 5 – 5.ª Exposição de Ônibus Novos e Antigos
Dia 21 de março de 2009
12h30min às 17h00
Local: Garagem da Transpen – Rua Amadeu Assad Yassim, 380 – Bacacheri - Curitiba - PR
Entrada: 1 quilo de alimento

Rápida
Scania e BNDES facilitam a compra de peças
Por Assessoria de imprensa Scania

A Scania está oferecendo, desde setembro de 2008, um cartão de crédito para a aquisição de peças em todas as concessionárias da marca. Com o cartão, o cliente passa a ter a facilidade de comprar qualquer peça Scania com prazo de parcelamento de três a 36 meses com taxa de juros pré-fixada, abaixo do valor praticado no mercado financeiro. A Scania é a primeira montadora do Brasil que oferece o serviço de venda de peças pelo cartão BNDES. Estão autorizadas a solicitar o Cartão BNDES as empresas de micro, pequeno ou médio portes sediadas no país e que apresentem faturamento bruto anual de até R$ 60 milhões. Os cartões, que levam a bandeira da operadora Visa, podem ser emitidos nas agências do Banco do Brasil e do Bradesco e têm um limite de crédito de R$ 250 mil. Esse valor pode ser utilizado inclusive para o financiamento de veículos.
“O diferencial do cartão BNDES é dar ao cliente a possibilidade de parcelar a compra com juros mais baixos, com taxas de 1,15% a 1,20% ao mês. Vamos supor que um frotista precise fazer a reforma do motor de três caminhões. Cada motor semicompleto custa em torno de R$ 40 mil e ele poderá dividir essa quantia no cartão em até 36 prestações”, afirma Sidney Basso, diretor de Serviços da Scania no Brasil.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Do ocidente ao oriente, os ônibus híbridos ganham espaço


Por Antonio Ferro

Seattle e Istambul, cidades que resolveram mudar o conceito de transporte público adotando o ônibus híbrido como uma solução transitória.

Localizada no extremo noroeste dos Estados Unidos (Estado de Washington), próxima a fronteira com o Canadá, Seattle possui um exemplar programa de ônibus híbridos em sua frota de 515 ônibus que atendem a cidade com 600.000 habitantes e a área do condado de King. Por lá, todos os seus híbridos operam em regime de igualdade com outros ônibus a diesel e elétricos (a cidade possui 159 unidades de trólebus) e com exclusividade pelo túnel que corta o centro da cidade (com 2,1 km de extensão). “Começamos nossa operação com ônibus híbrido em 2004, pois necessitávamos de uma alternativa que não emitisse qualquer tipo de poluição no tráfego do túnel que se localiza no centro da cidade”, revelou Todd Gibbs, analista de manutenção de trânsito do King County Metro Transit.


Divulgação

A frota de híbridos de Seattle é formada por 256 unidades, sendo 22 adquiridas no ano passado. Todas as unidades foram produzidas pela New Flyer (modelo DE60 LF articulado) e com sistema híbrido paralelo da GM Allison Hybrid System EP50. O equipamento da Allison é descrito como híbrido dois-modos (paralelo), ou seja, a combinação entre a potência de um bloco a combustão interna menor que os modelos utilizados em ônibus convencionais e o motor elétrico agregado a um sistema de armazenamento de energia (banco de baterias) que se carrega, também, a cada frenagem do veículo. Segundo informa a própria Allison, o controle do sistema seleciona a fonte de potência apropriada ou uma combinação dos dois. Isso traz uma conseqüência positiva, pois reduz as emissões poluentes e diminui sensivelmente o consumo de combustível, ofertando ainda um melhor desempenho e menor nível de ruído.


Segundo Gibbs, da Metro Transit, a economia de combustível com o uso dos ônibus híbridos está na faixa entre 30% e 40% e, após testes realizados por um laboratório independente, constatou-se que o ônibus híbrido de Seattle deixam de emitir 39% de óxido de nitrogênio, 60% de CO, 97% de particulados e outros 75% de hidrocarboneto. A própria Allison declara que seu EP System pode economizar combustível em até 50%, dependendo do ciclo de operação, e reduzir substancialmente as emissões poluentes. No coração do sistema híbrido uma infinita variedade de torque é fornecida para as rodas, permitindo que o motor diesel opere de forma mais eficiente, silencioso e limpo. Para 2010, a Metro planeja investir em um corredor BRT em Seattle e para isso novos ônibus articulados híbridos serão adquiridos.

A Allison também destacou que seu EP System pode ser usado com qualquer combustível e com quase todos os motores eletronicamente gerenciados. Com a grande redução das emissões proporcionada pelo sistema, ao se utilizar um bloco a diesel, pode-se atingir os níveis de emissões determinados pelas agências reguladoras. A marca norte-americana produz dois modelos de seu sistema híbrido – EP40, para ônibus com até 13 m de comprimento e o EP50, para modelos articulados.

Pela Ásia

Há milhares de quilômetros de Seattle, Istambul, na Turquia, está em fase final de implementar o seu novo sistema BRT (Bus Rapid Transit) com a adoção de ônibus híbridos (diesel/elétrico) e comuns. Lá, o sistema Metrobus, idealizado pela IETT (Istanbul Transportation Authority) privilegiará um transporte caracterizado pela rapidez, farta informação aos passageiros, segurança, acessibilidade e com apelo ambiental. Dentre os ônibus adquiridos para realizar o transporte entre os distritos ZINCIRLIKUYU – AVCILAR, distantes 10,5 km e localizados no lado asiático da cidade, estarão 50 inovadores Phileas (com o EP 50 System), desenvolvidos pela holandesa APTS e equipados com o sistema híbrido da Allison. As autoridades da cidade turca querem promover uma melhora expressiva em todo o ambiente urbano, seja pelo lado ecológico ou referente a mobilidade, reduzindo drasticamente os congestionamentos. Com os novos híbridos a expectativa dos executivos da IETT é que cada veículo tenha uma economia entre 25% a 40% no consumo de combustível. A cada dia são transportados 475.000 passageiros pelo novo sistema coletivo de Istambul. O IETT ainda enfatiza o emprego de um sistema de aquecimento da via onde o novo corredor terá sua operação como forma de prevenir o congelamento da mesma no período de inverno. O sistema contará com 25 pontos de parada.


Idealizado como o futuro do ônibus, o Phileas incorpora um design que lembra os bondes modernos, aliado a flexibilidade do ônibus. Cada veículo, bi articulado, possui 26 m de comprimento, sendo construído com material composto, o mesmo usado em aeronaves de grande porte, capaz de suporta a médios impactos laterais, aos efeitos da corrosão e abrasão e de permitir uma sensível diminuição em seu peso. De acordo com a Fundação APTS – Sistemas Avançados de Transporte Público – o Phileas agrupa em um mesmo veículo a flexibilidade e o baixo custo de uma rede de ônibus, com as vantagens e design do bonde e do metrô. É uma solução para congestionamentos e os altos índices de poluição nas médias e grandes cidades ao redor do mundo. Seu design privilegia as viagens, pois tem ampla área envidraçada e linhas externas aerodinâmicas. Outro destaque fica por conta de seu sistema de guia. Todas as rodas são direcionais e montadas com suspensão independente. Completa o conjunto o piloto automático, constituído por um computador que recebe informações de imãs espalhados por toda extensão da via a ser trafegada. A rota a ser cumprida é feita de modo suave e seguro.

Austrália entra no mundo dos híbridos


Por Antonio Ferro

Seguindo no rastro das tecnologias alternativas em tração para o transporte comercial, a Austrália apresenta o seu ônibus híbrido.

Das longínquas terras australianas mais um exemplo de como a tecnologia híbrida pode ser muito útil ao transporte urbano. Produzido pela BCI – Bus and Coach International – o novo modelo, denominado BCI 6120 Hybrid, traz o sistema híbrido da marca Eaton, preferido pela montadora australiana por oferecer simplicidade, segurança e economia no consumo de diesel entre 20% e 37%, dependendo do tipo de operação. A Eaton produz o seu sistema com embreagem, motor/gerador elétrico, transmissão automatizada de 6 velocidades e o pacote de baterias de íon de lítio. Segundo ela, o tipo escolhido é o paralelo, em que o veículo pode trabalhar somente com o motor convencional (diesel) ou apenas com o elétrico, ou ainda com os dois em conjunto.

“De uma maneira genérica, o sistema híbrido da Eaton transforma a energia cinética do veículo (movimento) em elétrica através do motor/gerador elétrico, acumulando essa energia nas baterias. Esse processo é feito durante as frenagens, pois em vez de usar somente os freios e transformar a energia cinética em calor, o sistema híbrido utiliza o motor/gerador elétrico para transformar a energia cinética do veículo em eletricidade e que é acumulada nas baterias”, esclareceu o Gerente de Planejamento de Produto para a América do Sul, Henrique D. Uhl. Outra vantagem do sistema hibrido paralelo é que o veículo inicia (partida) sua operação utilizando apenas o motor elétrico que é abastecido pela energia acumulada no banco de baterias, evitando que o motor a diesel lance qualquer tipo de poluição nesse momento.

Divulgação

Henrique Uhl ainda lembrou de outras eficácias encontradas no sistema híbrido. “O sistema híbrido traz grandes benefícios em aplicações urbanas, onde há uma grande freqüência de partidas e paradas. Outra aplicação de grande benefício são os veículos que ficam muito tempo parados com o motor ligado para acionar a tomada de força e o implemento específico do caminhão (Ex: veículos de suporte e reparo de rede elétrica e telefônica), pois nesse caso o motor/gerador aciona a tomada de força sem necessidade de usar o motor convencional (diesel)”, disse ele. Segundo informações da BCI, a vantagem de seu novo ônibus híbrido é a economia de diesel, o que proporciona a diminuição dos índices de poluição expelidos pelos motores a combustão. De acordo com os dados fornecidos por ela, um ônibus híbrido com a tecnologia Eaton e motor Cummins (12 m de comprimento e 17,8 t de PBT) em operação na China consumiu 28,3 litros de diesel em 100 km de operação. Já o modelo convencional a diesel fez esses mesmos 100 km com um consumo de 42 litros. Isso resulta em uma economia de 30% no consumo, algo considerável em tempos de crise e elevados valores do petróleo.

O modelo 6120 é 400 kg mais leve que um veículo convencional. Todos os componentes do sistema híbrido foram instalados no interior do ônibus, que pode transportar até 80 passageiros. Para a BCI, economizar combustível e oferecer um ambiente sem impactos negativos à população australiana é construir um amanhã diferente.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Rápida

Altruísmo Scania

Por Antonio Ferro

Em uma atitude benevolente, a Scania do Brasil doou recentemente um ônibus ao Hospital do Câncer de Barretos, referência na pesquisa, prevenção e tratamento oncológicos no Brasil. O hospital recebe cerca de 11 mil novos casos de câncer por ano, sendo que 98% dos pacientes são atendidos gratuitamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). “O Hospital de Câncer de Barretos é exemplo de excelência no tratamento de câncer em todo o País. Ao ceder o ônibus, esperamos reforçar mais essa ação de responsabilidade social da Scania, contribuindo para que o hospital amplie o atendimento às comunidades carentes da região”, afirma Christopher Podgorski, diretor geral da Scania no Brasil. O novo veículo, com chassi K 94 IB 4x2 e carroceria da Comil, vem a se juntar com outras duas carretas da mesma marca que funcionam como unidade móvel de atendimento em que são realizadas pequenas cirurgias e exames de prevenção de câncer de colo do útero, mama próstata e pele, nos Estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Minas Gerais, Goiás e Tocantins.
Divulgação

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Rápida


Volvo chega na América

Por Antonio Ferro

Após muitos anos comercializando no mercado norte-americano produtos oriundos de suas subsidiárias NovaBus (urbanos) e Prevost (rodoviários), a VolvoBus chega àquele mercado com o seu rodoviário 9700, considerado pela marca como um dos mais versáteis em sua categoria, pois está disponível para operações intermunicipais ou nos serviços que agregam maior valor, no deslocamento turístico. O modelo foi eleito o “Ônibus do Ano 2008” na Europa. A segurança é um dos itens do 9700, elemento muito exigido no sistema de transporte de passageiros dos Estados Unidos. O veículo possui cinto de segurança de três pontos em todas as suas poltronas e o FUPS (sistema de proteção das colisões dianteiras). “Com o Volvo 9700, podemos oferecer no mercado norte-americano um veículo versátil, seguro, eficiente e que assegura rentabilidade a nossos clientes”, disse Tore Bäckström, vice presidente sênior da VolvoBus na área de negócios para a América do Norte e Sul. O ônibus será produzido na planta mexicana da montadora sueca.


Divulgação

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Mascarello comemora a venda de 630 ônibus
Por Antonio Ferro

A paranaense Mascarello irá fornecer 630 micros ônibus escolares para o Governo do Paraná. O contrato foi assinado no dia 30 de dezembro passado e a entrega está prevista para começar no próximo mês de fevereiro. Roberto Requião, governador paranaense, anunciou que o principal objetivo do programa é manter as empresas paranaenses abertas e seus trabalhadores empregados. Segundo ele a Mascarello tem hoje cerca de 1 mil funcionários e, através deste contrato, vai poder contratar mais 350. O programa federal Caminhos da Escola (criado pela Fundação Nacional para o Desenvolvimento do Ensino, órgão do ministério da Educação) promove uma profunda alteração no transporte escolar brasileiro, significando a troca de veículos inadequados por ônibus modernos, seguros e confortáveis. Para 2009 serão 6.600 unidades, num montante de mais de R$ 1 bilhão.


Divulgação

Os novos veículos contratados através do registro de preços do Governo do Estado do Paraná, terão chassis Volkswagen (8.120 EOD) e Mercedes Benz (LO 812). Com cinco anos de existência, a encarroçadora celebrou a produção de seu 5.000º veiculo há pouco tempo. Ela ocupa uma área construída de 16.800 m² e emprega quase 972 colaboradores diretos. Seus produtos, que vão do menor modelo ao rodoviário, são utilizados pelas principais empresas de transporte de passageiros de todos os estados brasileiros, os ônibus Mascarello já são exportados para o Chile, Equador, Venezuela, Costa Rica e Guatemala, na América Latina, além de Gana, Angola e Nigéria, na África.

Rápida

Mário Laffitte na Mercedes Benz


Mário Laffitte, 41 anos, assume esse mês a diretoria de Comunicação Corporativa da Mercedes-Benz do Brasil, com a responsabilidade de coordenar as atividades de assessoria de imprensa, comunicação corporativa e relações públicas.
Formado em engenharia mecânica pela Universidade Federal do Paraná e com MBA pela Fundação Getúlio Vargas, atua há mais de 15 anos na indústria automobilística nacional, com passagens por empresas de renome no segmento.
O blog revistaautobus deseja sorte nessa nova função.


segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Rápida


Irizar lança o PB no Peru

Por Antonio Ferro

Após lançar o PB no mercado brasileiro no final de 2008, a Irizar foi até o Peru e apresentou seu mais novo produto desenvolvido ao transporte rodoviário de passageiros. Ao todo, mais de 400 pessoas participaram do evento e as primeiras impressões do novo veículo foram de elogios com o grande impacto de seu design. Segundo Oscar Vargas Rojas, representante da Irizar naquele país, a recepção à nova carroçaria foi muito positiva e gera uma enorme expectativa de comercialização para 2009. “Os clientes com quem pudemos conversar foram muito eloqüentes e se disseram surpresos perante ao novo produto. E os empresários já manifestaram seus interesses pela aquisição de unidades”, disse o executivo da Irizar. Oscar ainda afirmou que 2009 vai ser um ano complicado para todos os mercados e não quer prognosticar como será o comércio de novos ônibus no Peru. “Vemos com otimismo e grandes possibilidades para o PB em nosso mercado neste 2009. Por isso nossos planos de mercado merecem entusiasmo e confiança nos bons resultados”, finalizou ele.



Fotos - divulgação
Visão


Choque de evolução

Por Antonio Ferro

Na atual edição do Salão de Detroit, uma das mais expressivas mostras mundiais de automóveis, o tom que se viu na apresentação de novos modelos e protótipos foi que a eletricidade é o combustível da hora e que a tração híbrida revela-se a transição entre a total dependência do petróleo e uma alternativa menos agressiva a nosso meio ambiente. E nos Estados Unidos, campeões em como queimar sem dó o petróleo, o exemplo maior é força de uma mudança de atitude, onde a consciência parece doer nas mentes de seus habitantes e governantes. Mas não se engane se essa bondade venha pela simples forma de altruísmo. É que o ouro negro tem seus dias contados e o ambiente está se tornando insuportável de se viver. Com a chegada de Barack Obama ao poder nesta terça-feira 20 de janeiro, as esperanças se renovam e aumentam, pois em sua política administrativa para os próximos 4 anos a adoção de medidas extremas para mudar a matriz energética naquele país pretende ser uma revolução em termos ambientais. As montadoras não são bobas e já há algum tempo preparam novidades que possam chegar às ruas em um mínimo espaço de tempo. Fato também que deve ser destacado é que elas ainda se encontram na tanga, com o pires na mão após gastarem o que tinham e o que não tinham. Pediram ajuda, mas para receber têm que promover contrapartidas: enxugar seus exorbitantes gastos, com metas agressivas e desenvolver veículos que causem o mínimo impacto ao meio ambiente. Caso contrário, não pinga um centavo. Ainda no tema transportes, dois portos da Califórnia estão investindo U$ 2 bilhões num audacioso projeto para reduzir 45% das emissões poluentes, além de diminuir substancialmente o uso de combustíveis fosseis. São ações para instalar redes elétricas nos terminais para que os navios atracados se conectem e possam desligar os motores a diesel; modernizar os guindastes que manejam a carga para reaproveitar parte da energia gasta; substituir os caminhões de transporte de contêineres por veículos mais modernos e menos poluentes; introduzir rebocadores e caminhões híbridos ou elétricos; e incentivar os navios a usar combustível mais limpo e reduzir a velocidade para entrar e sair dos portos, a fim de diminuir as emissões. Outro exemplo nessa área vem Chicago, que encomendou 900 ônibus articulados híbridos, tornando-se a maior frota mundial com esse tipo de veículo. São ecos da preocupação com o amanhã. E por aqui, no andar de baixo? Enquanto nadarmos contra a corrente, pouco muda. Precisamos sim tomar esse choque de evolução pra ficarmos mais espertos.


quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Como tratar os passageiros com sofisticação

A peruana Excluciva mostra em seu pequeno vídeo como transportar pessoas com sofisticação. Para poder proporcionar essa sofisticada classe em seus serviços, ela opera 24 ônibus Paradiso 1800 DD (chassis Scania e Volvo), dotados com 12 poltronas que reclinam 150º. no andar inferior e outras 20 que reclinam 180º., verdadeiras camas. As comodidades não param por aí. Há ainda sistema de ar condicionado e calefação, som e vídeo, wc e serviço de bordo, que o passageiro poderá solicitar, no momento que adquire sua passagem, a opção de pratos quentes a base de carne, vegetais ou frango. Cada ônibus é monitorado por GPS e sua velocidade é controlada a 90 km/h. Os passageiros têm a disposição no salão um mecanismo que mostra a velocidade de cada veículo. Outra inovação, ainda rara de se ver em ônibus, é a instalação de uma biblioteca a bordo para aqueles que gostam de desfrutar de uma boa leitura em suas viagens. Mais um meio de enriquecimento cultural. Confira nos vídeos abaixo.

História


Inspiração norte-americana, produto brasileiro

Por Antonio Ferro

Dentre os principais métodos administrativos e operacionais na governança da Viação Cometa nos idos dos anos 60, a padronização foi um procedimento adotado como forma de equacionar a relação faturamento/custos e consequentemente os lucros obtidos. Mas foi na área de veículos que a empresa deu um significtivo exemplo. Quando a década terminava, a idéia de operar um único tipo de ônibus começou a ser pensada pelos gestores da empresa paulista. Ela idealizou um modelo de ônibus rodoviário que cumprisse todos os seus requisitos nas viagens de longas distâncias, que não passavam de 600 km, mas que deveria oferecer conforto, segurança e rapidez.



Fotos P/B Cid José Beraldo

A marca de chassi utilizada foi uma das primeiras questões na abordagem do tema, através da parceria com a Scania. Logo um modelo de carroçaria era essencial para combinar com a parte mecânica escolhida. Experiente na operação rodoviária com ônibus importados até 1973, quando foi aposentado o GM Coach PD 4104, a empresa paulista visualizou uma oportunidade de agregar dois conceitos de ônibus norte-americano – os GM’s Coach PD 4106 e 4107, ambos com uma estética referenciada e um projeto estrutural que proporcionava uma significativa redução no peso, com efetivos resultados positivos na economia de diesel e na rapidez das viagens – em um veículo único a ser produzido em terras brasileiras.


O desafio de se construir o novo ônibus ficou a cargo da carioca Ciferal, antiga fornecedora de carroçarias para a Viação Cometa. E o resultado recebeu o nome de Dinossauro. Um protótipo (fotos em preto e branco) foi produzido e colocado em operação. O modelo ainda não contava com o chapéu dianteiro rebaixado, mas já adotava outros elementos encontrados até o ultimo Flecha Azul fabricado em 1999, como a larga utilização do alumínio em sua construção e poltronas em couro. Uma versão secundária (e definitiva nas linhas externas) do Dinossauro, como pode ser vista na foto em cores, foi apresentada depois. Na mesma época a Scania apresentava ao mercado brasileiro o seu novo chassi com motor traseiro (até então só fabricava modelos com motor dianteiro), denominado BR 115 e depois BR 116, uma oportunidade para comprovar a boa relação entre as duas empresas.



Reprodução (arquivo Tony Belviso)

Do Dinossauro ao Flecha Azul, uma inspiração norte-americana com contornos brasileiros que transformaram o ônibus em referência no transporte rodoviário de passageiros.


Tony Belviso

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Autobus
Por Antonio Ferro

Antigamente, bem antes da invenção do motor a combustão, quando o alemão autobus, sucessor do latim omnibus, que hoje conhecemos por ônibus, era tão somente um veículo com um ou dois eixos puxado por um só animal ou uma parelha (duas no caso de serviços mais pesados) denominado carruagem ou carroça e outras variadas denominações, comprido, curto, aberto, fechado, contando ainda com um andar superior, portando rodas grandes e pequenas, com detalhes simples ou nobres realizados por carpinteiros e outros profissionais que juntos faziam não só carruagens cerimoniais, como também carruagens para passeios, um luxo somente às classes abastadas, o simples fato de levar pessoas de um ponto a outro teve uma significância de enormes proporções para que chegássemos ao século 21 munidos de um transporte com desenvoltura para questões sociais e ambientais. Hoje, o autobus (o termo é bastante utilizado na Europa, principalmente na Áustria e Suíça) significa compreender uma rede organizada, seja no ambiente urbano ou em linhas rodoviárias, capaz de receber as mais modernas tecnologias em tração ou nos serviços executados, destacando-se com uma excelente opção complementar entre os modais transportadores. Acompanhe me nesta viagem.


segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Desempacando o cavalo

Por Antonio Ferro

2009 já está (ainda tem acento?) em curso, encarando uma crise financeira que derruba qualquer projeção. O ano útil começou, mas para a maioria dos brasileiros ele só começa depois do carnaval. Acho que é por isso que nosso cavalo empaca no melhor do andar. O que queremos neste novo ano? Um rumo certo. Falo em todos os setores – saúde, economia, segurança e educação, itens tão essenciais para o desenvolvimento sem percalço de um país. Utopia? Não, apenas vontade de ver uma reviravolta e poder dizer que o Brasil continua excelente para se morar. Muitas vezes temos que descer e puxar o cavalo, colocando-o no rumo certo. Isso não está sendo fácil, pois os obstáculos continuam a surgir. Mas nada que impeçam nossos anseios.
Quanto ao setor de transportes, tratado neste espaço, não tenho o dom da pitonisa, mas acredito que vamos ter surpresas em novos ônibus para 2009, com lançamentos e renovação das gerações de carroçarias e chassis. Em relação a operação e serviços, somente o bom senso de governantes e operadores para mudar a imagem dos ônibus urbanos, tornando-os um veículo atrativo e ambientalmente correto. Que 2009 seja o futuro tão aguardado.